dcsimg

A Graduação e o Curso de Arquitetura

O arquiteto projeta o espaço onde as pessoas vão morar, levando em conta a qualidade de vida. Saiba mais sobre a graduação em Arquitetura!

arquitetura

O Perfil do Aluno Aspirante a Arquiteto

A Arquitetura pode ser resumida como sendo a técnica (ou arte, segundo alguns autores) de projetar o espaço onde as pessoas vão morar ou trabalhar.

O projeto arquitetônico não deve levar em conta somente beleza ou baixo custo de construção, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas.

Levando em conta o bem estar dos moradores, a arquitetura deve sempre ser baseada em quatro fundamentos:

  • Segurança
  • Organização
  • Estética
  • Bom aproveitamento do espaço

Nem sempre é fácil aliar estes quatro elementos em um único projeto de arquitetura, por isso a principal característica que um arquiteto deve ter é a criatividade.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ser nenhum gênio do desenho para fazer o curso de Arquitetura, basta ser criativo, ter boas ideias e saber entender bem as necessidades de quem está financiando o projeto.

Capacidade de adaptação e jogo de cintura também são muito importantes, pois vários imprevistos podem acontecer durante a obra e o profissional de arquitetura deve estar sempre de prontidão para apontar as soluções.

Características do Curso de Arquitetura

O Curso de Arquitetura tem duração média de quatro anos e, como faz a ponte entre a Arte e a Engenharia tem como base duas áreas de conhecimento distintas: Ciências Exatas e Ciências Humanas.

O início do curso de Arquitetura é bem teórico, focando na formação fundamental do futuro arquiteto e introduzindo os principais conceitos que serão usados nos projetos práticos posteriores.

A partir do meio do segundo ano, no entanto, começa uma forte carga de aulas prática,s incluindo esboços de projetos arquitetônicos fictícios e também construção de maquetes (uma das matérias preferidas pelos alunos).

Mercado de Trabalho para Arquitetura

O mercado de construção civil e arquitetura está bem favorável atualmente no Brasil, devido ao crescimento da economia, principalmente na região Sudeste. Os profissionais de arquitetura estão sendo muito procurados, principalmente para o projeto de edifícios residenciais de médio porte (condomínios). As construtoras estão buscando sempre novos talentos para produzir projetos diferenciados, a classe média brasileira valoriza muito este conforto.

Para os profissionais de arquitetura que gostam da área de Urbanismo, há excelentes oportunidades de trabalho em prefeituras municipais, algumas cidades (turísticas, principalmente) estão investindo fortemente em projetos de integração entre o turismo, comércio e o desenvolvimento natural.

O principal mercado para os profissionais de arquitetura, no entanto, continua sendo os tradicionais escritórios de arquitetura.

Há sempre a possibilidade de o arquiteto recém formado abrir a própria empresa. Porém, para ganhar experiência, trabalhar nos escritórios maiores é sempre a melhor opção para o início da carreira.

Onde estudar Arquitetura

Conheça algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Arquitetura:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um arquiteto?

Você se interessou pelo curso de Arquitetura? Vai fazer esta graduação? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin