dcsimg

Intercâmbio – Faça Curso de Inglês no Exterior

Conheça os principais tipos de intercâmbio e os principais programas oferecidos pelas universidades!

intercambio

Intercâmbio é uma expressão utilizada para designar a troca mútua de conhecimentos entre culturas diferentes, através das pessoas que vão para um determinado local fora do seu país de origem. A maior parte das pessoas que vão fazer um intercâmbio são estudantes, que buscam aperfeiçoar sua língua e conhecer uma nova cultura. O intercâmbio para países que falam o inglês é procurado por maior parte dos estudantes, pois a língua inglesa é uma das mais faladas no mundo e se tornou essencial para o profissional que deseja ingressar no mercado de trabalho.

Escolas e instituições de ensino superior oferecem programas de intercâmbio para seus alunos. O país mais procurado pelos brasileiros para fazer intercâmbio é o Canadá. São inúmeras as possibilidades de intercâmbio que existem no Brasil. Porém, antes de escolher fazer ou não, fique atento aos tipos de intercâmbio que existem. Veja quais são os mais conhecidos:

Intercâmbio High School

O Intercâmbio High School é destinado para alunos que tem entre 15 e 18 anos e desejam fazer parte do seu ensino médio em outro país. O estudante intercambista frequentará uma escola de ensino regular e continuará seus estudos como se estivesse em seu país. Além de aprender novas culturas o aluno aperfeiçoará seu idioma. O programa pode durar de 1 semestre até 1 ano letivo.

Intercâmbio Universitário

O Intercâmbio Universitário oferece aos estudantes de universidades a oportunidade de ter uma experiência acadêmica em instituições fora do país. O programa pode durar um trimestre, um semestre ou um ano. Neste tipo de intercâmbio o aluno pode escolher entre duas áreas para se focar: Experience, onde os estudantes focarão na melhora do inglês; ou Academics, onde o aluno dará foco em terminar seu curso que iniciou no Brasil.

Intercâmbio Profissional

Neste tipo de intercâmbio o aluno terá que conciliar trabalho e estudo. O Intercâmbio Profissional é oferecido em diversos países de língua inglesa. O estudante desenvolverá suas competências profissionais através da convivência com a cultura do país onde se encontra. Cada país possui um determinado tipo de regra para a duração deste programa.

Intercâmbio Curso de Idiomas

O Intercâmbio curso de idiomas tem a duração mínima de 2 semanas e a máxima varia de acordo com o tempo do curso. O intercambista pode escolher o curso que melhor se adapta ao seu perfil. Os cursos podem ser semi-intensivos, com duração de 4 horas por dia, ou intensivos, com duração de 5 ou 6 horas diárias.

Programas de Intercâmbio oferecidos pelas faculdades

Ciências Sem Fronteiras

É um programa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que tem como objetivo promover a expansão e a consolidação da competitividade brasileira e da mobilidade internacional. O Ciências Sem Fronteiras oferece bolsas de estágio para alunos de graduação e de pós-graduação com o intuito de estabelecer um contato com os sistemas de educação competitivos em relação a inovação e a tecnologia do país. O aluno precisa ter fluência na língua inglesa e fazer uma prova para conseguir entrar no programa. Além disso, o intercâmbio busca atrair pesquisadores de outros países para estabelecer parcerias com pesquisadores brasileiros em área de prioridade definidas pelo programa.

Programa Bolsas Luso-Brasileiras

É uma frente de mobilidade internacional que estimula a cooperação entre as universidades do Brasil e de Portugal. O programa oferece uma bolsa de estudo com duração de seis meses para alunos de graduação. O Programa Bolsas Luso-Brasileiras foi lançado em 2007 e já conta com 21 universidades públicas participantes.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin