dcsimg

Faculdade de Marketing

Saiba tudo sobre a faculdade de Marketing, como está o mercado de trabalho e onde estudar para se destacar nessa carreira!

Marketing

A faculdade de Marketing pode ser do tipo tecnológica ou bacharelado e é encontrada nas modalidades de ensino presencial e a distância. O foco das atividades deste profissional é compreender as necessidades dos clientes e elaborar estratégias de comunicação e venda de produtos e serviços.
Quem escolhe esta graduação estuda o comportamento dos consumidores, técnicas de negociação, estratégias de venda, posicionamento de marca e muito mais. Entenda como funciona a faculdade de Marketing, qual o perfil do profissional formado e saiba onde estudar esta graduação!

Tipos de faculdade de Marketing

Bacharelado em Marketing

O bacharelado em Marketing tem duração média de quatro anos e inicia com algumas matérias de base nas áreas de Economia, Sociologia, Antropologia, Matemática e Logística.

Esta formação básica prepara o aluno para as disciplinas específicas que abordam assuntos como: comportamentos de compra, estratégias mercadológicas, comunicação, relacionamento com clientes, etc.

Algumas noções e modelos de administração ensinadas na faculdade são importantes para que o profissional possa, por exemplo, gerenciar projetos, elaborar orçamentos, definir preços de mercadorias e serviços, etc.

Boa parte da carga horária do curso é destinada ao estudo das diferentes áreas do Marketing (Digital, Internacional, de Serviços, etc.), do desenvolvimento e posicionamento de marcas, da publicidade e propaganda.

O curso conta ainda com matérias sobre a legislação das atividades de comercialização e, em algumas universidades, com noções de inglês.

As atividades práticas ficam por conta dos projetos de marketing (fictícios ou realizados para empresas reais) desenvolvidos ao longo do curso.

Para se formar, o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas instituições exigem também o cumprimento de um estágio supervisionado.

O bacharelado em Marketing pode receber os nomes de:

  • Propaganda e Marketing
  • Comunicação e Marketing
  • Marketing Estratégico

Tecnólogo em Marketing

O curso de Tecnólogo em Marketing também é de nível superior, porém a duração é menor: em média dois anos. A estrutura curricular é bastante semelhante à do bacharelado, porém é focada nas disciplinas específicas e de caráter mais prático.

Alguns cursos são direcionados a uma determinada área do Marketing e, por esta razão, é importante verificar a grade curricular antes de se matricular. Em alguns casos, o nome do curso já deixa claro seu enfoque, como por exemplo:

  • Gestão de Marketing no Varejo
  • Gestão de Marketing de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão de Marketing em Turismo
  • Gestão de Vendas e Marketing

O que se estuda em Marketing

A organização da grade curricular do curso de Marketing, assim como o nome das disciplinas, podem sofrer alterações conforme a instituição de ensino e o grau conferido ao formado (tecnólogo ou bacharel).

De modo geral, encontramos as seguintes disciplinas na faculdade de Marketing:

  • Antropologia e Cultura Brasileira
  • Comportamento de Compra e de Consumo
  • Comunicação e Expressão
  • Custos e Orçamentos
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Diagnóstico e Consultoria Empresarial
  • Direito do Consumidor
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia
  • Estratégias de Preço
  • Estratégias Mercadológicas
  • Gerência de Vendas
  • Gestão de Projetos em Marketing
  • Gestão do Relacionamento com o Consumidor
  • Gestão em Marketing
  • Gestão Financeira e Análise de Investimento
  • Logística Empresarial
  • Marketing de Serviços
  • Marketing Digital
  • Marketing e Comportamento do Consumidor
  • Marketing Internacional
  • Matemática
  • Modelos de Administração
  • Pesquisa de Mercado
  • Planejamento de Vendas e Pós-venda
  • Princípios do Direito
  • Processos Gerenciais
  • Promoção, Publicidade e Propaganda
  • Segmentação e Posicionamento
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnologias de Gestão

Perfil do profissional formado em Marketing

Quem deseja seguir carreira em Marketing deve ser criativo e ter boa comunicação. Não é obrigatório ter um diploma superior para exercer esta profissão. No entanto, grande parte das empresas prefere contratar profissionais formados na área.

Dentre as principais atividades desenvolvidas por profissionais de Marketing, destacamos:

  • Realizar estudos de mercado para identificar o perfil dos consumidores.
  • Elaborar estratégias de comunicação de produtos, serviços ou marcas.
  • Realizar ações de endomarketing com o objetivo de melhorar o relacionamento e engajamento dos colaboradores.
  • Cuidar do relacionamento entre empresa e clientes.
  • Criar canais de comunicação para pós-venda.
  • Elaborar campanhas publicitárias.
  • Promover uma causa, conceito ou comportamento social com o objetivo de conscientizar a população.

Mercado de Trabalho para quem faz Marketing

Para ter sucesso em vendas não basta ter qualidade e bom preço. O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos e está cada vez mais exigente no que diz respeito ao bom relacionamento com a empresa ou com a marca.

Empresas pequenas, médias e grandes, de qualquer setor da economia, contratam profissionais formados em Marketing para realizar pesquisas de mercado, traçar estratégias de vendas e estabelecer um relacionamento com seus clientes.

Os profissionais de Marketing encontram um mercado de trabalho bastante amplo, promissor e competitivo. Aqueles que entendem de varejo e marketing digital podem se destacar no mercado.

Onde estudar Marketing

Conheça algumas das principais universidades credenciadas pelo MEC que oferecem o curso superior de Marketing (bacharelado ou tecnológico):

Veja também:

Quanto ganha um profissional de marketing?

Ficou interessado em cursar uma faculdade de Marketing? Você se identificou mais com o bacharelado ou com o curso tecnológico? Compartilhe suas ideias conosco!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin