dcsimg

A Graduação e o Curso de Administração de Empresas

A administração de empresas possui um dos maiores e mais amplos mercados de trabalho dentre todas as carreiras. Conheça o mercado de trabalho e as principais características desta graduação.

O Perfil do Aspirante a Administrador de Empresas

Graduação em Administração de Empresas: Mercado Amplo e Dinâmico

O aspirante a administrador de empresas, deve possuir algumas características de destaque, pois é interessante que seja um indivíduo flexível, com capacidade de tomar decisões estratégicas de maneira assídua, sendo dinâmico, assim como o mercado.

É interessante que o mesmo tenha interesse pela área administrativa das organizações, ter habilidades sociais.

As habilidades humanas e sociais são essenciais para o profissional interagir de forma satisfatória com grupo diferenciado de pessoas, para assim ganhar destaque e visão auxiliando em seu processo de ascensão na carreira de administração de empresas.

Os principais que as instituições contam para crescer: dinheiro, recursos humanos e recursos materiais, são todos recursos limitados, por isso também é muito importante que o profissional que aspira seguir a carreira de administração de empresas tenha uma boa visão de longo prazo.

Para que uma empresa possa crescer, todos os aspectos da dinâmica do seu funcionamento devem ser muito bem compreendidos, por isso também é essencial que o profissional de administração de empresas tenha um bom senso de organização e raciocínio lógico.

Características sobre o Curso de Administração de Empresas

Para poder ingressar no curso de administração de empresas que o aluno já tenha algum desenvolvimento em demais idiomas, além do nativo.

Os principais livros do curso de administração de empresas podem estar no idioma Inglês, além da obrigatoriedade de ministrar apresentações neste idioma. Tal característica pode variar de acordo com a instituição de ensino.

Um fato decisivo nesta profissão, é estar sempre ligada a um empreendimento, seja pela própria universidade em empresas juniores, atividades de intercâmbio, ou mesmo estágios relacionados a área da administração de empresas que almeja.

O futuro profissional deve estar sempre ligado ao mercado de trabalho, estando sempre participativo em diversas oportunidades que possam apresentar crescimento intelectual, cultural e profissional.

Mercado de Trabalho para Administração de Empresas

O mercado de trabalho para os administradores de empresas é bem vasto, pois tem a possibilidade de exercer sua profissão tanto em funções mais técnicas da parte administrativa, ou mesmo na parte gerencial nas empresas, sendo estas tanto instituições privadas ou governamentais.

Outro foco interessante para o profissional graduado em administração de empresas é gerir seu próprio empreendimento, caso tenha o perfil empreendedor.

É possível que foque em prestação de serviços de consultoria também.

Muitos alunos deste curso visam gerir as empresas familiares, dando continuidade no processo de expansão destas empresas. Quanto maior o tamanho e a complexidade de uma empresa, mais ela precisa de serviços especializados de gestão e administração de empresas.

Entrevista com um Aluno Cursando Administração de Empresas

• Os alunos sempre possuem certa dúvida na hora da escolha do curso, e permanecem um pouco inseguros mesmo no começo da graduação. No caso do seu curso, como foi sua experiência ?
Minha experiência foi um tanto quanto engraçada. Sempre estudei muito física, matemática e química. Durante o ensino médio tinha certeza que seguiria algo no campo de Exatas, mais precisamente engenharia. Porém, no dia de preencher o formulário do vestibular, mudei de opção colocando Administração de Empresas. O primeiro ano é cheio de incertezas e algumas vezes pensei em desistir, mas me apaixonei pela filosofia do meu curso, que é baseado na vivência empreendedora*. O curso me modificou por completo. Antes do curso eu era uma pessoa mais quieta, introvertida. Agora disparo a falar se deixarem!
* O modelo Petra (modelo cujo meu curso se baseia) visa desenvolver 39 qualidades chave para o que especialistas chamam de comportamento empreendedor.

•  Qual foi o fator determinante na escolha do curso de administração de empresas ? Foi baseado fortemente nos resultados de testes vocacionais, ou teve contato com profissionais ou outros alunos que já estavam cursando ?
A decisão por ficar no curso foi a transformação tanto profissional quanto pessoal que o curso me proporcionou. Além disso, tenho um irmão que também fazia faculdade de Administração e ele me orientou bastante.

•   Os primeiros anos do curso são determinantes para o aluno decidir se é realmente o que deseja para a vida dele, ou se muda o foco para outra profissão. Em relação ao seu curso, quanto tempo levou para ter a certeza ou não de sua escolha ?
Ainda penso em fazer engenharia. Não abandonei por completo essa idéia…
Quando comecei a estagiar tive certeza que estou com a formação correta. Mas uma ajuda profissional é sempre muito bem vinda. A pessoa deve escolher sua profissão pelo seu talento natural. Muitas vezes a pessoa ainda não se sente madura para tal escolha ou tem tantos talentos que a escolha fica dificultada. O papel de um psicólogo torna-se importante.

•   Agora em relação ao curso, de Administração de Empresas fale um pouco da sua expectativa das matérias. Elas proporcionaram um aumento em sua expectativa como futuro profissional ?
Administração é um pouco abrangente. O curso não prepara um “especialista em alguma coisa”, mas te ajuda a desenvolver a visão sistêmica e holística de como é a vida de uma empresa como um todo. Ajuda-se a entender como os processos são desenvolvidos, mas o grande fator decisivo é a prática. Um administrador que nunca pôs a mão na massa é apenas um “curioso”.

•    Quais as matérias que mais gostou do curso ? Fale sobre a que mais se identificou !
Marketing! Tenho verdadeira paixão por essa matéria! Entender o comportamento de consumidores e empresas é valiosíssimo para uma empresa. Entender quais são as necessidades e desejos dos consumidores e como atingir cada público alvo faz com que você tenha que estar atualizado a todo mundo. E, para uma pessoa que não gosta de rotina, é apaixonante! Outra matéria que me chamava bastante atenção na faculdade (e que me levou a fazer uma especialização) foi Psicologia. Auto conhecimento e reconhecimento de grupos também ajudam e muito a definir suas metas pessoais e profissionais.

•    Após o fim da graduação em Administração de Empresas, qual foco deseja dar para sua carreira ? Tem aspiração de entrar no mercado de trabalho diretamente, ou pretende ainda efetuar cursos de aprimoramento, como pós-graduação, mestrado, etc ?
Hoje trabalho com uma das vertentes do Marketing que é a comunicação e fidelização de canais de distribuição. É uma área deliciosa de se trabalhar, pois além de entender o mercado (trabalho numa empresa tipo B2B, que é o comércio entre empresas – não focado no cliente final que somos), tenho que aliar as expectativas dos parceiros junto à política da minha empresa. Um profissional que quer uma posição de liderança e tem suas ambições (não só dinheiro, mas status também) não pode nunca deixar de estudar, seja um MBA, uma especialização, ou até mesmo estudar novas línguas. Hoje os profissionais não devem buscar estabilidade, mas empregabilidade (estar apto a trabalhar em qualquer empresa e em qualquer lugar).

•    Sobre o curso em geral, teria alguma sugestão de melhoria, ou alguma forma de apoio extra, para aumentar a experiência dos alunos com a futura profissão, ou mesmo apoio pedagógico, para auxiliar no desenvolvimento como futuro profissional ?
Comparando-se o curso que fiz com as demais faculdades que conheço, não tenho nada a acrescer. O curso na Unifei visa e muito a prática dos conceitos adquiridos em sala de aula. Isso ajuda os alunos a enfrentarem problemas reais ainda dentro da faculdade, enquanto pode se apoiar nos professores e aprender com as falhas. Vejo muita diferença de perfil e postura nos administradores formados pela Unifei perante os demais.

•    Sobre a universidade que cursou, gostaria de fazer alguma comparação com as oportunidades apresentadas que são interessantes ao entrar no mercado de trabalho ?
A universidade que cursei é muito boa, é pública, e tem um ótimo conceito no MEC. Mas na vida prática, ter uma boa formação não é mais que a obrigação para o futuro profissional. Acredito que a oportunidade de efetuar uma faculdade nos grandes centros, como São Paulo e outras capitais tenha um fator extra de “oportunidade”.

Dúvidas ou sugestões sobre o curso de Administração de Empresas?  Nossos jornalistas estão a disposição para respondê-las!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin