dcsimg

O que se estuda em Engenharia de Produção?

Descubra o que se estuda na faculdade de Engenharia de Produção, quais as principais matérias do curso e onde estudar para se destacar nesta profissão!

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção combina conhecimentos das engenharias com conceitos de gestão e faz uma ponte entre a área técnica e o setor administrativo das empresas.

O engenheiro de produção é responsável por administrar e controlar a produção de bens e serviços. Ele tem a missão de gerenciar os recursos de uma empresa, fazer o planejamento e melhorar a qualidade dos processos produtivos.

A exemplo de outros cursos de engenharia, quem escolhe a faculdade de Engenharia de Produção estuda muita Física, Matemática e matérias relacionadas com Tecnologia da Informação (TI).

Mas afinal, o que exatamente é estudado no curso de Engenharia de Produção? Quais são as principais disciplinas e assuntos abordados?

Conheça em detalhes o que se estuda em Engenharia de Produção, quais as matérias mais relevantes e os assuntos vistos em cada uma delas. Descubra também onde estudar para se destacar nesta carreira!

O currículo do curso de Engenharia de Produção

A matriz curricular do curso de Engenharia de Produção é organizada de forma diferente em cada instituição de ensino. De modo geral, a faculdade tem duração de cinco anos. Nos dois primeiros anos, apresenta disciplinas básicas, comuns a outros cursos de engenharia. Nos três anos seguintes, o aluno se dedica às matérias de formação específica da profissão.

O nome das disciplinas pode sofrer alterações de uma universidade para a outra, mas o conteúdo visto é praticamente o mesmo. Conheça algumas das principais matérias do curso de Engenharia de Produção e o que se estuda em cada uma delas:

1. Cálculo

Disciplina da área de Matemática que traz os conceitos de função, limites, integrais e derivadas. Exemplifica os diversos tipos de função, como as trigonométricas, exponenciais, compostas e inversas. Estuda também os gráficos destas funções.

2. Física

Estuda conceitos gerais da Física, como a dinâmica dos movimentos de translação e rotação, as leis de Newton, energia e potência, equilíbrio de corpos, sistema internacional de medidas, ondas sonoras, dinâmica dos fluidos, etc.

As disciplinas de Física envolvem atividades práticas em laboratórios, onde se realizam experiências sobre rotação dos corpos, gravitação, conservação do momento linear e aprende-se sobre o tratamento de dados e análise de erros experimentais.

3. Algoritmo e Programação

Tem como objetivo desenvolver no aluno a capacidade de escrever programas de computador utilizando linguagens de programação, desenvolver e testar algoritmos. São abordados assuntos como: código-fonte, etapas de compilação, estruturas digitais, armazenamento binário, etc.

4. Processos de Fabricação

Discute os principais processos de fabricação utilizados na indústria e a relação existente entre a forma de planejar e fabricar um produto. Estuda os métodos de usinagem e fabricação, como torneamento, fresamento, estampagem, soldagem, fundição e laminação, entre outros.

5. Planejamento e Controle da Produção

Refere-se ao gerenciamento das atividades de produção. Estudam-se ferramentas para análise e melhoria dos processos, como elaborar um mapeamento, modelar fluxos de produção, a construção de indicadores de desempenho e a sistematização das técnicas de produção.

6. Gestão da Qualidade

Busca o gerenciamento e controle da qualidade dos processos de produção. Aborda os principais conceitos da área, o gerenciamento da satisfação do cliente, a padronização dos procedimentos e estratégias de melhoria dos processos, entre outros.

7. Gestão de Resíduos

Traz algumas noções gerais sobre resíduos sólidos e líquidos, como minimizar a geração destes materiais, como reaproveitá-los, qual o seu destino final e a legislação específica para o tratamento dessas substâncias.

8. Engenharia do Produto

Compreende o conceito e o desenvolvimento de produtos. Nesta disciplina o estudante desenvolve habilidades para selecionar os materiais adequados para a fabricação de um determinado produto, identificar e resolver problemas de engenharia do ponto de vista do processo de fabricação, utilizar os recursos computacionais na etapa de criação de novos produtos, etc.

9. Ergonomia

Estuda as relações entre os homens e as máquinas, nossa postura quando estamos em um posto de trabalho, as normas regulamentadoras e de segurança. Dentre os assuntos estudados estão: biomecânica ocupacional, aspectos legais e normativos, análise e projeto de postos de trabalho, mensuração do corpo humano, problemas de saúde relacionados à ergonomia, acessibilidade das pessoas aos seus postos de trabalho, etc.

10. Gestão de Manutenção

Proporciona uma visão dos conceitos, técnicas e estratégias mais utilizadas na gestão da manutenção de equipamentos. Estudam-se os tipos de manutenção, as práticas básicas e as técnicas mais modernas, a terceirização do serviço de manutenção e os critérios de confiabilidade.

Onde estudar Engenharia de Produção

Conheça algumas das principais instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Engenharia de Produção:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um engenheiro de produção?

Gostou de saber o que se estuda em Engenharia de Produção? Ficou interessado em cursar esta faculdade? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin