dcsimg

O que se estuda em Publicidade?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Publicidade, quais as principais matérias do curso e onde estudar para se destacar nesta profissão!

publicidade_600

O publicitário é o profissional que trabalha elaborando estratégias de comunicação, que podem ter o objetivo de vender um produto ou ideia, promover uma empresa, fortalecer a imagem de uma marca e até cuidar da imagem pessoal de políticos ou pessoas famosas.

A faculdade de Publicidade, também conhecida como Publicidade e Propaganda, possui muitas disciplinas das áreas de Comunicação e Marketing. O objetivo é formar um profissional completo, capaz de fazer o planejamento de divulgação, atender a clientes diversos, ter ideias criativas, redigir textos publicitários e produzir campanhas para as diversas mídias.

Mas afinal, o que se estuda exatamente no curso de Publicidade? É preciso ser uma pessoa criativa para entrar na faculdade? Tem que entender de fotografia?

Se você está pensando em fazer uma faculdade de Publicidade, conheça em detalhes o que se estuda neste curso, quais são as principais matérias e os assuntos abordados. Veja também onde estudar para se destacar nesta área!

O currículo do curso de Publicidade

Antes de mais nada, se você pretende cursar Publicidade, saiba que não são exigidos conhecimentos específicos para entrar na faculdade: basta ter concluído o ensino médio.

É claro que se você for criativo, isso poderá ajudá-lo bastante durante o curso. Agora, se você se acha pouco inventivo, não se preocupe. Algumas disciplinas têm o objetivo de despertar esta criatividade e mostrar ao aluno como buscar fontes de inspiração.

Para fazer uma campanha não basta ter uma ideia incrível, existe muito trabalho por trás da produção de uma peça publicitária. E é na faculdade que o profissional aprende essas diversas etapas, que envolvem redigir um texto, fotografar, editar imagens e sons, traçar o perfil do consumidor, elaborar um planejamento de marketing e até avaliar o impacto que a campanha exerce no consumidor.

Vamos conhecer algumas das principais disciplinas da faculdade de Publicidade e os assuntos abordados em cada uma delas:

1. Língua Portuguesa – Produção Textual

Tem como objetivo exercitar no aluno a capacidade de escrever e interpretar textos. Apresenta as principais normas da Língua Portuguesa, os tipos de texto, como eles são estruturados, como manter a coesão e a coerência.

A disciplina tem um enfoque maior em textos publicitários. Aborda as técnicas de redação em diferentes meios (impresso, eletrônico, radiofônico, cinematográfico, etc.), as fases e estilos, as principais expressões brasileiras e como redigir anúncios.

2. Teoria da Comunicação

Apresenta um panorama histórico da comunicação, como ela foi evoluindo ao longo dos anos e quais as principais redes de comunicação global. Oferece uma visão crítica sobre a história dos meios de comunicação, suas diferentes tecnologias e tendências para o futuro.

3. Fotografia Publicitária

Introduz o processo fotográfico na perspectiva da propaganda. Ensina a utilizar os equipamentos corretamente, a cuidar da iluminação e como elaborar o planejamento da foto, escolhendo o fundo, cenário, modelos, produtos, etc.

4. Introdução à Mídia

Traz alguns fundamentos e técnicas básicas de mídia. Apresenta os meios de comunicação como veículos de propaganda. Entre eles, podemos citar: jornal, rádio, outdoor, televisão, revista e cinema. Discute-se sobre as características, vantagens e desvantagens de cada meio, assim como sua capacidade de comercialização.

5. Pesquisa de Mercado

Aborda as técnicas de elaboração e análise de pesquisa de mercado. Traz os conceitos de público e opinião pública, ensina a planejar a pesquisa, definir a amostragem, coletar, organizar e analisar os dados.

Também são abordados alguns conceitos e fundamentos de estatística, bem como a utilização de softwares para realizar análises quantitativas e qualitativas.

6. Técnicas de Veiculação

Discute as principais características dos veículos de comunicação, qual o público-alvo e as melhores estratégias publicitárias para cada um desses meios. São apresentadas as técnicas básicas para a produção de peças publicitárias, como por exemplo: enquadramento das câmeras, roteiro, iluminação, sonoplastia, edição de imagens, etc.

7. Redação Publicitária na Mídia Eletrônica

Estuda as técnicas para a produção de textos de propaganda em meios eletrônicos. São vistos métodos para a criação de vinhetas, jingles e spots, como desenvolver roteiros de comerciais para TV e cinema, as técnicas e tendências de publicidade na internet, entre outros.

8. Comunicação e Marketing

Traz os conceitos de marketing, produto, mercado e consumidor. Apresenta métodos de desenvolvimento de estratégias de vendas e como realizar um planejamento em marketing.

9. Comportamento do Consumidor

Estuda o mercado, os modelos de comportamento dos consumidores e os fatores que influenciam nas decisões de compra. Aborda assuntos como: adoção de novos produtos, identificação de segmentos de mercado, os mercados mais atrativos e as tendências do setor.

Onde estudar Publicidade

Confira algumas das principais instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Publicidade:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

 

Veja também:

Faculdade de Publicidade

Pretende fazer uma faculdade de Publicidade? Com qual das disciplinas apresentadas você mais se identificou? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin