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Gestão Comercial: curso e mercado de trabalho

Gestão Comercial: curso e mercado de trabalho

O objetivo da Gestão Comercial é aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de empresas de diversos setores, tais como serviços, varejo e atacado.

Envolve estudos de: economia e finanças, tecnologias organizacionais, comércio e logística, ferramentas de informática, estratégias de marketing, relações interpessoais, relacionamento com o cliente, tributação, legislação e ética, entre outros.

O profissional de Gestão Comercial pode ser responsável pelo planejamento financeiro, econômico e tributário das organizações, cuidar da imagem da empresa no mercado, definir estratégias de venda de produtos e serviços, controlar o padrão de qualidade e informações gerenciais e comerciais, entre outras atividades.

Tipos de curso de Gestão Comercial

No Brasil, os cursos de gestão comercial são de nível superior (tecnólogo) ou de pós-graduação lato sensu (especialização).

Tecnológico em  Gestão Comercial: são 227 cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial autorizados pelo MEC, sendo 221 presenciais e 26 a distância (EAD).

Especialização em  Gestão Comercial: segundo o MEC, há 35 cursos de pós-graduação em  Gestão Comercial autorizados pela instituição, sendo um deles na modalidade a distância. Entre os temas, podemos citar:

  • Gestão Comercial
  • Gestão Comercial e de Vendas
  • Gestão Comercial e Marketing em Agronegócios
  • Gestão Comercial Empreendedora
  • MBA em Gestão Comercial
  • MBA em Gestão Comercial de Serviços
  • MBA em Gestão Comercial e Marketing
  • MBA em Gestão Comercial: Varejo e Serviços

Grade do curso de Gestão Comercial

O curso de Tecnólogo em Gestão Comercial tem duração média de dois anos, ou quatro semestres, e sequência de temas estudados em cada módulo varia entre as instituições.
Algumas das disciplinas que o aluno pode encontrar no curso de Tecnólogo em Gestão Comercial são:

  • Administração de Vendas e Relacionamento
  • Administração Estratégica
  • Análise de Mercado e Concorrência
  • Atividades Complementares
  • Canais de Marketing e Distribuição
  • Comércio Eletrônico
  • Comportamento do Consumidor
  • Comportamento Organizacional
  • Custo e Formação de Preços
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Direito Empresarial
  • Empreendedorismo
  • Ética e Relações Humanas no Trabalho
  • Estatística Básica para Negócios
  • Filosofia
  • Fundamentos da Administração
  • Fundamentos da Contabilidade
  • Fundamentos da Economia
  • Fundamentos da Gestão Comercial
  • Gerência de Equipe de Vendas
  • Gestão de Custos e Preços
  • Gestão de Serviços e Varejo
  • Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores
  • Gestão em Marketing
  • Inovação em Gestão Comercial
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão
  • Logística Empresarial
  • Matemática
  • Matemática Financeira
  • Matemática Aplicada a Negócios
  • Marketing
  • Pesquisa de Mercado
  • Planejamento de Vendas
  • Plano de Negócios
  • Processos Gerenciais
  • Responsabilidade e Social e Meio Ambiente
  • Técnicas de Negociação e Vendas
  • Tecnologias de Gestão

Onde estudar Gestão Comercial

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Gestão Comercial:

Na portal e-mec é possível consultar as notas de todas as faculdades e universidades que oferecem curso superior de tecnologia em Gestão Comercial. Alguns deles não possuem nota, o que pode significar que ainda não foram avaliados pelo MEC.

Profissão

Entre as características valorizadas no profissional de Gestão Comercial estão grande capacidade de organização e administração do tempo, claro entendimento da estratégia da organização, flexibilidade, postura ética, habilidade de negociação e de relacionamento e boa comunicação, entre outras.

O profissional de gestão comercial pode atuar em micro, pequenas, médias e grandes empresas, nos segmentos de serviços, varejo ou atacado, sendo responsável por, entre outras funções:

  • Análise de Resultados
  • Supervisão de vendas
  • Representação comercial
  • Gestão de vendas
  • Gestão do relacionamento com o cliente
  • Pesquisa de mercado
  • Desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing
  • Gestão de relações comerciais
  • Planejamento de investimentos
  • Gestão financeira e tributária
  • Consultoria de negócios

Mercado de Trabalho

Em um cenário cada vez mais competitivo, com constantes mudanças econômicas, tecnológicas, legais e tributárias, cresce a demanda de mercado por profissionais qualificados e aptos a contribuir para a competitividade das empresas.

Isso se aplica a diversas áreas, e no caso da Gestão Comercial não é diferente. As oportunidades para gestores comerciais qualificados são amplas, com possibilidade de ocupar cargos de médio e alto escalão nas companhias, ganhando bons salários.

O profissional formado em Gestão Comercial pode atuar em empresas de diversos portes, desde pequenas e microempresas até grandes organizações multinacionais em diferentes setores da economia, como varejo, atacado, serviços, saúde, consultoria, bancos, seguros e hotelaria, entre outros.

Veja também:

Gestão Financeira

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