dcsimg

Paisagismo

Gostaria de estudar Paisagismo? Veja aqui como você pode se formar nesse curso.

O que é paisagismo?

Com o grande desenvolvimento urbano, as áreas verdes das cidades estão diminuindo gradativamente e, por isso, faz-se necessário o planejamento paisagístico que valorize o conforto e o meio ambiente para os seres humanos. Desse modo, pode-se adequar os espaços verdes nos acelerados centros urbanos do Brasil.

paisagismo

É de suma importância que a sociedade entenda e valorize os profissionais formados em Paisagismo. Afinal eles exercem funções muito além da jardinagem, pois o paisagismo está relacionado com áreas do saber como Arquitetura, Agronomia, Desenho Geométrico e Belas Artes. Nesse curso, o aluno entende que as plantas são elementos vivos e, por isso, ele entra em íntima relação com as teorias mais importantes que as envolvem. Dessa forma, ele pode criar jardins, áreas de lazer, caminhos, pavimentação, dentre outros lugares que possam ser inseridos de forma funcional e criativa no ambiente.

O paisagista, além de elaborar locais verdes, deve ter o cuidado de adequar a iluminação, as cores, o tamanho da área útil para o desenvolvimento de lindos locais com sua arte.

Cursos de pós-graduação

Mesmo o campo de paisagismo sendo bem vasto, ainda não existe um curso de graduação nessa área no Brasil; no entanto, os profissionais que são formados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia podem fazer uma pós-graduação em Paisagismo. Existem diversos cursos de pós-graduação nesse setor que formam profissionais com a função de montar um ambiente paisagístico que seja agradável e funcional; esses cursos têm a duração de 18 meses e são desenvolvidos no período noturno, matutino ou a distância.

Grade do Curso de Pós-graduação

Veja as principais disciplinas desenvolvidas no curso de pós-graduação de Paisagismo:

  • História da Paisagem e do Urbanismo
  • Homem, Cidade e Meio Ambiente: percepção da paisagem
  • Vegetação: componente ambiental aplicado ao projeto
  • Projeto de Paisagismo – Residencial, Comercial, Praças e Parques
  • Arte, Cultura e Paisagem
  • Noções de Topologia
  • Aspectos Técnicos da Infraestrutura do Projeto Paisagístico
  • Instalações Elétricas e Hidráulicas no Paisagismo
  • Biomas Brasileiros e Ecologia Urbana
  • Patrimônio Urbanístico e Cultural
  • Projetos para o Espaço Público
  • Arquitetura da Paisagem e Sustentabilidade

Instituições de ensino com pós-graduação em Paisagismo

Essas são algumas das instituições de ensino superior que oferecem pós-graduação na área de paisagismo.

  • Centro Universitário Belas Artes – Belas Artes – São Paulo – SP
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS
  • Faculdade Católica de Uberlândia – Católica – Uberlândia – MG
  • Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco – FCHPE – Recife – PE
  • Instituto Brasileiro de Educação Continuada – INBEC – Em quase todos os estados do Brasil
  • Universidade Federal de Lavras – UFLA – Lavras – MG

A profissão

O Paisagismo ainda é uma ciência relativamente nova para a sociedade; é disciplina abordada dentro dos cursos de Arquitetura, Agronomia, Belas Artes e até mesmo em Biologia. Entretanto é necessário fazer uma pós-graduação em Paisagismo para ser um paisagista. Todo grande projeto paisagístico envolve outros profissionais como o engenheiro e o arquiteto. O profissional formado em Paisagismo necessita de conhecimentos de Climatologia. O grande objetivo do paisagista é unir o bem-estar do ambiente ao ser humano.

A seguir as áreas em que o profissional paisagista pode atuar:

  • Arquitetura de Interiores e Paisagismo

O profissional dessa área poderá compor equipes de elaboração de projetos, técnicas e métodos de projeto de ambientes interiores e paisagismo, visando à concepção e à execução de ambientes confortáveis, humanos, lúdicos e funcionais, que atendam às necessidades humanas de conforto físico e psicológico.

  • Arquitetura da Paisagem

O paisagista dessa área pode atuar em diversas modalidades do segmento paisagístico nos âmbitos público e privado, visando à solução de questões urbanas e ambientais pertinentes à arquitetura da paisagem, considerando os aspectos funcionais, estéticos e ambientais.

  • Paisagismo: Espaços públicos e privados

O profissional desse ramo pode realizar planejamentos paisagísticos tanto para as áreas privadas quanto para as públicas, visando ao bem-estar das pessoas envolvidas. Essa área envolve projetos para empresas, edifícios, conjuntos habitacionais e residências como casas, sítios e apartamentos.

  • Paisagem e ambiente

O paisagista desse setor elabora projetos públicos e privados da paisagem urbana de caráter habitacional; avalia os papéis dos espaços no cotidiano com foco nas formas, dimensões e distribuição e desenvolve métodos e técnicas de interpretação do sítio urbano, com ênfase nos padrões ambientais de apropriação com o objetivo de elaborar sistemas de espaços livres urbanos.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o paisagista é bem amplo e está em expansão devido aos preços dos serviços prestados estarem mais baixos, sendo um salário médio de R$ 2.000,00. Entretanto, o paisagismo é bem elitizado; desse modo, somente as empresas e pessoas de classe social mais elevada solicitam os serviços desse profissional.

O paisagista está se tornando peça fundamental para o bem-estar das pessoas nas cidades que estão em grande crescimento, pois com tanto asfalto e prédios em construção, a área verde está cada vez mais rara nos centros urbanos, o que vem gerando muito estresse e até mesmo problemas de saúde. Por esses motivos esse profissional é bem valorizado nessas áreas.

Já pensou em fazer um curso de pós-graduação em Paisagismo? Conte para nós nos comentários o que pensa sobre essa profissão e o que sabe sobre esse assunto.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin