dcsimg

Produção Audiovisual

Conheça o curso de Produção Audiovisual, onde estudar e como está o mercado de trabalho!

Audiovisual

A Produção Audiovisual é um segmento que envolve a área de produção artística, cultural e multimídia para a circulação em diversos tipos de meios de comunicação.

O profissional formado em Produção Audiovisual trabalha na elaboração e produção de conteúdos publicitários, documentais, jornalísticos e artísticos, o que inclui roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização. Sua participação é fundamental na confecção de vídeos e filmes.

Além disso, quem se forma em Produção Audiovisual pode atuar em cinematecas, museus de imagens e som, rádios e centros de documentação privados e estatais.

É um campo de trabalho amplo e que está em expansão, pois lida com todos os tipos de linguagem: cinema, televisão, internet e todas as produções que conjugam imagem e som.

O Curso

No Brasil, o curso de Produção Audiovisual é oferecido na modalidade “curso superior de tecnologia”, que confere o grau de tecnólogo. Trata-se de um curso com duração de 5 semestres e que pode ser feito de forma presencial ou a distância (EAD).

Assim como acontece com todos os cursos superiores tecnológicos, o de Produção Audiovisual é focado na prática da profissão, com disciplinas voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.

Grade do Curso

A grade do curso de Produção Audiovisual varia de acordo com a instituição.

Veja alguns exemplos de disciplinas que você poderá encontrar no curso de Produção Audiovisual:

  • Análise Textual
  • Animação
  • Captação de Recursos
  • Computação Gráfica
  • Cultura Brasileira
    Edição de Imagem e Som
  • Estética e História da Arte
  • Ética e Legislação
  • História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo
  • Marketing
  • Mídias Digitais
  • Planejamento, Orçamento e Custos
  • Pós-produção
  • Processos de Produção
  • Produção Musical
  • Roteiro
  • Sistemas Técnicos
  • Sonoplastia
  • Técnicas de Iluminação
  • Teorias da Comunicação

Faculdades de Produção Audiovisual

Existem 38 faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso superior de tecnologia em Produção Audiovisual, sendo que apenas uma delas é pública:

  • Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Entre as faculdades privadas que oferecem o curso de Produção Audiovisual, podemos citar:

A profissão

O profissional formado em Audiovisual pode exercer diversas funções como direção, roteiro, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos. Além disso, ele pode trabalhar com redação, produção e edição de programas de rádio e televisão. Esse campo está em constante crescimento, pois o cinema nacional está ganhando qualidade e visibilidade. Outra vertente que gera bastantes oportunidades são as emissoras televisivas, as rádios, a publicidade e o investimento nas produções via mídia digital e mobile.

Veja os caminhos que você pode seguir se fizer o curso de Produção Audiovisual:

Animação

O profissional que optar em seguir essa área exercerá funções como elaboração de imagens utilizando desenhos, fotografia, massa de modelar, papel e computação gráfica.

Captação de som

O profissional de audiovisual que preferir esse ramo irá trabalhar na escolha de equipamentos e microfones necessários e cuida do acústico do ambiente.

Direção

Na direção, o profissional irá gerenciar a execução de um filme exercendo funções como aprovação do roteiro, escolha do elenco, planejamento da produção e definição da iluminação.

Direção de Arte

O profissional que trabalhar nesse campo pode definir os aspectos visuais de um filme; selecionar, junto ao diretor, as cores, os aspectos e os ambientes necessários das cenas; além disso, ele pode escolher o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores. Assim ele garante a qualidade e uniformidade das cenas.

Edição de som

Ao escolher esse setor para trabalhar, o profissional de audiovisual poderá exercer funções como elaboração e edição de trilhas sonoras de qualquer tipo de filme e vídeos.

Montagem

O profissional pode escolher trabalhar com montagem. Nesse campo, ele fará seleções e junção de cenas de modo que seja montada uma narração, ordenada e coerente, possibilitando um teor artístico ao filme e/ou ao vídeo.

Roteiro

O roteirista é de extrema importância, pois ele é incumbido de escrever ou reorganizar a história que o filme ou vídeo irá mostrar.

Fotografia

O profissional que escolher trabalhar com fotografia poderá planejar os elementos que trarão às cenas a ideia, as emoções e o clima que foi escrito no roteiro.

Mercado de trabalho

Devido à retomada e à valorização do cinema nacional e à quantidade de mídias no País, o mercado de trabalho para o profissional formado em Produção Audiovisual está bem aquecido. Além disso, uma parte considerável das oportunidades de trabalho está nos setores de publicidade e programação de TV a cabo.

Uma lei de 2011 estabeleceu que toda emissora de TV a cabo precisa reservar uma parte de sua programação para produções nacionais e isso aqueceu o mercado.

O Estado do Rio de Janeiro é líder na absorção de profissionais da Produção Audiovisual, em parte por sediar grandes empresas de comunicação, como a Rede Globo, e uma série de produtoras. São Paulo também tem uma produção considerável nessa área. No entanto, nos últimos anos começaram a emergir outros mercados, como Pernambuco e Recife, por exemplo, que abrigam uma produção cinematográfica expressiva e um polo de Economia Criativa, respectivamente.

Quem se forma em Produção Audiovisual pode atuar em empresas públicas, no mundo corporativo e também em produtoras independentes e ONGs.

Veja também:

Curso de Cinema

Você já pensou em fazer o curso de graduação em Audiovisual? Conte para nós o que você sabe sobre esse assunto.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin