dcsimg

O que se estuda em Enfermagem?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Enfermagem, quais as principais disciplinas do curso e onde estudar para se destacar nesta profissão!

Enfermagem

Enfermeiro é o profissional da área da saúde que cuida das pessoas. Ele presta os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos, coleta amostras para exames e auxilia os médicos em cirurgias.

A base de seu trabalho é prestar assistência médica, geralmente em hospitais, clínicas e unidades de saúde. Mas existem outras áreas onde um enfermeiro pode atuar: atendimento domiciliar, resgate de vítimas de acidentes, pesquisas e gestão de equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem, entre outras.

Por se tratar de uma profissão ligada à Saúde, o aluno terá muitas disciplinas relacionadas à Biologia e à Anatomia Humana. Mas além disso, o que se estuda no curso de Enfermagem? Quais os assuntos abordados e quais são as matérias específicas da profissão?

Se você está pensando em fazer esta faculdade, conheça em detalhes o que se estuda em Enfermagem e quais as principais disciplinas do curso. Veja também onde estudar esta graduação!

O currículo do curso de Enfermagem

A grade curricular do curso de Enfermagem é organizada de forma diferente em cada instituição de ensino. O nome das disciplinas e a ordem em que elas são estudadas podem sofrer alterações de uma universidade para a outra.

De modo geral, o curso apresenta diversas matérias nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas. A carga horária mescla disciplinas teóricas com atividades práticas em laboratórios e permite ao aluno o contato direto com pacientes, geralmente nos últimos semestres da faculdade.

Vamos conhecer algumas das principais disciplinas do curso de Enfermagem e os assuntos estudados em cada uma delas:

1. Anatomia

Refere-se ao estudo do corpo humano, com ênfase na localização e relação estrutural dos órgãos e sistemas. A disciplina promove uma análise geral do corpo envolvendo os sistemas locomotor, respiratório, cardiovascular, nervoso, digestivo, urinário, reprodutor, etc.

2. Atendimento Pré-Hospitalar

Define o perfil e as funções do socorrista, além das medidas de proteção que o profissional deve ter com ele mesmo e com o paciente. São ensinadas técnicas de atendimento a vítimas de afogamento, traumas, catástrofes e queimaduras, entre outros.

3. Histologia

Estuda os tecidos fundamentais do corpo humano e os órgãos em nível microscópico. Os principais tecidos estudados são: epiteliais, conjuntivos, musculares e nervosos. A disciplina compreende algumas atividades práticas, nas quais o aluno pode preparar lâminas para serem examinadas e faz uso do microscópio óptico.

4. Biossegurança

Apresenta as normas, medidas e precauções que devem ser adotadas por profissionais da saúde para garantir a segurança individual e coletiva. Estuda os riscos físicos, químicos e biológicos a que profissionais e pacientes estão expostos e como se deve agir em situações de emergência.

5. Psicologia

Introduz o estudo da psicologia de maneira geral com o objetivo de entender a complexidade humana. Relaciona o conhecimento psicológico com o cuidado com a saúde e tem enfoque na relação enfermeiro-paciente-família.

Traz algumas reflexões sobre o processo saúde-doença e a postura que o profissional de Saúde deve ter diante do paciente. São apresentados alguns aspectos emocionais do atendimento de enfermagem em crianças, idosos e adultos com angústia, ansiedade ou pânico.

6. Farmacologia

Estuda os efeitos dos medicamentos e o “caminho” que ele percorre no organismo humano. São vistos os mecanismos gerais de ação dos fármacos, os efeitos adversos, as indicações e contraindicações, as vias de administração (oral, por injeção, etc.) e os protocolos que devem ser seguidos na Clínica Geral.

7. Enfermagem Clínica

Apresenta a metodologia de assistência de enfermagem ao paciente em um ambiente hospitalar. Explica o papel do enfermeiro em procedimentos de diagnóstico, alimentação do paciente, análise das condições de saúde e tratamento clínico, entre outros.

8. Enfermagem Cirúrgica

Trata da metodologia de assistência de enfermagem a pacientes e acompanhantes durante o período operatório. Estuda como funcionam e são organizadas as unidades cirúrgicas, quais os materiais utilizados e como devem ser esterilizados e armazenados, a atuação do enfermeiro e os cuidados pré-operatórios, transoperatórios e de recuperação, entre outros.

9. Enfermagem Ginecológica e Obstétrica

Compreende o estudo das metodologias de assistência de enfermagem no que diz respeito à saúde sexual e reprodutiva da mulher. Os principais assuntos abordados são: doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, prevenção de câncer de mama e de colo uterino, acompanhamento da gestação e do parto, etc.

10. Práticas da Enfermagem na Saúde Coletiva

Estuda as técnicas de assistência de enfermagem aplicadas ao indivíduo, família e comunidade, principalmente no contexto dos programas e políticas públicas de saúde. Alguns dos principais assuntos abordados são: conceito de saúde coletiva, sistema de saúde no Brasil, principais problemas de saúde de diferentes grupos sociais, como sistematizar as intervenções em enfermagem à população, etc.

Onde estudar Enfermagem

Conheça algumas  instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Enfermagem:

Veja também:

Enfermagem

Gostou de saber o que se estuda na faculdade de Enfermagem? Era mais ou menos isso que você imaginava do curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin