dcsimg

Descubra quanto tempo dura a faculdade de Biomedicina

Já sabe quantos anos são necessários para obter o diploma de biomédico? Descubra aqui!

No curso de Biomedicina o aluno aprende a identificar todos os componentes biológicos que permitem o diagnóstico, tratamento e cura para problemas que afetam o ser humano e o meio ambiente. É uma missão e tanto!

Podemos dizer, resumidamente, que a graduação mistura conteúdos de Biologia e Medicina. Não é à toa que a Biomedicina é apontada por muitos especialistas como uma das profissões mais importantes do futuro próximo!

Por isso mesmo vem atraindo tantos interessados. O número de matrículas tem crescido a passos largos nos últimos anos – já são quase 60 mil atualmente, de acordo com o mais recente Censo da Educação Superior.

Para fazer o curso será necessária uma dose extra de dedicação e paciência. Tem muito conteúdo a ser estudado e muita atividade para realizar em laboratório. Isso vale inclusive para aqueles que optarem por estudar a distância!

Se você está querendo saber quanto tempo dura o curso de Biomedicina, veio ao lugar certo. A seguir a gente vai explicar quanto tempo você terá que estudar até conseguir atuar como biomédico e, de bônus, ainda vamos falar da graduação e de boas faculdades onde estudar. Confira!

Quanto tempo dura a faculdade de Biomedicina?

A faculdade de Biomedicina é feita em, no mínimo, quatro anos – o que, no cálculo do Ministério da Educação (MEC), dá mais ou menos 3.200 horas. Desse total, uma parte (20%) deve ser destinada a atividades de estágio.

Nenhuma instituição de ensino está autorizada a oferecer o curso de Biomedicina com carga horária menor do que essa. Caso você encontre alguma faculdade oferecendo o curso em menos tempo, desconfie na hora! Provavelmente ela não tem autorização do MEC para funcionar. Ou seja: o diploma emitido por ela não vai ter qualquer valor no mercado de trabalho (já pensou que pesadelo?). Fique atento a este ponto para não dar passo em falso.

Mas será que existe alguma forma de fazer o curso de Biomedicina em menos de quatro anos? Estudando a distância, talvez?

Vamos descobrir agora!

Quanto tempo dura a faculdade de Biomedicina a distância?

Os cursos a distância são super apreciados pela flexibilidade que oferecem. Com eles, dá para estudar de casa, do trabalho ou de qualquer outro lugar no próprio ritmo, sem se preocupar em estar presente em determinado horário e local todos os dias.

Só que toda essa facilidade às vezes dá um nó na cabeça – especialmente de quem está atrás de um curso tão complexo como Biomedicina. Será que estudando a distância dá para fazer um curso de quatro anos em menos tempo?

Bom, a resposta pode lhe deixar um pouco desapontado.

É que, por determinação do MEC, os cursos a distância precisam seguir a mesma carga horária dos presenciais – inclusive cumprindo etapas similares. Para obter formação adequada, os alunos dos cursos a distância e dos presenciais precisam encarar os mesmos conteúdos e as mesmas atividades práticas.

E outra: Biomedicina não pode ser feito totalmente a distância. Quem opta por estudar nessa modalidade precisa estar ciente de que vai precisar dispor de vários dias – às vezes mais de uma vez por semana – para ir até a faculdade ou ao polo de apoio presencial assistir às aulas e realizar práticas em laboratório.

O aluno estuda a distância apenas as disciplinas mais teóricas. Para isso, eles contam com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem. Lá, têm acesso ao material didático de cada disciplina, que inclui vídeos, apresentações, apostilas digitais, textos, imagens e tantos outros.

O ambiente ainda oferece ferramentas para entrar em contato direto com professores e tutores, e de conversação com outros alunos do curso.

Quando termina graduação a distância, o aluno sai da faculdade com um diploma reconhecido no mercado de trabalho. Dessa forma, ele pode começar sua carreira como biomédico, prestar concursos públicos na área ou se matricular em cursos de pós-graduação.

Como Biomedicina é recente no formato a distância, poucas faculdades conseguiram autorização do MEC para oferecer o curso nesse formato até o momento. A tendência, nos próximos anos, é que mais e mais instituições adotem essa metodologia de ensino.

Como é a faculdade de Biomedicina?

Biomedicina é oferecido em grau de bacharelado em mais de 250 faculdades por todo o Brasil.

O curso aborda conteúdos das áreas de Física, Química, Matemática, Estatística, Ciências Biológicas, Comunicação, Informática, Economia, Gestão Administrativa, doenças mais comuns, meio ambiente, Citopatologia, Genética, Biologia Molecular e diagnóstico laboratorial.

Vão ser quatro anos de estudos bem intensos. Prepare-se!

Tamanho esforço tem recompensas mais adiante. O campo de trabalho para os biomédicos é super bom e continua a crescer. É possível que o recém-formado encontre trabalho rapidamente em uma destas áreas:

  • Clínicas e hospitais
  • Laboratórios de análise de alimentos
  • Laboratórios de análises clínicas e toxicológicas
  • Indústria farmacêutica
  • Indústrias de bioderivados
  • Empresas de exames radiológicos
  • Empresas de bioengenharia
  • Empresas de análise ambiental
  • No ensino superior (para os que tiverem mestrado ou doutorado)

Onde encontrar a faculdade de Biomedicina?

Antes de se matricular em Biomedicina é bom saber que a maioria das vagas está em faculdades particulares. Elas respondem por quase 97% das mais de 40 mil vagas em Biomedicina disponíveis hoje no Brasil.

Para obter uma boa formação nesta área não tem segredo. Basta escolher uma faculdade bem avaliada pelo Ministério da Educação. Essa é a maior garantia de que você vai entrar num curso de qualidade e vai fazer bonito no mercado de trabalho depois que terminar os estudos.

Para ajudar a encontrar a faculdade ideal, a gente se adiantou e pesquisou algumas instituições que têm o curso de Biomedicina e atendem aos principais requisitos de qualidade impostos pelo MEC.

Dê uma olhada:

Veja também:

Biomedicina e Medicina: quais as diferenças?

Está pensando em fazer Biomedicina? Na sua opinião é mais legal estudar da forma tradicional ou a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin