dcsimg

Saiba o que se estuda em jornalismo

O currículo de Jornalismo tem disciplinas de diferentes áreas das Ciências Humanas e muitas atividades em laboratório. Descubra o que se estuda neste curso!

jornalismo_600

Jornalismo é um curso fácil de ser encontrado em um grande número de universidades públicas e privadas de todas as regiões do País. É comum receber o nome de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo e, vez ou outra, aparece na lista dos mais disputados do vestibular.

É uma graduação que forma profissionais especializados na técnica de produzir e distribuir informações em diversos meios: rádio, televisão, jornais, revistas, internet e até via celular.

Ao entrar em Jornalismo, o estudante irá ter acesso a matérias de diferentes áreas do conhecimento, como Filosofia, Sociologia, Direito, Comunicação e Antropologia.

Conheça a seguir o que se estuda em Jornalismo e onde estão as melhores universidades para quem quer fazer bonito nesta carreira!

O currículo do curso de Jornalismo

As disciplinas tratadas ao longo dos quatro anos de duração do curso variam bastante. Vão desde as mais abrangentes, como Cultura Brasileira e Comunicação Comparada, até as mais focadas, como Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo e Técnicas de Redação.

O currículo prevê uma carga horária alta de disciplinas teóricas e algumas atividades em laboratório.

Pode-se dizer que o curso é dividido em três grandes eixos, com disciplinas da Teoria da Comunicação, das Ciências Humanas e da Prática do Jornalismo.

Durante a graduação, o aluno terá que se dedicar bastante à leitura de jornais, revistas, sites e ficar ligado em tudo o que se passa no Brasil e no mundo. As disciplinas das Ciências Humanas e da Teoria da Comunicação vão exigir uma dose extra de leitura acadêmica. O estudante deve estar preparado também para encarar debates em sala de aula envolvendo as ações da imprensa ou os tópicos mais polêmicos da atualidade.

As atividades práticas ocorrem em estúdios de TV, estúdios de rádio e laboratórios de informática. Neles, o aluno vai aprender as principais técnicas da profissão e entender melhor como é o dia a dia de um jornalista. Algumas universidades, principalmente as federais, possuem um canal universitário de TV, com programas produzidos por estudantes dos semestres mais avançados. Uma dica legal é se informar sobre toda a infraestrutura disponível na instituição onde você quer estudar!

As principais disciplinas de Jornalismo

Veja a seguir o que se estuda nas principais disciplinas oferecidas nos cursos de Jornalismo pelo País. A grade curricular não é única e pode mudar de acordo com a instituição escolhida.

Para saber exatamente as matérias que a faculdade do seu interesse oferece, acesse o site da instituição ou fale diretamente com a secretaria do curso de Jornalismo.

De maneira geral, as disciplinas teóricas são apresentadas logo nos primeiros semestres. As práticas são distribuídas da metade para o final do curso. Confira alguns exemplos:

Ciências Humanas

  • Antropologia: ser humano e sociedade, consumo, cultura, natureza, ética, religião.
  • Ciência Política: políticas públicas e privadas, história da política no Brasil e no mundo, novas tecnologias, legislação, responsabilidade social.
  • Cultura Brasileira: identidades culturais, multiculturalismo, teorias da cultura.
  • Direitos Humanos: fundamentos, abordagens e discussões sobre o tema, relações étnicas, raciais, culturais e políticas.
  • Filosofia: pensamento clássico, teoria do conhecimento, produtos culturais, correntes contemporâneas.
  • Semiótica: signo, significado, significação, produção de sentidos, teorias semióticas, elementos estéticos.
  • Sociologia: pós-modernidade, globalização, movimentos sociais.

Teoria da Comunicação

  • Audiovisual: fundamentos da linguagem audiovisual: rádio, TV, internet e as transformações causadas pela revolução digital.
  • Comunicação Comparada: produção e consumo de informação, controle, internacionalização, processos sociais, econômicos e políticos da Comunicação.
  • Ética Jornalística: valores universais e relativos, direitos autorais, liberdade de imprensa, responsabilidade, princípios constitucionais, Código de Ética.
  • Fundamentos do Jornalismo: história, práticas passadas e atuais, interesse público, imparcialidade, gêneros jornalísticos.
  • História da Comunicação: transformação do Jornalismo ao longo dos anos, Revolução Francesa, Revolução Industrial, capitalismo, história da imprensa no Brasil, transformações tecnológicas.
  • Planejamento Estratégico em Comunicação: jornalismo organizacional, definição de público, publicidade, marketing, relações públicas, comunicação corporativa.
  • Teoria da Comunicação: correntes teóricas, principais linhas de pensamento, Jornalismo contemporâneo.

Prática em Jornalismo

  • Telejornalismo: produção, pauta, gravação e edição em TV, tecnologias e formatos.
  • Radiojornalismo: som, locução, produção de programas radiofônicos, reportagens.
  • Redação Jornalística: lide, pirâmide invertida, estrutura textual, prática de desenvolvimento de textos.
  • Fotojornalismo: técnicas, fotografia digital, fotorreportagem, análise e edição de imagens, produção de fotografias em campo e em estúdio.
  • Técnicas de Apuração e Entrevista: criação de pautas, observação, pesquisa, escuta, checagem, entrevista e fontes de informação.
  • Editoração: estética, edição de fotos, banco de imagens, planejamento e produção.
  • Jornalismo Digital: produção de notícias para sites e redes sociais, linguagens, tendências, conteúdos multiplataformas.
  • Jornalismo Impresso: prática de reportagem para os diversos veículos impressos (jornais, revistas, folhetins).

Onde estudar Jornalismo

Não é difícil encontrar o curso de Jornalismo (ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo) nas grandes faculdades públicas e privadas pelo Brasil afora.

Para exercer a profissão não é obrigatório ter diploma de curso superior em Jornalismo, mas dificilmente uma empresa contrata alguém sem formação na área.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Jornalismo:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Conheça os cursos de Jornalismo mais baratos do Brasil

Está pensando em fazer Jornalismo? O que achou da grade curricular? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin