dcsimg

Polícia Federal

Você sabe como funciona o curso preparatório para Polícia Federal? Confira o artigo que preparamos pensando em você. Saiba mais sobre o curso, a profissão, o mercado de trabalho e a média salarial.

A Polícia Federal é uma instituição policial brasileira, vinculada ao Ministério Público, cujo objetivo é exercer a segurança pública para a preservação da ordem e a insalubridade das pessoas, bem como os interesses e os bens da União. A instituição age de maneira efetiva na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho, além de inúmeras outras ações por todo o território nacional. Exercendo exclusivamente as funções de Polícia Judiciária da União.

policial

De acordo com o artigo 144, parágrafo 1º, da Constituição Federal, a Polícia Federal, é instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira.

A sede da Polícia Federal está situada em Brasília, no Distrito Federal, possuindo unidades descentralizadas em todas as capitais dos estados brasileiros, como em delegacias e postos avançados nas diversas cidades do país.

Curso

O ingresso na Polícia Federal se dá por meio de concurso público, com provas de conhecimentos, títulos e aptidão física, sendo necessário que o candidato ao cargo tenha um diploma, devidamente registrado, de bacharel em qualquer curso de graduação e qualquer instituição reconhecida pelo MEC.

Após o candidato ser aprovado no concurso e assumir a vaga, ele já pode passar por cursos de formação profissional oferecidos pela Academia Nacional de Polícia, que tem como missão, formar e especializar profissionais de segurança pública para exercerem, com excelência, suas atribuições, bem como, formular e difundir a doutrina policial em defesa da sociedade.

A profissão

O agente de Polícia Federal é uma profissão bastante séria, pois executa investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, bem como desempenha outras atividades de interesse do Órgão.

Os policiais federais têm um plano de carreira organizado em classes: 3ª Classe, 2ª Classe, 1ª Classe e Classe Especial, e todo agente da Polícia Federal concursado e nomeado inicia sua carreira na 3ª Classe. Após cerca de 3 anos, o profissional pode subir para a 2ª Classe. As promoções para a 1ª Classe e para a Classe Especial acontecem a cada cinco anos, aproximadamente.

O Decreto nº 7014/2009 define os seguintes critérios para promoções na carreira de Policial Federal:

  • Exercício ininterrupto do cargo (na terceira classe, por três anos, para promoção da terceira para a segunda classe; na segunda classe, por cinco anos, para promoção da segunda para a primeira classe; na primeira classe, por cinco anos, para promoção da primeira para a classe especial);
  • Avaliação de desempenho satisfatória;
  • Conclusão, com aproveitamento, de curso de aperfeiçoamento.

Mercado de trabalho

O salário inicial desse profissional é de R$ 7.514,33, mas a partir de janeiro de 2015, o piso salarial inicial passará a ser de R$ 8.702,20.

Concurso Público

O concurso público para agente da Polícia Federal não acontece anualmente e é bastante concorrido, pois uma oportunidade de trabalho na Polícia Federal é sempre alvo de muita concorrência por todo o país. O concurso acontece em duas fases.

A primeira fase tem o objetivo de selecionar candidatos para o Curso de Formação Profissional na Academia Nacional de Polícia e conta com cinco tipos de avaliação:

  • Exame de habilidades e conhecimentos: é composto de uma prova objetiva com 120 questões de língua portuguesa, atualidades, raciocínio lógico, legislação especial e noções de informática, administração, contabilidade, economia, direito penal, processual penal, administrativo e constitucional. A prova objetiva tem duração de 5 horas e é de caráter eliminatório e classificatório.
  • Prova discursiva: elaboração de texto dissertativo de até 30 linhas. A prova discursiva é aplicada na mesma data da prova objetiva e também tem caráter eliminatório e classificatório.
  • Exame de aptidão física: barra fixa, impulsão horizontal, natação (50 metros) e corrida (12 minutos). Esse exame tem caráter totalmente eliminatório.
  • Exame médico: também de caráter eliminatório.Avaliação psicológica: o caráter da avaliação psicológica também é eliminatório.

Já na segunda fase do concurso os candidatos classificados fazem o Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, com duração aproximada de 4 meses, em regime de internato. A ordem de classificação é baseada na nota obtida no curso e determina a escolha de lotação dos candidatos, ou seja, a unidade onde o agente vai trabalhar. Os candidatos mais bem classificados têm prioridade de escolha entre as localidades disponíveis.

Durante todo o período do concurso, desde sua inscrição até a nomeação, os candidatos são submetidos a investigações sobre sua idoneidade e conduta, podendo também ser avaliado em exame antidrogas.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão.

E você, o que achou sobre o curso para Policial Federal? Conte-nos aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin