dcsimg

Oportunidades e o Curso em Sistemas de Informação

As novidades e oportunidades com o amadurecimento da inserção profissional dos jovens profissionais de sistemas de informação.

O Curso de Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação já recebeu diversos nomes distintos dependendo da instituição em que é ministrado. Este que também é chamado de Administração em Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Análise de sistemas, ou mesmo Tecnologias de Informação. O curso vem sendo difundido cada vez mais nos últimos tempos, há bastante procura também pela sinergia entre aspectos computacionais e de gestão. Esse aumento se deve não só ao número de alunos que optam por esse curso, mas também ao número de instituições que tem passado a oferecê-lo.

Definição do termo “Sistemas de Informação”

Sistema de Informação é o termo utilizado para definir, ou descrever, um sistema que possui uma base de dados volumosa. Esses sistemas buscam, além de armazenar, organizar e automatizar o uso destas informações, de maneira a apoiar e otimizar a execução de tarefas, funções ou processos dentro de uma organização. Um Sistema de Informação engloba, não somente o software e o hardware, como também os processos que são executados fora das máquinas, e também seus agentes.

As Bases do Curso de Sistemas de Informação

O curso de sistemas de informação possui uma natureza interdisciplinar, mas, em sua grade curricular pode haver pequenas variações, dependendo da instituição que ministra o curso. Assim como outros cursos relacionados à área da computação, o curso de Sistema de Informação tem também um forte embasamento matemático, exigindo do aluno o cálculo e raciocínio lógico, e também em teorias computacionais. O curso de Sistemas de Informação, oferece também, além destes já mencionados, uma base em fundamentos de organizações e administração. Desta forma, este curso oferece uma formação sólida em engenharia de software, gerência de Projetos, administração de sistemas e de redes, ciência da informação, estrutura de dados e teoria de sistemas.

Título e Perfil do Profissional

O aluno aspirante ao curso de Sistema de Informação recebe o título de Bacharel em Sistemas de Informação ao final da graduação. Durante a carreira profissional, espera-se que o jovem profissional tenha conhecimentos para atuar no planejamento, análise, avaliação e utilização de tecnologias modernas de informação, de propor novas tecnologias para utilização e solução de problemas organizacionais, gerando mudanças e transformando o mercado. Ele deve ser também, capaz de conceber e implementar modelos computacionais para solucionar problemas reais de qualquer natureza.

É interessante que o jovem profissional Bacharel em Sistema de Informação tenha características ligadas a autoconfiança, curiosidade, criatividade, facilidade e habilidade no tratamento interpessoal, possuir uma capacidade crítica às implicações políticas, sociais e econômicas do uso das tecnologias computacionais. O profissional de Sistemas de Informação deve ser dinâmico e se manter atualizado, buscando o aprendizado contínuo e assim, estar sempre pronto para atender às necessidades do mercado.

Áreas de Atuação em Sistemas de Informação

Assim como em todos os cursos ligados à computação, o campo de trabalho para o Bacharel em Sistemas de Informação é muito vasto. Novas tecnologias e sistemas de informação surgem a cada dia que passa, aumentando assim, os campos de trabalho e a necessidade de profissionais na área.
O Bacharel em Sistemas de informação pode atuar tanto na área acadêmica, lecionando ou fazendo pesquisas, quanto trabalhando em organizações, aplicando os conhecimentos adquiridos na faculdade. Este profissional pode atuar em empresas de todos os portes, sendo elas públicas ou privadas, onde poderá executar as seguintes atividades: Prospecção de novas tecnologias de informação, gerenciamento de recursos tecnológicos e de serviços de tecnologia, gerenciamento de projetos, gestão e implementação de sistemas de informação, consultoria e auditorias de sistemas de informação e, planejamento e implantação de infra-estrutura de tecnologia de informação. Este profissional também pode atuar nas áreas de logística, planejando e administrando rotas, marketing e venda, gerenciando a comercialização de produtos e serviços, bem como suporte técnico e análise de testes.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin