dcsimg

A Graduação e o Curso de Hotelaria

O profissional de Hotelaria está por trás do bom funcionamento de hotéis e estabelecimentos de hospedagem. Saiba tudo sobre essa graduação!

O Perfil do aluno aspirante a profissional de Hotelaria

Graduação em Hotelaria

O futuro profissional de Hotelaria precisa de algumas habilidades básicas da área de humanas, sendo totalmente necessário a capacidade de comunicação e jogo de cintura para lidar com o público. As características para lidar com os diversos tipos de clientes devem ser baseadas pela empatia, entendendo as diferentes culturas e necessidades.
É interessante dominar línguas estrangeiras, sendo o inglês indispensável, pois o futuro aspirante irá lidar com um público diversificado, de países e línguas distintas.

Características sobre o Curso de Hotelaria

O curso de Hotelaria inclui em seu currículo características de gestão de alimentos e bebida, além da importante gestão de qualidade em hotéis. Tais características são indispensáveis para o aluno se inteirar das necessidades dos empreendimentos e o papel relevante que deve ter diante os clientes, além do gerenciamento externo necessário.

A graduação em hotelaria também compreende matérias relacionadas a gestão empresarial focada em marketing, realçando as necessidades do mercado e o diferencial em ter o perfil de liderança. A base do curso também compõe características e princípios de viagens e turismo em parâmetros nacionais e internacionais.

Mercado de Trabalho em Hotelaria

Sugestivamente, o profissional da área de Hotelaria possui como mercado de trabalho principal toda a rede de hotelaria: como hotéis, flats, pousadas e apart-hotel. Assim, outros estabelecimentos de hospedagem também fazem parte de oportunidades de trabalho. É interessante destacar os empreendimentos que trabalham em conjunto com as redes de hospedagem, como os parques temáticos, áreas de lazer e eventos.

Sobre a expectativa salarial, esta varia de acordo com o cargo e responsabilidades do profissional. Este possui piso menor para profissionais da área de recepção, enquanto os gerentes e demais cargos de responsabilidade são remunerados de forma mais significante.

Os alunos sempre possuem certa dúvida na hora da escolha do curso, e permanecem um pouco inseguros mesmo no começo da graduação. No caso do seu curso de hotelaria, como foi sua experiência?

Para mim foi mais tranquilo esta parte, pois já trabalhava no ramo hoteleiro, e minha escolha pela profissão seria para melhorar minha posição dentro do hotel. Com certeza foi uma excelente escolha, estou muito satisfeito com o curso e acredito que tenho mais maturidade em comparação com meus colegas, estes que ainda não entraram no mercado.

Qual foi o fator determinante na escolha do seu curso? Foi baseado fortemente nos resultados de testes vocacionais, ou teve contato com profissionais ou outros alunos que já estavam cursando hotelaria?
Não efetuei nenhum teste vocacional na área, mas como já tinha experiência trabalhando em hotéis e pousadas, minha escolha foi baseada em experiência de vida somente. Tive a força de vontade de investir em minha qualificação profissional. Mas também recebi muitos conselhos de outros profissionais na área de hotelaria, que sempre me recomendaram os estudos, pois o diploma em mãos seria um grande diferencial.

Os primeiros anos do curso são determinantes para o aluno decidir se é realmente o que deseja para a vida dele, ou se muda o foco para outra profissão. Em relação ao seu curso de hotelaria, quanto tempo levou para ter a certeza ou não de sua escolha?
Esta com certeza é a pergunta mais fácil! Eu fiz a escolha pela profissão muito antes de me preparar apropriadamente para ela. Desta forma, quando entrei no curso de graduação em hotelaria, foi mais para formalizar a experiência que já tinha no cotidiano. O interessante é que agora sinto as idéias em expansão, consigo entender todos os procedimentos necessários para estadia adequada dos clientes, além de entender as necessidades e respeitar as diferenças de cada indivíduo.

Agora em relação ao curso, fale um pouco da sua expectativa das matérias. Elas proporcionaram um aumento em sua expectativa como futuro profissional?
A própria escolha de fazer o curso superior em Hotelaria é relacionada a grande expectativa que tinha e ainda tenho pela profissão no ramo. As matérias auxiliam demais na minha experiência no trabalho, consigo entender agora as necessidades e responsabilidades dos cargos executivos do ramo hoteleiro. Desta forma, consigo auxiliar de forma apropriada os demais níveis de hierarquia no trabalho, sabendo sempre respeitar os deveres de cada um.

Quais as matérias que mais gostou do curso? Fale sobre a que mais se identificou!
Gosto muito de Gestão Empresarial e Marketing. No ramo de hotelaria, a gestão correta do empreendimento é fundamental para o bom funcionamento de todas as áreas. Já o marketing, é substancial para atrair os clientes. Gosto muito de acompanhar as propagandas referentes do hotel em jornais, revistas e, até mesmo, pela internet, sinto uma satisfação de ver o trabalho bem feito destas áreas. Entendo também as responsabilidades que irão surgir ao passo do crescimento dentro da profissão.

Após o fim da graduação, qual foco deseja dar para sua carreira? Tem aspiração de entrar no mercado de trabalho diretamente, ou pretende ainda efetuar cursos de aprimoramento, como pós-graduação, mestrado, etc?
Já estou inserido no mercado de trabalho de hotelaria, e após o término da graduação não tenho grande interesse em cursos de especialização mais focados, como mestrado e doutorado. Mas acredito fortemente no diferencial que os cursos e palestras da área refletem nos profissionais.

Sobre o curso em geral, teria alguma sugestão de melhoria, ou alguma forma de apoio extra, para aumentar a experiência dos alunos com a futura profissão em Hotelaria, ou mesmo apoio pedagógico, para auxiliar no desenvolvimento como futuro profissional?
Para os aspirantes no ramo Hoteleiro, é interessante entrar em uma faculdade que proporcione o crescimento individual e tenha cursos de extensão na área. A base teórica do curso auxilia demasiadamente, assim como as aulas de laboratório da profissão. Tenho certeza que o aluno nunca mais entrará em um hotel da mesma maneira, terá um olhar crítico e preciso em cada diferencial do estabelecimento. É interessante que durante o curso exista aulas de laboratório da profissão, com visitas técnicas em hotéis e pousadas, para que os alunos tenham uma idéia de funcionamento de um estabelecimento real. Aulas de extensão em outros idiomas são muito interessantes, pois os clientes são de toda parte do mundo, e cada detalhe, cada diferencial, conta muito para a satisfação deles. Quem estiver em dúvida sobre a instituição, recomendo aquelas que apoiam fortemente as experiências internacionais, e também que possuam excelente estrutura, com ótimos laboratórios, além da excelência em ensino superior.

Dúvidas ou sugestões sobre o curso de Hotelaria? Deixe uma pergunta, e nossos jornalistas farão o possível para respondê-las!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin