dcsimg

Marketing a distância

Conheça o curso superior de Marketing a distância, onde estudar e o mercado de trabalho promissor para este profissional!

trade-marketing

O curso superior de Marketing na modalidade a distância é oferecido em grau tecnológico em diversas universidades no país. A graduação dura entre 2 e 3 anos e forma profissionais com visão estratégica do mercado, sólidos conhecimentos sobre comportamento do consumidor, aptos a atuar no desenvolvimento de campanhas comerciais e fortalecimento de marcas e imagens institucionais.

O profissional de Marketing é bastante valorizado pelas empresas de diversos setores e encontra oportunidades com altos salários, especialmente nas grandes capitais.

Saiba como funciona o curso superior de Tecnologia em Marketing a distância e conheça o amplo mercado de trabalho para os profissionais que escolhem esta formação!

Sobre o curso superior de Tecnologia em Marketing a Distância

O curso tem currículo semelhante a um curso de bacharelado nesta área. As disciplinas abordam Gestão de Negócios, Preços e Custos, Estatística, Sociologia, Psicologia e Economia.

Os alunos aprendem a traçar estratégias para aumentar as vendas e lançar novos produtos e serviços, fazer pesquisas de mercado, interpretar e antecipar o comportamento dos consumidores.

O estudo e apresentação de cases é uma das tarefas mais comuns do curso. Ao concluir a formação de tecnólogo, o profissional pode optar ainda por uma especialização ou mestrado.

Tecnológico x Bacharelado

Apenas uma instituição de ensino é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer o curso superior de Marketing a distância em grau de bacharelado, a Universidade Salvador (UNIFACS) http://www.unifacs.br. É um curso com foco em Comunicação e Marketing, porém o programa de estudos abrange também a construção de planos de comunicação de empresas, relacionamento com imprensa e gerenciamento de sistemas da informação. A duração é de três anos e meio.

As demais faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer a graduação de Marketing a distância dispõem de cursos em grau tecnológico, que têm duração mais curta. O currículo destes cursos traz mais disciplinas práticas e, muitas vezes, são voltados a um foco específico do mercado, tais como:

  • Marketing no Varejo
  • Marketing em Turismo
  • Marketing de Pequenas e Médias Empresas

A Distância x Presencial

A formação de Tecnólogo em Marketing a distância tem o mesmo reconhecimento no mercado de trabalho em comparação com o curso presencial. A principal diferença é que o processo de ensino a distância acontece por meio de aulas virtuais, gravadas ou ao vivo, o material didático é disponibilizado online e os alunos participam de atividades presencias em polos de apoio das universidades. Por meio do ambiente virtual, o aluno pode enviar sugestões, comentários e tirar dúvidas com os professores.

É um sistema que oferece mais flexibilidade e comodidade aos estudantes, sem abrir mão de critérios como qualidade do aprendizado e participação nas atividades.

Muitas universidades oferecem ainda a possibilidade de flexibilização curricular, onde os alunos podem optar por disciplinas dentro da especialização que desejam seguir para a carreira. Confira as principais características da modalidade de ensino a distância:

  • Horários flexíveis.
  • Não exige deslocamento diário para as universidades, apenas nas datas das atividades presenciais.
  • Tem o mesmo reconhecimento da formação presencial.
  • Permite flexibilização do currículo.
  • Exige acompanhamento das aulas, realização de trabalhos e provas online.
  • Exige participação em atividades presenciais nos polos de apoio.

Onde estudar

Você pode consultar a lista completa de instituições no sistema de busca avançada do site do Ministério da Educação (MEC), o e-mec.

Confira algumas das principais faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso superior de Marketing na modalidade EAD:

 

Grade Curricular

Conheça algumas das disciplinas mais comuns entre os cursos superiores de Tecnologia em Marketing a distância:

  • Comportamento Organizacional
  • Contabilidade e Finanças
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Direito Empresarial
  • Empreendedorismo
  • Estratégias de Preço
  • Ética e Relações Humanas no Trabalho
  • Gerência de Vendas
  • Gestão de Projetos em Marketing
  • Gestão do Relacionamento com o Consumidor
  • Gestão em Marketing
  • Logística Empresarial
  • Marketing de Serviços
  • Marketing e Comportamento do Consumidor
  • Matemática
  • Pesquisa de Mercado
  • Processos Gerenciais
  • Promoção, Publicidade e Propaganda
  • Técnicas de Negociação

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Marketing é um profissional fundamental para a definição de estratégias de mercado em organizações dos mais diversos segmentos. Sua função sempre teve espaço garantido nas grandes indústrias. Atualmente, com um cenário cada vez mais competitivo, as empresas de pequeno e médio porte também estão investindo na contratação deste tecnólogo. A maior procura é por profissionais com experiência em:

  • Varejo
  • Marketing Digital
  • Endomarketing
  • Marketing de Relacionamento

As vagas nos setores de marketing esportivo e promoção de eventos também vêm crescendo, o que torna o mercado de trabalho do Tecnólogo em Marketing amplo e repleto de oportunidades.

Remuneração

A remuneração média, em âmbito nacional, de algumas funções exercidas pelo Tecnólogo em Marketing:

  • Assessor de Marketing: R$ 2,4 mil
  • Analista de Comunicação e Marketing: R$ 2,8 mil
  • Especialista em Marketing: R$ 5,1 mil

(Fonte: Catho, abril 2015)

Acesse também:

Tecnólogo em Marketing

Ficou interessado em cursar Marketing a distância? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin