dcsimg

O que se estuda em Serviço Social?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Serviço Social, quais as principais matérias e onde cursar esta graduação!

servico_social_600

O assistente social, profissional formado em Serviço Social, tem o objetivo de promover a cidadania e um mundo mais justo. Ele combate as desigualdades, luta por melhores condições de vida para populações carentes e defende os direitos humanos ajudando pessoas a terem acesso à educação, saúde, moradia, etc.

Parte do seu trabalho envolve situações de exclusão social, nas quais as pessoas são discriminadas ou vivem à margem da sociedade. O assistente social procura entender o processo que levou uma pessoa, ou grupo de pessoas, a estar nesta situação e cria ações para reverter o problema, integrando este indivíduo novamente à sociedade.

Se você está pensando em fazer faculdade de Serviço Social, conheça em detalhes o que se estuda neste curso e quais as principais disciplinas. Veja também onde encontrar a faculdade certa para se destacar nesta carreira!

O currículo do curso de Serviço Social

Cada instituição de ensino organiza a grade curricular do curso de Serviço Social de uma maneira diferente. O nome das disciplinas nem sempre é o mesmo se compararmos a matrizes curriculares de faculdades diferentes, mas o conteúdo abordado é praticamente igual.

Em comum, as graduações em Serviço Social apresentam diversas matérias sobre Sociologia, História, Ciência Política e Antropologia. A maior parte do curso é formada por disciplinas teóricas, que exigem bastante leitura e dedicação por parte dos alunos.

Durante a faculdade são realizados diversos debates entre professores e estudantes com o objetivo de entender as diferentes classes e manifestações sociais, a realidade em que vivemos e de que forma é possível ajudar pessoas que estejam em situação de fragilidade.

Para entender melhor o que se estuda na faculdade de Serviço Social, vamos conhecer algumas das principais disciplinas do curso e os assuntos abordados em cada uma delas:

1. Sociologia

Apresenta as origens das Ciências Sociais, as grandes correntes do pensamento social e uma análise da vida em sociedade através de situações concretas do nosso cotidiano. Estuda o modo como acontece a produção e formação da sociedade e de classes sociais.

2. Filosofia

Traz algumas noções básicas sobre o pensamento filosófico e aprofunda os estudos nas correntes que podem, de alguma forma, influenciar a metodologia de trabalho de assistentes sociais.

3. Antropologia

Estuda o desenvolvimento humano, englobando suas origens, evolução física e mental, características culturais e raciais, costumes e crenças, entre outros. A disciplina de Antropologia no curso de Serviço Social tem o objetivo de discutir as diferenças entre os seres humanos, o conceito de cultura e as manifestações culturais contemporâneas.

4. Direito e Legislação Social

Demonstra a importância do Direito nas relações entre indivíduos, no contexto social. Traz uma visão geral do direito do trabalho, da legislação referente à aposentadoria, do casamento e seus efeitos, do poder familiar e da guarda dos filhos, da importância de se ter uma residência, etc.

5. Política Social

Estuda as políticas sociais e a questão da cidadania em sociedades capitalistas. Discute quais são as atuais políticas públicas de assistência social no Brasil, as perspectivas futuras sobre o sistema de proteção social e a contribuição do Serviço Social na produção de conhecimentos teóricos e práticos para a elaboração destas políticas.

6. Pesquisa em Serviço Social

Apresenta os diferentes tipos de pesquisa, bem como sua função na produção de conhecimento e na intervenção social. Estudam-se técnicas de coleta de dados, como identificar o tema da pesquisa, métodos de pesquisa nas ciências sociais, definição do objeto a ser pesquisado, mapeamento e procedimentos metodológicos.

7. Classes e Movimentos Sociais

Apresenta um cenário da sociedade contemporânea, da estrutura das classes brasileiras, das condições de vida das pessoas e suas manifestações políticas, sociais e culturais. Estuda o conceito de classes e movimentos sociais, seu desenvolvimento histórico no mundo e no Brasil.

8. Administração e Planejamento em Serviço Social

Trata do trabalho de um assistente social na prática. Estuda os diferentes processos de gestão nas esferas públicas e privadas, a organização burocrática, o planejamento estratégico do assistente social e a prestação de serviços nas diversas áreas sociais.

Discute como são formulados os programas e projetos sociais, como implementá-los, monitorá-los e avaliá-los.

Onde estudar Serviço Social

Conheça as principais instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Serviço Social:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Faculdade de Serviço Social

Gostou de saber o que se estuda em Serviço Social? Ficou interessado em cursar esta faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin