dcsimg

10 faculdades para quem quer trabalhar em empresa

Conheça 10 faculdades que formam profissionais capazes de trabalhar em empresas de diversos ramos!

Carreira

Trabalhar em uma empresa é uma ótima forma de aprender sobre determinada profissão e enriquecer seu currículo. Se a empresa for grande e reconhecida no mercado, as vantagens são ainda maiores.

Estar vinculado a uma organização possibilita que o funcionário participe de diversos programas de desenvolvimento e capacitação, o que ajuda a aprimorar e ampliar seus conhecimentos.

De modo geral, as empresas oferecem benefícios além do salário, como plano de saúde, previdência, vale refeição, comissão, participação nos lucros, etc.

As possibilidades de crescimento dentro de uma empresa são muitas. Profissionais que conseguem cumprir metas e apresentar bons resultados são valorizados e têm maiores chances de conseguir cargos mais elevados, o que se traduz em salários melhores.

Existem empresas dos mais diversos tipos e de diferentes setores da economia. São indústrias, comércios e prestadoras de serviço dos ramos alimentício, tecnológico, da saúde, de telecomunicação, vestuário, cosmético e muito mais.

São inúmeras as faculdades que formam profissionais com capacidade para atuar em empresas. Praticamente todas as profissões se encaixam em um ambiente corporativo. Elaboramos uma lista com 10 faculdades que estão mais ligadas aos departamentos de apoio destas empresas e que formam profissionais capazes de atuar em organizações de diferentes ramos.

1. Administração

A faculdade de Administração é bastante generalista e proporciona ao aluno uma visão global de todas as atividades de uma empresa. Ele aprende a planejar e gerenciar recursos de diferentes setores, como financeiro, marketing, vendas, produção, logística, etc.

Um administrador ocupa cargos estratégicos e é responsável pelo bom andamento de todos os departamentos de uma empresa.

2. Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos se preocupa em promover e desenvolver as competências dos colaboradores de uma empresa. Quem se forma neste curso trabalha com o recrutamento e seleção de funcionários, plano de cargos e salários, rotinas de pessoal, treinamentos, avaliação de desempenho dos colaboradores, etc.

O profissional de Recursos Humanos é bastante valorizado no mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas entendem que uma boa gestão de pessoas garante uma melhor produtividade.

3. Engenharia de Produção

Um engenheiro de produção tem como objetivo garantir a eficiência dos processos produtivos de uma indústria ou organização. Ele gerencia os recursos associados ao processo de produção para aumentar os rendimentos, a capacidade produtiva e evitar desperdícios.

É um profissional que possui conhecimentos técnicos específicos da engenharia, e noções sobre gestão e economia. Basicamente qualquer tipo de indústria ou empresa que tenha uma linha de produção contrata este engenheiro.

4. Secretariado

A carreira em Secretariado está ligada às rotinas de um escritório e ao assessoramento de executivos. O profissional desta área pode assumir o papel de recepcionista ou assistente administrativo, organizando o ambiente de trabalho, arquivando documentos, redigindo ofícios e comunicados e participando de reuniões para registrar o que foi decidido.

Também pode assessorar empresários e executivos, organizando sua agenda de compromissos, reunindo documentos e informações a serem apresentadas em reuniões, etc.

Empresas de todos os tipos precisam de secretários e assistentes.

5. Comércio Exterior

Quem faz o curso de Comércio Exterior aprende sobre as técnicas e métodos de compra e venda entre empresas de diferentes países. Ele acompanha o mercado nacional e internacional e é capaz de analisar tendências e identificar boas oportunidades de negócio.

O profissional de comércio exterior entende sobre legislação de exportação e importação de produtos e determina a logística destas operações, definindo o tipo de frete e como o produto será armazenado, por exemplo.

É um profissional que tem espaço em empresas que possuem relações comerciais com outros países.

6. Gestão Financeira

O gestor financeiro é uma peça fundamental em empresas de todos os tipos e tamanhos. É ele quem fica responsável pelo planejamento das finanças, controla os gastos e define como os recursos serão investidos.

Também analisa os demonstrativos financeiros, realiza estudos de viabilidade, elabora orçamentos e acompanha o fluxo de caixa.

7. Logística

A Logística é a área que cuida do transporte, armazenamento, aquisição e distribuição de produtos. O profissional desta área planeja, organiza e coordena a movimentação de materiais e de informações com o objetivo de garantir um bom fluxo das operações de uma empresa.

Ele gerencia o estoque de matérias-primas, os processos de compra, a disposição das mercadorias nos armazéns, os processos de separação de pedidos, o envio dos produtos aos clientes, etc.

8. Marketing

O profissional de Marketing é responsável por elaborar estratégias de vendas para atrair e manter clientes. Toda empresa, seja de pequeno porte ou uma multinacional, precisa vender seus produtos e serviços.

Quem faz o curso de Marketing está apto a realizar pesquisas de mercado, identificar as necessidades do consumidor e traçar estratégias de comunicação entre empresa e clientes.

9. Processos Gerenciais

O curso de Processos Gerenciais é do tipo tecnológico e é muito parecido com o curso de Administração. No entanto, enquanto o bacharelado em Administração é bastante amplo e apresenta uma visão estratégica de uma organização, o tecnólogo em Processos Gerenciais é mais focado na prática do profissional e busca atender às necessidades do mercado.

Quem se forma em Processos Gerenciais é capaz de planejar e coordenar equipes de trabalho e processos de venda, produção, distribuição, atendimento ao cliente, etc.

10. Redes de Computadores

Praticamente toda empresa utiliza computadores e sistemas informatizados para gerenciar seu negócio e controlar atividades como a venda de produtos, estoque, compra de material, etc.

Os profissionais ligados à área de Tecnologia da Informação (TI) são muito procurados por organizações de todos os setores da economia. Dentre eles está o profissional em Rede de Computadores, que é responsável por implantar e gerenciar projetos de rede de computadores locais ou de longa distância.

Ele conecta os diferentes sistemas utilizados e soluciona problemas relacionados à segurança e comunicação de dados.

Onde estudar

Escolher uma faculdade de qualidade e com boa infraestrutura é o primeiro passo para garantir uma carreira de sucesso. Conheça algumas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem cursos para quem quer trabalhar em empresa:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Descubra quais os 10 cursos mais procurados

Você pretende trabalhar em uma empresa? Já tem ideia de qual faculdade fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin