dcsimg

O que se estuda em Educação Física?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Educação Física, quais as principais disciplinas e onde estudar para se destacar nesta profissão!

Educação Física

Existem aquelas pessoas que escolhem a faculdade de Educação Física com a ideia de que não vão estudar muito e vão passar a maior parte do tempo praticando esportes. A prática de atividades físicas é, sim, importante no curso. O futuro profissional precisa, por exemplo, entender as dificuldades enfrentadas por um atleta.

Mas o curso de Educação Física não se resume à prática de esportes. Quem opta por esta graduação tem que estudar sobre o corpo humano, sua anatomia, a biomecânica dos movimentos corporais e os efeitos que a prática de exercícios físicos exerce no organismo.

Mas afinal, o que exatamente é estudado na faculdade de Educação Física? Quais as matérias do curso e os assuntos que elas abordam?

Conheça em detalhes o que é estudado em Educação Física e saiba quais as principais disciplinas do curso. Veja também onde estudar esta graduação!

O currículo do curso de Educação Física

A grade curricular do curso de Educação Física é organizada de maneira diferente em cada instituição de ensino. De modo geral, o curso tem duração de quatro anos e mescla disciplinas teóricas com atividades práticas.

O nome das matérias pode sofrer alterações de uma universidade para a outra, mas o conteúdo delas é praticamente o mesmo.

Quem opta pela licenciatura em Educação Física, que forma professores, terá ainda matérias ligadas à Educação, como Didática e Pedagogia.

Confira algumas das principais disciplinas da faculdade de Educação Física e saiba o que se estuda em cada uma delas:

1. Anatomia

Apresenta noções gerais sobre a anatomia do corpo humano, com um estudo mais aprofundado do aparelho locomotor. Dentre os tópicos abordados estão: classificação dos ossos, definição das articulações e seus anexos, função dos músculos, sistema respiratório, estrutura dos vasos sanguíneos, sistema digestório, importância do sistema nervoso para a realização dos movimentos, etc.

2. Desenvolvimento Motor

Estuda o desenvolvimento humano desde o nascimento até a vida adulta com ênfase no movimento. Esta disciplina tem como objetivo identificar as fases do desenvolvimento da área motora, seus aspectos físicos e biológicos, estudar os fatores que influenciam o processo de desenvolvimento motor e movimentos reflexos, entre outros.

3. Cinesiologia

Refere-se ao estudo dos movimentos do corpo humano. Aborda noções básicas das forças internas e externas do corpo, as funções musculares e os movimentos articulares. Dentre os assuntos vistos estão: funções mecânicas dos ossos, contrações musculares, equilíbrio e centro de gravidade, ação dos músculos dos membros inferiores e superiores.

4. Medidas e Avaliação em Educação Física

Aborda as técnicas de mensuração e avaliação do desempenho humano, os tipos de testes de aptidão física, como avaliar os resultados dos testes, como medir a capacidade aeróbica, força e capacidade muscular, etc.

5. Metodologia da Ginástica

Estuda os métodos e técnicas dos exercícios físicos para que o profissional possa planejar quais atividades físicas serão executadas por um determinado grupo de pessoas ou indivíduo. São vistos alguns programas de ginástica e os efeitos gerados pelos exercícios.

Dentre os tipos de ginásticas estudados estão: rítmica, laboral, aeróbica, localizada, para gestantes, de academia e para terceira idade.

6. Metodologia da Musculação

Tem como objetivo conhecer as metodologias da educação física para planejar atividades de musculação em academias e clubes. São vistos alguns princípios do treinamento de força, levantamento de peso e a integração com outros movimentos de condicionamento físico.

7. Metodologia das Lutas

Apresenta os fundamentos filosóficos e movimentos básicos. Estuda-se o significado e a origem das lutas, as armas naturais, os tipos de pontos de deslocamento, a utilização dos membros inferiores e superiores nas lutas, manobras e quedas, etc.

8. Treinamento Esportivo

Estuda os princípios científicos envolvidos no planejamento e execução de programas de treino. São vistos os fundamentos do treinamento esportivo, como melhorar a performance a curto, médio e longo prazo, a sobrecarga e progressão das cargas, entre outros.

9. Práticas Corporais em Academias

Esta disciplina é voltada aos fatores administrativos e organizacionais em academias. Estuda-se sobre as práticas de atividades físicas, a mecânica dos exercícios, a correção da postura, a utilização de diferentes acessórios nas práticas corporais, os métodos e exercícios de flexibilidade, alongamentos e relaxamentos.

10. Metodologias Recreativas

Aborda os conceitos de lazer, recreação e animação. Estuda dinâmicas e atividades recreativas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais.

Onde estudar Educação Física

Conheça algumas das principais instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de graduação em Educação Física:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Faculdade de Educação Física

Gostou de saber um pouco mais sobre o que se estuda em Educação Física? Você pretende fazer esta faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin