dcsimg

O que se estuda em Direito?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Direito, conheça as principais disciplinas do curso e onde estudar para seguir esta carreira!

direito-administrativo

Direito é a ciência que estuda as leis e como elas são aplicadas em situações do dia-a-dia, principalmente na mediação de conflitos. Profissionais desta área trabalham com o objetivo de garantir e defender os direitos fundamentais dos indivíduos.

É um dos cursos mais antigos e tradicionais do país. Apesar disto, ainda continua muito atual e não perdeu sua importância. Quem escolhe fazer esta faculdade deve estar preparado para ler muito, pois as disciplinas são bastante teóricas e exigem muita dedicação aos estudos.

Mas afinal, quais são as matérias do curso de Direito? Que assuntos são abordados? É preciso decorar todas as leis?

Conheça em detalhes o que se estuda no curso de Direito e quais as principais matérias. Veja também onde estudar para se destacar nesta profissão!

O currículo do curso de Direito

A faculdade de Direito tem como principal objeto de estudo a Constituição Federal. A maior parte da grade curricular é dedicada a entender as leis, como interpretá-las e aplicá-las em situações reais. No entanto, não é preciso decorar toda a legislação brasileira para exercer a profissão. Mais importante do que memorizar leis, artigos, parágrafos e incisos, é saber onde buscar estas informações, onde encontrar as leis mais adequadas para cada caso.

Um dos objetivos do curso é fazer com que o estudante compreenda os fenômenos jurídicos e utilize o Direito como instrumento para manter a sociedade organizada. Para isto, além de estudar a Constituição, o aluno precisa entender a realidade da sociedade atual e como as leis interferem no dia a dia das pessoas.

Vamos conhecer alguns dos principais temas abordados na faculdade de Direito:

Sociologia

Apresenta a origem das ciências sociais, discute os conceitos sociológicos e analisa questões relevantes da vida social da atualidade.

A disciplina de Sociologia tem o objetivo de promover uma visão crítica do Direito e permitir o enfrentamento de problemas importantes da realidade contemporânea.

Ciência Política

Estuda os fundamentos da ciência política e dos regimes políticos. O enfoque da disciplina está na democracia, suas formas de participação e representação, as instituições partidárias e as definições processuais.

Economia

Traz alguns conceitos básicos de Economia, tais como: sistemas de preços, vantagens e ganhos com o comércio, contas nacionais, comparativos internacionais de nível de renda, distribuição de renda, desigualdade, economia a longo prazo, economia monetária, etc.

As disciplinas de Economia no curso de Direito não pretendem ir muito a fundo nos conceitos econômicos. O objetivo é propiciar uma visão mais ampla da realidade econômica brasileira.

Teoria Geral do Direito

Tem o objetivo de formar ideias e conceitos necessários à compreensão do Direito. É uma matéria útil para todas as disciplinas jurídicas. Alguns dos assuntos abordados são: tipos de atos jurídicos, prescrição e decadência, negócios jurídicos, extinção dos direitos, sujeitos de direito, ética e normas jurídicas.

Direito Civil

Trata dos direitos e obrigações das pessoas em suas relações privadas e cotidianas. As disciplinas desta área discutem o que prevê o código civil e como as leis se aplicam aos indivíduos.

Alguns dos temas abordados são: direito de personalidade, obrigações, família, direito de posse, sucessão de bens, igualdade social e abuso de direito, entre outros.

Direito Constitucional

Refere-se à análise, interpretação e aplicabilidade das normas constitucionais como um todo. Apresenta conceitos gerais da Constituição e sua evolução.

Aborda assuntos como: organização do poder constituinte, princípios fundamentais da Constituição, direitos fundamentais que devem ser assegurados a todos, garantias individuais e coletivas, entre outros.

Direito Penal

Estuda os crimes, delitos e infrações, bem como as penas cabíveis em cada caso. A disciplina contempla aspectos importantes relativos ao cumprimento da sentença condenatória e aos procedimentos adotados para a aplicação dessas penas.

Os principais assuntos abordados são: autoria, coautoria e participação em crimes, crimes por omissão, crimes culposos, culpabilidade, sistemas penitenciários, regimes de reclusão (aberto, semiaberto, fechado), progressão e regressão de pena, limites de pena, perdas de bens, prestação de serviços à comunidade, reincidência, fixação de pena, etc.

Direito Comercial

Trata dos direitos que envolvem ações comerciais realizadas por empresas, sociedades ou comerciantes individuais. Estuda os atos de comércio, suas classificações e autorizações, proibições ou impedimentos.

Alguns dos temas estudados são: títulos de crédito (cheque, nota promissória, etc.), letras de câmbio, vencimentos, pagamentos, protestos de títulos, falência e concordata, entre outros.

Direito Administrativo

Estuda as atividades administrativas do Estado, ou seja, o funcionamento da máquina administrativa. As disciplinas desta área são focadas na prática do profissional de Direito, em como ele redige petições e acompanha o andamento dos processos nos diferentes órgãos jurídicos.

São apresentados alguns princípios do regime jurídico-administrativo, serviço público e poder de polícia, requisitos dos atos administrativos e as fases dos processos administrativos.

Onde estudar Direito

Conheça algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Direito:

Veja também:

Quanto ganha um advogado?

Você pretende fazer faculdade de Direito? Gostou de saber um pouco mais sobre o que se estuda neste curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin