dcsimg

O que se estuda em Biomedicina?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Biomedicina, quais as principais matérias e onde cursar esta graduação!

biomedicina2_600

A Biomedicina estuda as doenças humanas, os microrganismos que causam estas enfermidades, as formas de prevenção e o tratamento adequado. É uma área do conhecimento que mescla conceitos de Medicina, Biologia e Química.

Enquanto os médicos tratam diretamente os pacientes, os biomédicos trabalham mais com pesquisas em laboratórios, análises clínicas e desenvolvimento de remédios e vacinas.

Esta é uma área bastante nova. Ainda surgem muitas dúvidas sobre a carreira e a formação deste profissional. Saber exatamente o que se estuda na faculdade de Biomedicina pode ajudá-lo a identificar se esta é uma boa escolha de curso para você.

Confira a seguir o que se estuda no curso de Biomedicina, quais são as principais disciplinas e os assuntos que elas abordam. Veja também onde estudar para se destacar nesta profissão!

O currículo do curso de Biomedicina

A grade curricular do curso de Biomedicina é organizada de forma diferente em cada instituição de ensino. O nome das disciplinas pode variar um pouco de uma universidade para a outra, mas o conteúdo principal é praticamente o mesmo.

Vamos conhecer algumas das principais matérias do curso de Biomedicina e os assuntos que são tratados em cada uma delas:

1. Anatomia Humana

Apresenta noções gerais sobre a morfologia do corpo humano e o funcionamento de suas estruturas. São abordados assuntos como: aparelho locomotor, estrutura óssea, sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema reprodutor feminino e masculino, sistema nervoso, grupos musculares, etc.

2. Biologia Celular e Molecular

Estuda a célula e sua organização estrutural. Tem como objetivo diferenciar as microestruturas que compõem a célula, além de identificar suas formas e funções. Nesta disciplina o aluno tem a oportunidade de realizar algumas técnicas de preparo e observação microscópicas.

3. Biofísica

Trata dos princípios físicos básicos que regem os seres vivos. Estabelece a importância da Biofísica no estudo dos fenômenos biológicos e na execução de exames para diagnosticar doenças. Alguns dos assuntos estudados são: termodinâmica, viscosidade, métodos biofísicos, biofísica das membranas, mecânica óssea e muscular, entre outros.

4. Química

O curso conta com disciplinas de Química Geral, Orgânica e Inorgânica. Nestas matérias são abordados assuntos como: fórmulas químicas, diluição de soluções, tabela periódica, natureza dos compostos químicos, estrutura do átomo, etc.

5. Genética

Estuda os diferentes processos de divisão celular e os mecanismos de transmissão de caracteres hereditários. Explica a estrutura do DNA, como é feito o mapeamento genético, quais os mecanismos de herança e os princípios da biologia evolutiva.

6. Bioquímica

Compreende o estudo da composição química da matéria viva, como por exemplo: dos aminoácidos, proteínas, enzimas, etc. Relaciona a estrutura química das células com sua função biológica e reações metabólicas.

Nesta disciplina aprende-se a manipular material biológico e utilizar a aparelhagem de laboratório.

7. Bioestatística

Discute o papel da estatística na Biomedicina. Traz algumas noções sobre probabilidade, amostragem, análise exploratória de dados, planejamento de experimentos, teste de hipóteses e estatística descritiva.

8. Epidemiologia

Estuda os diferentes fatores que influenciam na propagação de doenças. Discute a história natural da doença, os níveis de prevenção, os indicadores epidemiológicos e eventos associados à saúde coletiva. São vistas algumas medidas específicas de controle e erradicação.

9. Imunologia

Trata dos mecanismos de defesa que são inatos ao ser humano, assim como aqueles que são adquiridos. Estuda as células e órgãos do sistema imunológico, como o corpo humano se protege de infecções, as reações inflamatórias e a utilização de anticorpos em métodos de diagnóstico, entre outros.

10. Patologia

Refere-se aos mecanismos básicos das doenças e como elas alteram os órgãos e sistemas do corpo humano. Estudam-se as características das patologias genéticas, as que são causadas pela alimentação ou pelo ambiente em que vivemos.

Nesta disciplina são vistas as principais doenças dos diferentes sistemas, por exemplo: respiratórias, cardiovasculares, digestivas, do sistema reprodutor, endócrino, etc.

11. Farmacologia

Conceitua e classifica os medicamentos quanto à sua origem e utilização. Estuda a ação e os efeitos dos medicamentos nos seres vivos, como as drogas são absorvidas pelo organismo, quais as vias de administração destes medicamentos, como eles são eliminados pelo corpo e as possíveis reações adversas.

12. Bioinformática

Apresenta alguns recursos computacionais para pesquisas biológicas, assim como para visualização e manipulação de estruturas de macromoléculas. Capacita o aluno a utilizar ferramentas de análise e interpretação de dados biológicos.

13. Hematologia

Estuda os componentes do sangue, sua estrutura, forma e função. Aborda as principais técnicas para o diagnóstico das alterações clínicas relacionadas ao sangue e prepara o aluno para a realização de exames clínicos como hemograma, coagulograma, tipagem sanguínea e testes de compatibilidade, entre outros.

Onde estudar Biomedicina

Conheça algumas das principais instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Biomedicina:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Faculdade de Biomedicina

Você já conhecia o curso de Biomedicina? Ficou interessado em cursar esta faculdade? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin