dcsimg

A Graduação e o Curso de Jornalismo

O jornalista investiga os fatos e usa e busca apresentar as notícias da melhor maneira possível para a população. Conheça mais sobre o curso de jornalismo!

O Perfil do Aluno Aspirante a Jornalista

Graduação em Jornalismo

O jovem aspirante a jornalista, deve possuir algumas características e aptidões básicas para auxiliá-lo no processo de desenvolvimento para sua futura profissão.

É importante que tenha interesse pela leitura, esta que deve abranger diversas áreas, afim de promover o conhecimento em diversos campos, além da lucidez dos acontecimentos do mundo.

O jornalista é também um detetive, e utiliza de sua curiosidade e espírito aventureiro para desvendar certos mistérios, ou mesmo esclarecer a verdade. O futuro profissional de jornalismo deve possuir também raciocínio lógico diferenciado, sendo perspicaz no trabalho jornalístico, sempre a procura do “furo“ de reportagem.

As habilidades em comunicação devem ser requisito básico para o futuro profissional de jornalismo, como a capacidade de redigir textos concisos e efetuar leitura clara e informativa.

Características sobre o Curso de Jornalismo

O Curso de Jornalismo tem duração média de 4 anos e os conteúdos são voltados para a formação humanista do aluno com disciplinas tais como língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, sociologia, história, geografia e filosofia.

Além da forte formação em disciplinas da área de humanas, que formam a base desta graduação, durante o curso de jornalismo o aluno também irá estudar conteúdos relacionados a administração de empresas, informática, estatística e economia.

Estes conteúdos complementares apresentados durante o curso de jornalismo visam preparar o futuro jornalista para atuar em um mercado dinâmico onde ele terá de ter uma visão global dos acontecimentos.

Como o objetivo final do profissional de jornalismo é informar o seu público, é essencial que ele tenha uma leitura ampla do mundo, só assim ele poderá resumir os fatos e apresentá-los da melhor maneira possível para sua audiência.

Mercado de Trabalho em Jornalismo

O jornalismo é uma carreira que tem acompanhado de perto as inovações tecnológicas da comunicação e além dos mercados clássicos para os profissionais de jornalismo ( rádio, jornais e televisão ) hoje em dia há também excelentes oportunidades de trabalho para jornalistas em sites de notícias, portais e blogs na Internet.

A Internet é um meio de informação de atualização dinâmica, com o crescimento da audiência geral dos sites de notícias ( público que fica também cada vez mais exigente ) a tendência é que cada vez mais profissionais de jornalismo sejam contratados para trabalhar na Web.

Entrevista com Aluna cursando Jornalismo

• Os alunos sempre possuem certa dúvida na hora da escolha do curso e permanecem um pouco inseguros mesmo no começo da graduação. No caso do seu curso de jornalismo, como foi sua experiência ? No começo tive muitas dúvidas, a única certeza que tinha é que gostaria de trabalhar na área de criação. Havia várias opções de cursos que eu gostaria de fazer: arquitetura, publicidade e havia também o jornalismo. Durante o terceiro ano colegial fiz uma boa pesquisa sobre estas 3 profissões e acabei concluindo que o jornalismo é a que mais combinava comigo, já que gostava muito de ler e também já que não era tão boa para desenhar ( o que eliminava a opção de arquitetura !! ).

• Qual foi o fator determinante na escolha do seu curso de jornalismo ?  Foi baseado fortemente nos resultados de testes vocacionais, ou teve contato com profissionais ou outros alunos que já estavam cursando ? No meu círculo social não tinha contato com nenhum profissional formado de jornalismo, então a minha pesquisa sobre as profissões teve de se restringir mais a internet e também a minha experiência do dia a dia. Havia algumas amigas minhas mais velhas que estavam fazendo o curso de jornalismo na Anhembi Morumbi e eu sempre perguntava sobre as matérias que estavam estudando e eu achava tudo muito interessante, principalmente as áreas de teoria da comunicação e história. Sempre fui muito curiosa, esse foi outro fator muito importante que me ajudou a optar pelo curso de jornalismo.

• Os primeiros anos do curso de jornalismo são determinantes para o aluno decidir se é realmente o que deseja para a vida dele, ou se muda o foco para outra profissão. Em relação ao seu curso, quanto tempo levou para ter a certeza ou não de sua escolha ? Acho que vocês não vão acreditar, mas a minha escolha foi certeira !! Desde o começo já gostei muito do curso. Além de gostar muito de ler sempre gostei muito de escrever, por isso não tive a menor dificuldade com as matérias de humanas do início do curso. A cada dia que passa tenho mais certeza que a graduação em jornalismo foi a escolha certa.

• Agora em relação ao curso de jornalismo, fale um pouco da sua expectativa das matérias. Elas proporcionaram um aumento em sua expectativa como futuro profissional ? Quanto mais vou me aprofundando no curso de jornalismo mais interessante ele está ficando pra mim, estou gostando muito de estudar sociologia e filosofia, minhas amigas sempre diziam que eu era meio “filósofa” por sempre querer saber a razão de tudo. Muitos amigos que estudam comigo não gostam muito dessa parte “teórica”, mas eu ao contrário deles acho muito importante, temos que ter uma boa base para podermos nos desenvolver na carreira. Como não sou muito boa com números, acredito que vou ter um pouco de dificuldade com economia e estatística, mas minhas amigas que já estão terminando o curso dizem que é tranquilo, sinceramente, não sei se é verdade ou se é só para me acalmar. Em relação ao meu futuro como profissional de jornalismo, pretendo seguir a carreira editorial, trabalhar na redação mesmo, pode ser em um jornal, revista ou até mesmo em um site, hoje em dia o mercado de trabalho da Internet está bem forte na área de jornalismo.

• Quais as matérias que mais gostou do curso de jornalismo ? Fale sobre a que mais se identificou ! Até agora a matéria que mais gostei no curso de jornalismo foi filosofia. Gosto muito de ler sobre os antigos pensadores e as suas teorias sobre as coisas, posso passar horas lendo esses textos. Também estou gostando muito de estudar história, essa é uma matéria que eu sempre gostei.

• Após o fim da graduação em Jornalismo, qual foco deseja dar para sua carreira ? Tem aspiração de entrar no mercado de trabalho diretamente, ou pretende ainda efetuar cursos de aprimoramento, como pós-graduação, mestrado, etc ? Ainda estou no começo do curso de jornalismo e não decidi se quero fazer uma especialização ou pós. Sei que quando formar quero logo começar a fazer um trainee para poder por em prática o que estou aprendendo, tenho muita vontade de começar a trabalhar em uma redação. Estou amadurecendo a idéia de fazer mestrado, fico com medo é de conciliar os horários, mas ainda não é certeza, estou deixando essa decisão mais para o final do curso.

• Sobre a universidade que cursa, ou cursou jornalismo, gostaria de fazer alguma comparação com as oportunidades apresentadas que são interessantes ao entrar no mercado de trabalho ? Ainda não terminei a graduação em jornalismo, mas o que me foi apresentado até agora me agradou bastante. Eu realmente gosto de estudar jornalismo e tenho certeza que com o meu perfil vou conseguir uma excelente vaga de emprego depois de formada. Alguns amigos meus que estão para se formar e estão fazendo intercâmbio em outros países, pelo que me contam, essa é uma excelente experiência e pretendo fazer também se tiver oportunidade !! O legal é a internacionalização dos cursos certificados que garante oportunidades futuras em outros países.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin