Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Faculdade de Publicidade

13 de agosto de 2015
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

publicidade_600

Sempre que é preciso fortalecer a imagem de uma marca, comunicar uma nova ideia ou promover determinado produto ou serviço, está presente o trabalho do publicitário.

A faculdade de Publicidade une conhecimentos em Marketing com técnicas de Comunicação e pode ter duração de 2 ou 4 anos, dependendo do tipo de curso escolhido.

Entenda o que se estuda na graduação em Publicidade, qual o perfil do profissional formado e onde cursar esta faculdade!

 

Sobre a faculdade de Publicidade

A faculdade de Publicidade pode ser de dois tipos: bacharelado ou tecnológico.

Bacharelado em Publicidade

O curso de bacharelado tem duração de 4 anos e também recebe o nome de Comunicação Social ? Publicidade e Propaganda.

Seu objetivo é formar profissionais que dominem técnicas de comunicação e de divulgação de produtos, serviços, marcas ou ideias.

Durante a faculdade o estudante tem disciplinas voltadas a tecnologias digitais de informação (como edição de textos, imagens e sons), produção gráfica, fotografia e pesquisas de mercado.

Também fazem parte do curso disciplinas como produção textual e redação, permitindo que o profissional crie textos gramaticalmente corretos, com linguagem adequada aos diferentes meios de comunicação e público-alvo.

Além de qualificar profissionais para criar peças e campanhas publicitárias, a faculdade os prepara para atuar no planejamento e coordenação de ações no setor de propaganda e marketing. O aluno termina o bacharelado com noções de administração, legislação e mercado que o auxiliam em atividades mais estratégicas.

 

Tecnológico em Produção Publicitária

O curso de tecnólogo em Produção Publicitária é de nível superior e possui uma duração menor: média de 2 anos.

O objetivo e a estrutura do curso de tecnólogo são muito semelhantes aos do bacharelado. A diferença está basicamente na profundidade com a qual os assuntos são abordados. Enquanto no bacharelado existe espaço para discussões mais teóricas sobre arte, estética ou história da publicidade, o curso de tecnólogo trata mais rapidamente das disciplinas teóricas e se concentra nas atividades práticas.

Profissionais formados em cursos tecnológicos possuem uma boa aceitação no mercado de trabalho e têm a oportunidade de iniciar sua vida profissional mais rapidamente. Uma das razões da boa empregabilidade é que os cursos de tecnólogo foram criados para atender às demandas de determinada região por mão de obra especializada.

Para concluir a faculdade de Publicidade, seja de grau bacharelado ou tecnológico, o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

O que se estuda em Publicidade

A estrutura curricular da faculdade de Publicidade varia conforme a instituição de ensino que oferece a graduação e o grau conferido ao formado (tecnólogo ou bacharel). Dentre as principais disciplinas do curso de Publicidade, destacamos:

  • Administração de Agência
  • Administração de Marketing
  • Aplicações de Publicidade e Propaganda
  • Comunicação Digital
  • Conceitos e Processos em Publicidade e Propaganda
  • Criação e Redação Publicitária
  • Direção e Finalização de Arte para Meios Impressos
  • Direção e Produção em Rádio e TV
  • Direito e Legislação
  • Editoração Eletrônica e Design Gráfico
  • Estatística Descritiva
  • Estudo do Comportamento do Consumidor
  • Estudos Linguísticos de Textos Publicitários
  • Ética e Legislação Publicitária
  • Fotografia
  • Gestão de Marcas
  • Leitura e Produção de Texto
  • Língua Portuguesa
  • Linguagem e Produção em Rádio
  • Linguagem e Produção em TV
  • Mídia
  • Pesquisa de Opinião e Mercadológica
  • Pesquisa em Comunicação
  • Planejamento de Marketing e Comunicação
  • Planejamento de Mídia
  • Produção Gráfica
  • Promoção e Merchandising
  • Propaganda Política
  • Técnicas de Fotografia Publicitária
  • Tecnologias em Comunicação
  • Teoria da Comunicação

 

Perfil do profissional formado em Publicidade

O trabalho de um publicitário envolve muita criatividade e para ter inspiração e conseguir atingir o público-alvo desejado é importante que o profissional busque referências em livros, filmes, revistas, blogs e acompanhe o que as pessoas estão comentando a respeito das notícias recentes.

Saber comunicar-se com objetividade e clareza e ter comprometimento com prazos e resultados são outras características importantes de um bom publicitário.

Elaborar estratégias de comunicação é um dos elementos básicos de sua atividade profissional e está presente em quase todas as suas áreas de atuação.

O profissional formado em Publicidade também está apto a:

  • Criar propagandas e anúncios para diferentes mídias.
  • Realizar pesquisas de mercado para traçar o perfil dos consumidores.
  • Planejar e elaborar campanhas publicitárias.
  • Desenvolver materiais gráficos e audiovisuais em campanhas eleitorais.
  • Criar ferramentas de comunicação para ?vender uma ideia?.
  • Assessorar artistas, políticos, celebridades, etc.
  • Criar estratégias de fortalecimento de marcas.
  • Promover a venda de produtos e serviços.
  • Desenhar logotipos e embalagens de produtos.
  • Definir em quais meios serão veiculados os materiais publicitários.
  • Avaliar o impacto que determinada propaganda gera no público.
  • Coordenar equipes de produção.
  • Gerenciar as ações de marketing e publicidade de determinado produto, marca ou serviço.

 

Mercado de trabalho para publicitários

Quem decide trabalhar com Publicidade encontra um mercado bastante competitivo, especialmente nas grandes agências dos principais centros urbanos. A boa notícia é que este é um mercado bastante diversificado e está em expansão devido às novas tecnologias, que acabam criando outros campos de atuação para este profissional.

Outra característica desta profissão é seu dinamismo e a possibilidade de ascender rapidamente na carreira. Não é raro encontrar jovens iniciantes que, por seu talento e resultados demonstrados, conseguem boas promoções e passam a ocupar cargos estratégicos em empresas.

 

Onde estudar Publicidade

São diversas as instituições de ensino públicas e privadas que oferecem o curso de Publicidade. Elas estão espalhadas por todas as regiões do País e em algumas delas é possível cursar esta graduação na modalidade a distância.

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que possuem a graduação em Publicidade:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

 

Veja também:

Quanto ganha um publicitário?

 

Ficou interessado em seguir a profissão de publicitário? Qual tipo de faculdade você gostaria de cursar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.