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Multimídia

Multimídia

Multimídia significa a integração de duas ou mais mídias ou formatos de comunicação. O profissional de multimídia é capaz de planejar, organizar, produzir e publicar ou distribuir material de comunicação para suportes diversos, combinando sons, imagens, animações, vídeos e textos para criar websites, jogos eletrônicos, aplicativos de celular, CDs, DVDs, totens interativos e outros meios de interação digital.

Tipos de curso de Multimídia

No Brasil, há cursos de multimídia de nível técnico (ensino médio), superior (tecnológico e bacharelado) e de pós-graduação lato-sensu (especialização).

Curso Técnico em Multimídia: É uma formação de nível médio com foco na preparação para o ingresso no mercado de trabalho. O técnico em multimídia pode atuar na comunicação visual em meios digitais, atualizar portais e websites, organizar e preparar arquivos digitais, tratar e editar imagens estáticas e animações, entre outras atividades.

Curso de Tecnólogo em  Multimídia: há 50 cursos de tecnólogo reconhecidos pelo MEC. Com duração média de dois anos, é uma formação superior focada na prática profissional e na preparação para o ingresso no mercado de trabalho.
Multimídia e Produção Multimídia são os nomes mais comuns desse curso.

Bacharelado  Multimídia: são cinco os bacharelados em multimídia autorizados pelo MEC, todos presenciais. São eles:

  • Artes Visuais com Habilitação em Multimídia e Intermídia
  • Comunicação Social – Multimídia
  • Audiovisual: Multimídia
  • Comunicação Social – Rádio, TV e Multimídia
  • Comunicação Social – Produção Editorial e Multimídia

Especialização em Multimídia: de acordo com o MEC, há 7 cursos de pós-graduação lato sensu na área de multimídia. Os cursos duram em média 18 meses e as opções são:

  • Design, Computação Gráfica e Multimídia
  • Direção de Arte – Multimídia
  • Jornalismo Esportivo e Multimídia
  • Jornalismo Multimídia
  • Pós-graduação em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia
  • Projetos Multimídias
  • Revistas em Plataformas Multimídia: Criação, Gestão, Desenvolvimento e Edição.

Grade do curso de Multimídia

A maior oferta de cursos de Multimídia no Brasil é para a formação de tecnólogos. O curso superior de tecnologia em multimídia está focado em desenvolver habilidades técnicas e o domínio das ferramentas tecnológicas fundamentais para o exercício da profissão, preparando o aluno para atuar no mercado de trabalho.
Com duração média de 2 anos, ou 4 semestres, o curso apresenta algumas disciplinas teóricas e uma série de atividades de laboratório.

Entre as disciplinas oferecidas no curso de Multimídia, podemos citar:

  • Animação 2D
  • Animação 3D
  • Aplicativos para Mobile
  • Audiovisual
  • Arquitetura da Informação
  • Composição e Autoração
  • Comunicação Visual
  • Desenvolvimento de Games
  • Desenvolvimento de Sites
  • Design de Experiência
  • Design de Interface
  • Design e Interatividade
  • Edição de Imagens Digitais
  • Empreendedorismo
  • Fotografia Digital
  • Filosofia
  • Fundamentos do Marketing
  • Gestão de Projetos Multimídia
  • História da Arte e Estética
  • Linguagem e Estética Audiovisual
  • Linguagens de Programação
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
  • Multimídia
  • Pesquisa de Mercado
  • Planejamento Multimídia
  • Processos Cognitivos
  • Produção e Edição em Áudio
  • Produção e Efeitos Especiais em Vídeo
  • Produção de Textos Multimídia
  • Produção Visual
  • Produção Web
  • Programação Multimídia
  • Roteiro Multimídia
  • Semiótica Aplicada
  • Sistemas Colaborativos
  • Técnicas de Comunicação
  • Tecnologias Multimídia
  • Usabilidade

Melhores faculdades

As faculdades que oferecem os cursos de Tecnólogo em Multimídia e Tecnólogo em Produção Multimídia mais bem conceituados pelo MEC são:

  • Universidade Anhembi Morumbi – UAM
  • Senac do Rio Grande do Sul – Senac/RS
  • Faculdade Anhanguera de Dourados – FAD
  • Universidade de Santa Cecília – UNISANTA
  • Universidade Anhanguera Uniderp – UNIDERP
  • Senac de São Paulo – SENAC SP
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
  • Centro Universitário Belo Horizonte – UniBH
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS
  • Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM
  • Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV
  • Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES
  • Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
  • Faculdades Integradas São Pedro – FAESA
  • Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE
  • Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design – IED SP
  • Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB

Os cursos de bacharelado em Multimídia mais bem conceituados pelo MEC são:

  • Audiovisual: Multimídia, da Panamericana Faculdade de Arte e Design
  • Comunicação Social – Multimídia, da Faculdade CCAA
  • Comunicação Social – Produção Editorial e Multimídia, do Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Na página emec.mec.gov.br é possível consultar as notas de todas as faculdades e universidades que oferecem curso superior de Multimídia (tecnólogo e bacharelado). Alguns não possuem nota, o que pode significar que ainda não foram avaliados pelo MEC.

Profissão

Visão sistêmica, atualização constante, criatividade, capacidade de planejamento e gestão de projetos são algumas das características dos profissionais de multimídia.
Entre as atividades que esse profissional pode realizar, podemos citar:
Empregar técnicas e conhecimentos multidisciplinares para planejar, criar, desenvolver e publicar/distribuir conteúdos em meios eletrônicos e digitais.
Definir o melhor meio e formato para transmitir determinado conteúdo digital.
Gerenciar projetos multimídia.
Prestar consultoria para empresas públicas e privadas em projetos multimídia de comunicação, educação, informação e entretenimento.
Realizar pesquisas sobre novas tecnologias de comunicação, educação, entretenimento e informação.
Empreender seu próprio negócio de produção multimídia.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de produção multimídia é amplo e, com a rápida evolução de novas tecnologias, está em expansão.
Alguns exemplos de segmentos de atuação do profissional de multimídia são:

  • Produtoras de software
  • Produtoras de vídeo
  • Desenvolvedoras de aplicativos para dispositivos mobile
  • Agências de publicidade e propaganda
  • Veículos de comunicação diversos
  • Produtoras de conteúdo multimídia
  • Produtoras de e-learning e conteúdo para ensino a distância
  • Departamentos de comunicação e marketing de empresas públicas, privadas e ONGs.

Salário do profissional de Multimídia

Segundo pesquisa do Datafolha, um profissional de multimídia de nível técnico com o cargo de “Editor de texto, imagem, TV e vídeo” tem uma média salarial de R$ 2.107,40.
Um designer multimídia pode ganhar entre R$ 1.200,00 e R$ 4.000,00 e o salário de um gerente de projetos web varia entre R$ 5.000,00 e R$ 9.000,00, de acordo com a Catho.

*Informações de setembro de 2014.

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