dcsimg

8 faculdades para quem quer trabalhar com animais

Conheça 8 cursos ideais para quem ama bichos e quer trabalhar em contato com animais de todos os tipos!

veterinário

A paixão por animais pode se manifestar de várias maneiras. Muitas pessoas escolhem ter um animalzinho de estimação em casa, outros preferem observar os bichos na natureza e existe ainda quem prefira ter um emprego onde possa ter contato direto com animais das mais variadas espécies.

Em comum, essas pessoas costumam ter respeito pelo meio ambiente, amor pelos bichos e muita curiosidade sobre como eles vivem. Se você se identificou com essas características, confira a lista que preparamos com 8 faculdades para quem deseja trabalhar bem perto dos animais.

1. Medicina Veterinária

A faculdade de Medicina Veterinária é uma das primeiras que pensamos quando o assunto é trabalhar com animais. Um médico veterinário cuida da saúde de animais domésticos, silvestres e de grande porte. Em clínicas e hospitais, o contato com os bichinhos é diário. Ele examina, diagnostica doenças, realiza cirurgias, aplica vacinas, etc.

Este profissional também é responsável por cuidar da nutrição de rebanhos e do controle de pragas em propriedades rurais. Inspecionar a fabricação de alimentos de origem animal também faz parte de seu trabalho, visitando indústrias, criadouros e abatedouros para verificar se as normas de higiene estão sendo cumpridas.

2. Ciências Biológicas

O biólogo estuda as espécies, o funcionamento de seus organismos, sua composição química, como se reproduzem e evoluem. Ele pode observar os seres vivos em seu habitat, pesquisando como se relacionam com outras espécies e com o meio ambiente.

Os profissionais formados em Ciências Biológicas podem trabalhar com o controle de pragas, investigar bactérias e vírus para a produção de remédios, elaborar programas de preservação da fauna e flora, fazer o melhoramento genético das espécies e muito mais.

3. Agronomia

Um dos principais objetivos do agrônomo é melhorar a produtividade de plantações e rebanhos. Ele acompanha todos os processos que envolvem a criação de animais em propriedades rurais, desde a reprodução até o abate e a comercialização.

Este profissional é capaz de administrar todas as etapas de um agronegócio. Ele planeja a compra de ração para os animais, controla pragas e doenças, decide qual a melhor instalação para cada tipo de animal, supervisiona a produção de alimentos, etc.

4. Ecologia

Quem faz a faculdade de Ecologia estuda o funcionamento dos ecossistemas e como as atividades humanas impactam o meio ambiente. Um dos objetivos deste profissional é elaborar programas de proteção ambiental, buscando um equilíbrio entre a proteção dos recursos naturais e a ocupação humana.

Ele pode trabalhar em zoológicos, áreas de preservação ambiental e parques ecológicos – dando apoio logístico e orientando sobre a manutenção e preservação das espécies animais.

5. Oceanografia

A Oceanografia estuda as características dos mares, oceanos, rios e também da zona costeira. O profissional formado nesta área pesquisa sobre a vida de animais e plantas em ambientes aquáticos.

Ele pode trabalhar em diversas áreas, como, por exemplo, na preservação ambiental, no gerenciamento e desenvolvimento de métodos para a extração e beneficiamento de recursos marinhos, na supervisão do cultivo de animais aquáticos, etc.

6. Zootecnia

A faculdade de Zootecnia forma profissionais capazes de trabalhar na criação de animais com o objetivo de melhorar a rentabilidade e a produtividade de alimentos de origem animal, como leite, carne, ovos, etc.

O foco deste profissional é cuidar da nutrição e do melhoramento genético dos animais. Ele faz todo o planejamento agropecuário e coordena a criação de rebanhos bovinos, suínos, ovinos e de aves.

7. Engenharia de Pesca

O engenheiro de pesca trabalha com o cultivo, captura e comercialização de peixes, moluscos, crustáceos e outros animais aquáticos. Ele desenvolve métodos e tecnologias capazes de localizar os cardumes e pescá-los de forma eficiente.

Este profissional também atua no planejamento de fazendas e viveiros aquáticos, no desenvolvimento de técnicas para a criação de organismos marinhos, na conservação dos pescados e no desenvolvimento de novos produtos.

8. Aquicultura

O curso de Aquicultura é do tipo tecnológico e forma profissionais capazes de trabalhar no cultivo de peixes e outras espécies aquáticas em cativeiro. Ele cuida de todos os aspectos relacionados com a criação destes animais, desde o manejo até a reprodução e abate.

Ele controla as condições de iluminação e temperatura da água, cuida da alimentação dos animais, planeja a construção de viveiros e tanques e se ocupa do tratamento dos resíduos.

Onde estudar

Seja qual for a profissão escolhida, é importante procurar uma instituição de ensino de qualidade e com boa infraestrutura.

Conheça algumas universidades credenciadas pelo MEC que oferecem cursos a quem deseja trabalhar com animais:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Conheça os 8 profissionais mais felizes

Quer trabalhar com animais? Já escolheu qual faculdade fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin