dcsimg

Saiba mais sobre o curso de Turismo

Descubra todos os detalhes sobre a graduação em Turismo e onde encontrar a faculdade ideal para você!

Turismo

O curso de Turismo habilita o estudante a lidar com todos os assuntos relacionados a esta atividade econômica: viagens, hospedagens, eventos, cultura, gastronomia, etc.

O futuro turismólogo aprende a identificar novos polos de exploração turística, analisar vocações de uma cidade (lazer, negócios, eventos, etc.) e pensar em soluções para o desenvolvimento do setor.

É uma formação muito ampla, que também aborda os componentes políticos, culturais, sociais e econômicos que envolvem a atividade. Ou seja: o curso não está apenas relacionado a férias e lazer.

O curso de Turismo pode ser encontrado com facilidade nas principais universidades brasileiras, é oferecido em grau de bacharelado e tecnológico, podendo ser feito nas modalidades presencial e a distância.

Entenda a seguir qual a diferença entre esses dois tipos de graduação, o que se estuda durante o curso e onde estudar Turismo para entrar com o pé direito nesta carreira!

Bacharelado em Turismo

Com duração de quatro anos, o bacharelado em Turismo tem uma abordagem mais generalista, envolvendo conhecimentos e habilidades em diversas áreas complementares a essa atividade, como Administração, Marketing, Estatística, Geografia e Economia.

O turismólogo sai da faculdade com uma ideia concreta de todos os detalhes que envolvem a prática da profissão: hospedagem, roteiros turísticos, gerenciamento de custos, transportes, patrimônio cultural e histórico, turismo cultural e ecoturismo.

Em algumas faculdades o curso é mais voltado para a gestão de empreendimentos e negócios turísticos como um todo. Em outras, para as atividades relacionadas a setores bem específicos, como hotelaria ou ecoturismo. Antes de escolher a instituição onde você vai estudar, confira se a abordagem é a mais adequada para você.

Ao final da graduação, o estágio supervisionado é obrigatório e, em geral, dura dois semestres. Nele, os alunos podem conhecer o dia a dia da profissão em hotéis, agências de turismo, resorts, secretarias públicas, promotoras de eventos, cruzeiros, etc.

Curso de Turismo a Distância

O curso de bacharelado em Turismo também pode ser feito a distância. A grade curricular é muito semelhante à do curso presencial e o tempo de duração é o mesmo: quatro anos.

Apenas duas instituições oferecem essa opção: a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD-MG).

Curiosamente, existem duas opções de curso de Licenciatura em Turismo, que forma professores. O tempo de graduação é o mesmo e as matérias principais também. A diferença aqui são as disciplinas sobre Pedagogia e prática de ensino, fundamentais para a formação de docentes nessa área. Você pode encontrar essa graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Curso Superior de Tecnólogo em Turismo

O curso de tecnólogo é ideal para quem tem pressa de ingressar no mercado de trabalho. São cursos mais curtos (dois anos, em média) e focados em alguma atividade específica da profissão, no caso a Gestão de Turismo.

Com ele, o profissional adquire conhecimento para atuar no planejamento, execução e gerenciamento de atividades turísticas. O campo de atuação é o mesmo do bacharel: hotéis, agências de turismo, cruzeiros, empresas de eventos, etc.

O curso de tecnólogo em Gestão de Turismo está disponível em um grande número de faculdades privadas. Também é possível fazer essa graduação no formato a distância.

O diploma de um curso de Tecnólogo em Gestão de Turismo é de nível superior. Com ele é possível concorrer a cargos que exijam esse grau de formação, fazer concursos ou entrar em pós-graduações.

O que se estuda em Turismo

Os cursos de Turismo, tanto o bacharelado quanto o de tecnólogo, têm diversas disciplinas voltadas para a prática e para a gestão de atividades turísticas. Veja alguns exemplos:

  • Análise Estrutural do Turismo
  • Ecoturismo
  • Empreendedorismo e Sustentabilidade
  • Fundamentos do Lazer
  • Gestão de Meios de Hospedagem
  • Gestão de Organizações Turísticas
  • Gestão Estratégica de Organizações no Turismo
  • Língua Inglesa
  • Marketing em Turismo
  • Organização de Eventos
  • Planejamento Turístico
  • Plano de Negócios Aplicado ao Turismo
  • Políticas Públicas de Turismo
  • Sociologia do Lazer
  • Teoria geral do Turismo
  • Turismo e Meio Ambiente
  • Turismo Histórico-Cultural

Precisa saber um idioma estrangeiro para fazer o curso de Turismo?

Para se dar bem no mercado de Turismo, é fundamental falar uma segunda ou mesmo uma terceira língua. Para os turismólogos brasileiros, inglês e espanhol são praticamente obrigatórios.

Francês, mandarim, alemão e italiano também são desejáveis para atender ao crescente fluxo de turistas europeus e chineses que visitam o Brasil com frequência, a lazer ou a negócios.

Alguns cursos oferecem disciplinas de inglês, mas as aulas não são suficientes para desenvolver fluência. O ideal é investir em bons cursos de idiomas, para sair da faculdade já com um diferencial!

Mercado de trabalho para quem faz o curso de Turismo

Turismo é uma das mais importantes atividades econômicas do mundo e o Brasil tem um imenso potencial nesse quesito. Não só pelas belas paisagens, cultura e culinária fascinantes, mas também pelos megaeventos que vêm acontecendo por aqui, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Isso tem atraído muita gente e obrigado a área de Turismo a dar um salto de qualidade. O mercado se expandiu e a exigência por qualificação profissional de alto nível também seguiu no mesmo passo.

Existem muitas oportunidades em aberto, mas falta gente com habilidades necessárias para ocupá-las. Falar diversas línguas, ter visão de mercado e ser bom de gestão e relacionamento com pessoas são as qualidades mais buscadas. Ter espírito empreendedor também ajuda – e muito!

Portanto, durante a graduação não perca tempo: faça cursos de idiomas, busque atividades extracurriculares, estude o mercado lá fora e, se possível, tente fazer um intercâmbio cultural. Tudo isso ajuda muito a expandir horizontes e se destacar na profissão.

Onde estudar Turismo

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Turismo:

Veja também:

Curso de Eventos

Está interessado no curso de Turismo? Fale para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin