dcsimg

8 faculdades para quem quer trabalhar na TV

Conheça 8 cursos que o ajudarão a construir uma carreira na televisão!

jornalismo

Você já pensou em ser um ator de novelas, um repórter de telejornal ou um apresentador de programa de auditório? Estar à frente da telinha pode ser o maior desejo de quem trabalha em uma emissora de televisão.

Porém, existem diversos profissionais que preferem trabalhar por trás das câmeras, criando roteiros, escrevendo notícias, editando imagens, capturando áudios, definindo a programação e muito mais.

Emissoras de televisão normalmente são empresas grandes e que exigem profissionais dos mais diversos ramos para manter um bom funcionamento. Além de pessoas trabalhando na parte administrativa, essas organizações contam com profissionais ligados diretamente à criação e produção de programas de TV.

Se você não quer ser apenas um telespectador e deseja trabalhar em uma emissora de TV, confira a lista que preparamos com 8 faculdades que o ajudarão a chegar lá!

1. Rádio e TV

O principal objetivo da faculdade de Rádio e TV é preparar profissionais para coordenar cada detalhe da criação e produção de programas para o rádio e a televisão. Este profissional gerencia equipes de gravação, orienta cenógrafos e figurinistas, acompanha a contratação de artistas e define a grade de programação.

O curso proporciona uma visão ampla sobre o funcionamento de emissoras. E, por conhecer cada setor de empresas deste ramo, o profissional de Rádio e TV pode atuar no departamento administrativo, de criação, produção, direção ou edição.

Saiba mais: Rádio e TV

2. Jornalismo

A televisão é um dos mais tradicionais e importantes meios de comunicação. Além de programas de entretenimento, existem aqueles que são dedicados às notícias.

As emissoras possuem uma equipe de jornalistas muito maior do que aquela composta pelos apresentadores e repórteres que vemos no telejornal. Diversos jornalistas trabalham atrás das câmeras realizando pesquisas, apurando fatos, escrevendo e editando reportagens.

Saiba mais: Faculdade de Jornalismo

3. Produção Audiovisual

O curso de Produção Audiovisual é do tipo tecnológico e forma profissionais capazes de cuidar de toda a produção de um programa televisivo, desde a preparação para as filmagens até a edição final.

Um produtor audiovisual se ocupa da iluminação, do cenário, da sonorização, verifica os equipamentos técnicos de filmagem e as condições do ambiente para que as gravações possam ser realizadas.

Saiba mais: Produção Audiovisual

4. Cinema

A faculdade de Cinema não prepara o profissional apenas para produzir filmes para as telonas. Quem se forma nesse curso também pode trabalhar com novelas, seriados, documentários, programas jornalísticos e muito mais.

Ele pode tanto atuar na criação do programa, definindo o roteiro, os personagens, cenário etc., quanto na direção das filmagens, orientando os atores, definindo como as cenas serão gravadas e coordenando toda a equipe de técnicos.

Saiba mais: Faculdade de Cinema

5. Artes Cênicas

A faculdade de Artes Cênicas é indicada para quem deseja se tornar ator e interpretar personagens. Durante o curso são ensinadas técnicas de representação e as diferenças que existem entre atuar em uma peça de teatro ou em um programa de televisão.

Uma outra forma do profissional de Artes Cênicas trabalhar na televisão é através da dublagem de filmes estrangeiros ou desenhos animados.

Saiba mais: Artes Cênicas

6. Moda

Profissionais da Moda possuem um campo de atuação bastante amplo. Eles podem trabalhar desenhando e criando suas próprias coleções, na comercialização de vestuário e acessórios, na produção de desfiles e eventos de Moda e muito mais.

Um dos caminhos possíveis a seguir nesta carreira é o de figurinista. Este profissional é responsável por fazer a caracterização dos personagens definindo o tipo de roupa que vão usar, os acessórios e até o corte de cabelo.

Além de criar o figurino para personagens de novela, filmes e seriados, os figurinistas cuidam do visual dos apresentadores de programas e de telejornais.

Saiba mais: Moda

7. Produção Cênica

O curso de Produção Cênica é do tipo tecnológico e capacita profissionais para atuarem na produção de espetáculos artísticos de dança, teatro, música, cinema, vídeo, etc. Na TV, este profissional realiza projetos para captar recursos, elabora o planejamento com o cronograma das atividades a serem executadas, gerencia o orçamento e cuida da divulgação de eventos.

8. Marketing

Uma das preocupações das emissoras de televisão é conseguir atingir diferentes públicos e ter uma boa audiência. Para isto, contam com profissionais da área de Marketing, que são capazes de realizar pesquisas de mercado, conhecer as necessidades dos telespectadores e criar estratégias para atrair sua atenção.

Os profissionais de marketing também podem cuidar de pesquisas de satisfação para determinar se os programas de TV estão fazendo sucesso e quais os personagens e histórias preferidos do público.

Saiba mais: Marketing

Onde estudar

Seja qual for a carreira que você escolher, é importante estudar em uma instituição de ensino de qualidade e que ofereça boa infraestrutura ao aluno.

Conheça algumas universidades credenciadas pelo MEC que possuem cursos para quem deseja trabalhar na TV:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Conheça as 8 melhores profissões para quem é extrovertido

Você tem o sonho de trabalhar na televisão? Em qual área? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin