dcsimg

Saiba o que se estuda em Contabilidade

O currículo de Ciências Contábeis tem muitas disciplinas da área de Finanças e Administração. Descubra o que se estuda neste curso!

Contábeis

Contabilidade é um curso que vem crescendo bastante na preferência dos brasileiros. Tanto que não foi surpresa quando apareceu entre os 10 mais procurados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com mais de 100 mil inscritos nas edições mais recentes.

Também conhecido como Ciências Contábeis, é o quarto curso com mais alunos no País. De acordo com o último Censo do Ensino Superior, são pelo menos 353,6 mil estudantes fazendo a graduação em Contabilidade atualmente!

Este curso superior vai agradar em cheio quem gosta de lidar com números e tenha interesse em desenvolver uma visão abrangente do cenário político, econômico e financeiro do Brasil e do mundo.

Veja a seguir o que se estuda em Contabilidade e onde estão as melhores universidades para você fazer esta graduação com o reconhecimento do Ministério da Educação!

O currículo do curso de Contabilidade

Se você curte Matemática e Economia, Contabilidade é a escolha certa! O curso tem muitas disciplinas voltadas a temas como Análise de Custos, Operações Financeiras, Administração, Direito Tributário e Estatística.

Curiosamente, muitos currículos de Contabilidade também se propõem a dar uma abordagem mais “humana” à profissão, incluindo na grade matérias sobre Liderança, Ética, Sociologia e Comportamento Organizacional.

Mas grande parte do curso é composta mesmo por disciplinas específicas da profissão. Desde o primeiro semestre o aluno já tem contato com Matemática Financeira, Contabilidade Básica, Economia, Probabilidade e Estatística. Ao longo da graduação as matérias vão ficando ainda mais focadas, com temas que podem envolver Auditoria, Perícia, Atuária, Contabilidade Internacional, Gestão de Riscos, Investimentos, etc.

O currículo varia de acordo com a instituição. O ideal é consultar o site da faculdade do seu interesse ou ligar direto na coordenação do curso para ter acesso à grade curricular completa.

Veja a seguir algumas das principais disciplinas estudadas em Contabilidade ou Ciências Contábeis:

  • Administração Financeira: função e objetivo da empresa, decisões financeiras, propriedade e controle, títulos de dívida, risco, retorno e orçamento, estrutura de capital, mercados.
  • Análise de Custos: custos gerenciais, análises de desempenho, padrões de custos, custos realizados, verificação.
  • Contabilidade Avançada: correção monetária, demonstrações contábeis, inflação, balanço patrimonial, cálculo de ganhos e perdas, avaliação de investimento, balanço social, demonstrações de valor adicionado.
  • Contabilidade Internacional: introdução, normativas norte-americanas e europeias, conversão de moeda, relatórios contábeis internacionais, relação entre o Brasil e o mundo.
  • Contabilidade Introdutória: evolução, conceitos, patrimônio, lucro, investimentos, ativos intangíveis, operações financeiras.
  • Contabilidade Tributária: tributos incidentes sobre receita, comércio exterior, remuneração e trabalho, patrimônio, operações de crédito, lucros e patrimônio.
  • Custos: classificação de custos e despesas, sistemas de custeamento, contabilidade societária, contabilidade tributária, contabilidade gerencial, investimento, perda, gasto e desembolso, despesas fixas e variáveis.
  • Demonstrações Contábeis: balanço patrimonial, tomada de decisões, investimento, demonstração de resultados.
  • Direito Comercial: Comércio, teoria do direito comercial, deveres dos empresários, constituição jurídica das empresas.
  • Fundamentos da Administração: organizações, sucesso empresarial, planejamento, controle, estrutura organizacional, tendências, ética, linhas de abordagem (taylorismo, fordismo), enfoque sistêmico.
  • Introdução ao Marketing: conceitos, funções, comunicação mercadológica, propaganda, comunicação social.
  • Legislação Tributária: sistema tributário nacional, princípios constitucionais, administração tributária, crédito, direito tributário, carga tributária, evasão fiscal, história dos tributos.
  • Liderança e Comportamento Humano: cidadania, política, noções de poder, psicologia social, conceito de grupo, teorias da liderança, gerenciamento.
  • Macroeconomia: mercado, concorrência, demanda, oferta, impostos, controle de preços, consumidor, produtor, mercados, comércio exterior, custos, competitividade, monopólio, oligopólio.
  • Matemática Financeira: pagamentos, taxas, operações financeiras, análises, inflação, amortização, investimentos.
  • Mercado Financeiro: bolsa de valores, sistema financeiro nacional, operações de renda fixa, captação interna e externa, securitização, derivativos, funcionamento das instituições, mercado de ações.
  • Planejamento Estratégico: técnicas de planejamento, orçamento empresarial, controle orçamentário.
  • Probabilidade e Estatística: análise de dados, variáveis, distribuição, simulação, binomial, normal, exponencial, hipergeométrica, probabilidade condicional.
  • Teoria da Contabilidade: conceito de receitas e despesas, pesquisa normativa, teorias gerais da contabilidade, positivismo, normatismo, fluxo de caixa, contratos, agências, prospectos, sinalização, stakeholders, governança corporativa.
  • Teoria das Organizações: história e cultura organizacional brasileira e mundial, mudanças, novas técnicas de gestão.

Mercado de trabalho para quem se forma em Contabilidade

O mercado de trabalho para quem estuda Contabilidade está muito positivo, mesmo com as mudanças recentes nos rumos econômicos do Brasil. Com a difícil tarefa de cortar custos e ainda se manterem competitivas no mercado, muitas empresas recorreram aos contadores para otimizar despesas e fazer investimentos mais acertados.

Não é por acaso que Contabilidade aparece entre as 10 profissões que estão em alta mesmo na crise e, para a alegria de quem está investindo nesta carreira, este cenário deve se manter aquecido por mais alguns anos!

Onde estudar Contabilidade

Quem deseja fazer Ciências Contábeis vai encontrar uma boa oferta nas principais faculdades públicas e privadas em todo o território nacional.

A graduação dura quatro anos, em média. A grande vantagem desse curso é poder ser feito também na modalidade a distância, que, além de custar mais barato que os cursos presenciais, também pode render ao aluno uma boa economia de tempo e dinheiro!

Conheça algumas instituições autorizadas pelo Ministério da Educação a oferecer o curso de Ciências Contábeis:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Ciências Contábeis: carreira e mercado de trabalho

Está querendo fazer faculdade de Contabilidade? Conte para a gente o que você achou da grade curricular do curso!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin