dcsimg

Saiba o que se estuda em Engenharia Mecânica

O currículo de Engenharia Mecânica tem muitas disciplinas ligadas à Física. Descubra o que mais se estuda neste curso!

Engenharia Mecânica

Quem está se preparando para fazer o curso de Engenharia Mecânica já deve ter em mente que vai encarar muitas e muitas horas de estudos de Álgebra, Termodinâmica, Cálculo, Movimento e outras tantas disciplinas das Ciências Exatas.

Esta formação habilita o profissional a criar máquinas e equipamentos para a indústria. É, portanto, uma graduação para quem tem facilidade de lidar com números e entender a lógica por trás de todas as leis da Física – que estarão ao lado do futuro engenheiro mecânico o tempo todo, do primeiro ao último dia na faculdade.

As disciplinas em geral são bastante puxadas e exigem do estudante dedicação em tempo integral.

Veja a seguir o que se estuda em Engenharia Mecânica e onde encontrar faculdades reconhecidas pelo MEC para fazer sua graduação!

O currículo de Engenharia Mecânica

O currículo de Engenharia Mecânica traz muitas atividades práticas em laboratórios. Como a maioria dos cursos de Engenharia disponíveis no mercado, os primeiros anos de estudo servem para solidificar os conhecimentos gerais da área. A partir do terceiro ano, o aluno passa a se envolver em atividades mais específicas da sua habilitação.

São cinco anos de carga horária intensa, com disciplinas específicas do campo da Física, como Eletromagnetismo e Termodinâmica, e da própria Engenharia Mecânica, como Controle de Sistemas, Metrologia, Materiais e Dinâmica das Máquinas. Temas como gestão de projetos, ética e a questão ambiental também podem ser abordados.

As disciplinas podem variar de uma universidade para outra. Algumas oferecem o curso de Engenharia Mecânica com foco em determinada área de atuação, com ênfase, por exemplo, em mecânica para automóveis, aeronáutica, armamentos, mecatrônica, naval e até em projetos empresariais.

Conheça as principais disciplinas oferecidas no curso de Engenharia Mecânica:

  • Álgebra Linear: espaços vetoriais, transformações lineares, dependência linear, base, dimensão, subespaços, ortogonalidade e isometria.
  • Automação: sistemas pneumáticos, circuitos abertos, sensores, sistemas hidráulicos, retroalimentação, processos produtivos, controladores lógicos programáveis.
  • Computação: programação estruturada, linguagens, problemas, algoritmos e programas, modelos de computadores, variáveis e tipos de dados, estruturas de controle, funções, parâmetros e argumentos, registros e arquivos.
  • Desenho Técnico: desenhos manuais, tipos de representação, tipos de desenho, instrumentos, normas técnicas, geometria descritiva, projeções de peças, escala, perspectiva, modelos, normas e séries de rosca, parafuso e porca, representação completa e simplificada, montagens mecânicas.
  • Dinâmica das Máquinas: vibrações, movimento de base e desbalanceamento rotativo, modelagem de sistemas, sistemas contínuos, controle passivo.
  • Economia: organização econômica, sociedade, temas econômicos cotidianos nacionais e internacionais, modelos e supostos econômicos, decisões, micro e macro economia.
  • Elementos de Máquinas: junções por meio de soldas, rebites, parafusos, molas elásticas e elementos simples.
  • Eletricidade: leis fundamentais, circuitos, série e paralelo, teoremas dos circuitos, circuitos magnéticos, transformadores.
  • Eletromagnetismo: carga elétrica, campo, potencial elétrico, corrente elétrica, resistência e circuitos de corrente contínua, indução, magnetismo e ondas eletromagnéticas.
  • Equações Diferenciais: interpretação geométrica, equações de primeira e segunda ordem, sistemas de dimensão, séries de potências, funções.
  • Estática: grandezas escalares, forças, equilíbrio, dimensões, paralelas, atrito, máquinas, estabilidade e inércia.
  • Estatística: análise exploratória de dados, probabilidade, dependência e independência, eventos condicionados, variáveis aleatórias, funções de variáveis aleatórias, esperança matemática, testes de hipóteses e de aderência.
  • Ética: análise dos códigos de ética profissionais, direitos humanos, ética e engenharia.
  • Fabricação Mecânica: usinagem, sistemas de referência, tolerâncias dimensionais, cadeias dimensionais, intercambialidade, teoria de processamento, sequências de fabricação, documentação, planos de processos, montagem e controle.
  • Física: trabalho e energia, movimento simples, bidimensional e tridimensional, leis de Newton, partículas e conservação do momento, rotação, equilíbrio.
  • Geometria Analítica: coordenadas cartesianas, produto escalar e vetorial, translação e rotação, retas e planos, distância e ângulo, coordenadas polares, cilíndricas e esféricas.
  • Gestão Ambiental: recursos naturais e desenvolvimento, impactos ambientais, poluição, recursos hídricos, controle da poluição hídrica, gerenciamento de resíduos sólidos, gestão ambiental de empresas.
  • Gestão de Projetos: organização, administração, teorias, ambiente, estrutura, planejamento e estratégia, tecnologia e comportamento, arquitetura das organizações, metodologias de modelagem organizacional.
  • Máquinas Hidráulicas: bombas hidráulicas de fluxo, coeficientes adimensionais, rotação, tubulações, estação elevatória, turbinas hidráulicas, noções de aproveitamento hidroelétrico.
  • Materiais Sólidos: estrutura dos sólidos, imperfeição dos sólidos, fenômenos de difusão, discordância, resistência, microestruturas de equilíbrio, propriedades mecânicas, deformação, tratamentos térmicos, corrosão, tratamentos termoquímicos.
  • Mecânica dos Fluidos: estática dos fluidos, dinâmica, cinemática dos fluidos, volume de controle, escoamentos.
  • Mecânica Newtoniana: vetores, cinemática, forças, leis de Newton, trabalho, forças conservativas, energia potencial e mecânica, movimento linear, colisões, cinemática, inércia.
  • Medidas Mecânicas: sistema de medidas, instrumentos de medidas, grandezas mecânicas, interfaces eletrônicas, medidas de posição e deformação, velocidade e aceleração, força e pressão, acústicas, de fluxo e temperatura.
  • Metrologia Industrial: metrologia mecânica dimensional, sistemas de ajustes e tolerâncias, definições e técnicas de medição, unidades e padrões fundamentais, controle de qualidade.
  • Motores: motores de combustão interna, combustíveis, preparação, sistemas de ignição, performance, análise de emissões, turbinas a gás, turbo máquinas, sistemas termoelétricos de conversão de energia.
  • Projeto Mecânico: máquinas operatrizes, elementos de máquinas, máquinas de elevação e transporte, programas para desenho mecânico.
  • Química: estrutura atômica, estequiometria, propriedades periódicas, ligações químicas, química orgânica, aplicações tecnológicas, gases.
  • Sistemas de Controle: controle automático, dinâmica dos sistemas de controle, análise de erro em regime estacionário, otimização de sistemas, compensação de sistemas de controle.
  • Termodinâmica: comportamento termodinâmico, calor, trabalho, conservação de massa e energia, eficiência termodinâmica, entropia.

Onde estudar Engenharia Mecânica

A profissão de engenheiro mecânico é regulamentada. Só pode exercer a atividade quem tem diploma superior em Engenharia Mecânica reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e possui registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Se você quer atuar nesta área, não vai ter dificuldade de encontrar o curso de Engenharia Mecânica nas principais faculdades públicas e privadas do Brasil.

Esta graduação é um bacharelado com cinco anos de duração e a maioria das instituições oferece apenas a modalidade presencial de ensino. Com um pouco de pesquisa é possível encontrar faculdades que têm o curso a distância com reconhecimento do MEC.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia Mecânica:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Engenharia Mecânica: curso, profissão e faculdades

O que achou das disciplinas estudadas em Engenharia Mecânica? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin