dcsimg

Descubra quanto tempo dura a faculdade de Pedagogia

Aqui você vai ver quantos anos vai ter que estudar para se formar em Pedagogia, como funciona o curso e boas faculdades onde estudar!

A faculdade de Pedagogia é uma das mais procuradas pelos estudantes brasileiros. O mais recente Censo da Educação Superior aponta que essa graduação é a terceira do país em número de matrículas, com cerca de 680 mil estudantes inscritos!

Tanta procura tem seus motivos: em um país com tantas carências educacionais, o campo de trabalho para o pedagogo é amplo. Há boas possibilidades de emprego em todas as regiões do Brasil.

Como pedagogo, você poderá atuar em instituições de ensino públicas e particulares, trabalhando como professor ou ainda no planejamento, coordenação e gestão pedagógica.

Agora você vai saber quanto tempo dura a faculdade de Pedagogia, quais são as etapas de estudo e as principais matérias do curso. Vai conhecer também a possibilidade de estudar Pedagogia a distância e ver algumas opções de faculdade!

Duração da faculdade de Pedagogia

Todos os cursos superiores do país devem obedecer às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) quanto a conteúdos e cargas horárias, entre outros fatores.

Com o curso de Pedagogia não é diferente. O MEC determina que eles devem ter, no mínimo, 3.200 horas, entre aulas e atividades práticas. Desse total, 20% obrigatoriamente devem ser dedicados aos estágios supervisionados.

Quanto à duração do curso, as faculdades têm certa liberdade de decisão, podendo distribuir os semestres e as matérias da maneira que julgarem mais adequada (desde que cumpram a carga horária mínima de 3.200 horas). Mas, normalmente, os cursos de Pedagogia duram quatro anos.

O que você tem que tomar cuidado é com graduações que oferecem o diploma com uma carga horária menor. Como isso não é permitido pelo MEC, a probabilidade é que essa graduações não estejam autorizadas pelo Ministério e, portanto, os seus diplomas não têm validade.

A graduação em Pedagogia existe tanto no grau de bacharelado quanto no de licenciatura.

A diferença básica entre eles é que a licenciatura forma professores. Já o bacharelado é mais voltado à formação de pedagogos para a gestão e administração das instituições de ensino.

A carga horária mínima é a mesma para os dois graus de formação. Já a oferta é bem diferente. A maioria esmagadora dos cursos de Pedagogia no Brasil é de licenciatura – há mais de 2.000 cursos registrados no MEC, enquanto bacharelados há pouco mais de 30.

Faculdades de Pedagogia reconhecidas pelo MEC

Anote agora algumas opções de faculdades que oferecem graduação em Pedagogia presencial e a distância em vários pontos do país. Todas estão credenciadas pelo MEC e oferecem vantagens como bolsas de estudos, descontos e financiamentos sem burocracia.

Etapas da faculdade de Pedagogia

Pedagogia é um curso com bastante teoria e leitura. Isso você vai perceber logo no início da graduação, quando entrará em contato com assuntos como Psicologia, Antropologia, Sociologia, Filosofia e História, todos eles com foco na área da Educação. Veja algumas das principais matérias que costumam fazer parte do primeiro ano do curso:

  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Filosofia da Educação
  • História da Educação
  • Didática
  • Psicologia da Educação
  • Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem
  • Sociologia da Educação

A partir do segundo ano, começam as matérias específicas sobre o ensino das diversas disciplinas. Elas podem se estender até o quinto período. Confira:

  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Artes
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ciências e Educação Ambiental
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Educação Física
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de História e Geografia
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino nas Creches e Educação Infantil
  • Metodologia Prática de Alfabetização e Letramento

Embora algumas atividades práticas já apareçam nos primeiros semestres, é a partir do terceiro ano que o estudante começa a colocar a mão na massa pra valer, inclusive com o início dos estágios supervisionados. Falamos de disciplinas como:

  • Educação Profissional: Teoria e Prática
  • Pesquisa e Prática em Educação
  • Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil
  • Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Fundamental
  • Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Médio

Na segunda metade do curso ganham força também as matérias voltadas à gestão e administração de instituições de ensino, bem como ao planejamento de cursos e escolas. Alguns exemplos:

  • Planejamento Educacional
  • Educação e Economia Política
  • Supervisão e Orientação Pedagógica
  • Gestão Escolar: Teoria e Prática
  • Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
  • Prática e Estágio Supervisionado em Gestão das Organizações Escolares

Cada vez mais também as graduações em Pedagogia se preocupam com a atualização tecnológica dos alunos. É comum encontrar matérias como Informática Aplicada à Educação e Tecnologia e Novas Mídias.

Ao final, é preciso se dedicar ao chamado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trata-se de uma monografia, de preferência abordando um aspecto da Pedagogia de forma original, que deve ser elaborada pelo aluno com a orientação de um professor.

Quanto tempo dura o curso de Pedagogia a distância

O Ensino a Distância (EAD) vem crescendo muito no Brasil e no mundo. É um jeito de estudar com muito mais conforto, flexibilidade de horários e economia.

Pedagogia é uma graduação que se encaixa perfeitamente nessa modalidade, já que boa parte de seu currículo é de aulas teóricas, que podem ser acompanhadas online. Para isso, as faculdades criam plataformas digitais onde o aluno encontra todos os textos, exercícios, aulas, áudios e vídeos de cada matéria.

Os estágios, claro, são feitos presencialmente, assim como algumas aulas, provas e apresentações de trabalho, no polo de apoio. Os polos funcionam como um posto avançado da universidade e oferecem toda a infraestrutura necessária para a realização do curso.

A carga horária dos cursos de Pedagogia EAD deve obedecer às mesmas diretrizes do MEC para as graduações presenciais, ou seja, 3.200 horas. Os conteúdos são equivalentes e o diploma tem a mesma validade!

Veja também:

Quanto ganha um pedagogo?

O que achou da duração da faculdade de Pedagogia? E do conteúdo do curso? Era aquilo que você esperava? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin