dcsimg

Saiba o que se estuda em Turismo

O currículo de Turismo é bem variado, com matérias de História, Gestão e Cultura! Descubra o que mais se estuda neste curso!

Turismo

Quem quer seguir a carreira em Turismo tem duas opções principais de formação: o curso de bacharelado, com três ou quatro anos de duração, e alguns superiores de tecnologia, com no mínimo dois, dependendo da faculdade.

A diferença entre eles é que o curso de tecnólogo, por ser mais curto, tem o foco voltado aos aspectos mais operacionais da gestão em Turismo. Já o bacharelado oferece uma visão mais generalista da profissão.

É uma atividade que tem se profissionalizado bastante nos últimos anos, com a ampliação do turismo nacional e as facilidades de viajar para o exterior. Quem quer entrar nesta carreira, independentemente do tipo de curso escolhido, vai ter que dedicar bastante tempo de estudo aos aspectos gerais e específicos da profissão, além de aprender sobre gestão e empreendedorismo.

Veja a seguir o que se estuda em Turismo e onde localizar as melhores universidades para fazer esta graduação!

O currículo do curso de Turismo

O currículo de Turismo varia bastante de faculdade para faculdade, mas algo vale para todas: o curso tem muitas disciplinas voltadas à prática da profissão, como técnicas de hotelaria, destinos turísticos, recepção e realização de eventos, por exemplo. A parte gerencial também ocupa uma boa parte da grade e o aluno vai passar por algumas matérias voltadas à administração de empreendimentos de turismo.

Além do bacharelado e do tecnólogo, algumas faculdades oferecem ainda a licenciatura em Turismo, voltada ao ensino da profissão e com disciplinas da área de Pedagogia.

Com opções para todos os gostos, é importante ficar de olho na grade curricular da faculdade onde você quer estudar para ter certeza que irá fazer o tipo de curso que mais lhe interessa.

Conheça a seguir algumas das principais disciplinas de Turismo, que aparecem com frequência tanto nos cursos de bacharelado e licenciatura como nos superiores de tecnologia:

  • Gestão de Organizações Turísticas: administração de empresas, teorias da administração, diferentes abordagens e escolas de pensamento, organizações do setor, tomada de decisão, funções, planejamento, liderança e controle.
  • Fundamentos do Lazer: trabalho e lazer, aspectos sociais, história, urbanização, meios de comunicação, políticas públicas para o lazer, atividades, entretenimento, tendências.
  • Patrimônio Cultural: bens imateriais, processos de formação de patrimônio, políticas patrimoniais, bens naturais, bens culturais, análise de produtos turísticos.
  • História do Turismo: histórico, aspectos conceituais, desenvolvimento, dificuldades, estrutura e dinâmica do turismo no Brasil.
  • Trabalho de Campo: oferta turística, tipos de turista, demanda, segmentação de mercado, turismo atual.
  • História da Cultura: concepções teóricas, cultura, comunicação, arte, estética, antropologia, sociologia, filosofia.
  • Hospitalidade: conceitos, origens, desenvolvimento, infraestrutura, aspectos nacionais e locais, hospitalidade e serviços de hospedagem.
  • Políticas Públicas em Turismo: ações governamentais, políticas públicas de turismo no Brasil, órgãos reguladores e de fomento ao turismo, o terceiro setor, Organização Mundial do Turismo, Ministério do Turismo, órgãos públicos, políticas de incentivo, regulamentação, capacitação profissional, divulgação.
  • Turismo Ambiental: turismo rural, de aventura, ecoturismo e outras modalidades, questões ambientais, econômicas e socioculturais, sustentabilidade, educação para o Turismo, políticas, conservação, limites, casos e visitas técnicas.
  • Turismo Histórico: principais polos de turismo histórico no Brasil, história dos locais, legado cultural, período Imperial, movimentos migratórios e imigratórios, transformações urbanas, impacto econômico.
  • Hospedagem: histórico, classificações, características, operações hoteleiras, marketing, organização, empreendedorismo, evolução.
  • Economia do Turismo: consumo, investimento, gasto público, equilíbrio fiscal, financiamento, impacto econômico do Turismo, demanda doméstica, importações e exportações, câmbio, crescimento e desenvolvimento econômico do Turismo no Brasil, macroeconomia, microeconomia, economia local, regional, nacional e internacional, políticas econômicas, desenvolvimento do turismo.
  • Ética e Legislação: ética nos negócios turísticos, atuação profissional, legislação, organismos reguladores, Código de Defesa do Consumidor, ocorrência de acidentes, direito comercial e direito do trabalho.
  • Empreendimentos Turísticos: tipos de empreendimentos, visita técnica, desenvolvimento de plano de marketing para empreendimentos turísticos, meios de transporte, relacionamento interpessoal, agências de turismo.
  • Áreas de Proteção Ambiental: trabalho em campo (visitas), cartografia, realidade local, análise de dados, roteiro de pesquisa, análise de paisagem.
  • Organização de Eventos: definição de estratégia, administração, coordenação, concepção, elaboração e realização de eventos.
  • Operação e Gestão de Viagens: gestão de informações, consultoria, comercialização de produtos e serviços turísticos, inovações tecnológicas, mercado turístico.
  • Projetos Turísticos: gestão de projetos, processos, etapas, desenvolvimento, projetos empresariais, fontes, recursos e financiamentos.
  • Destinos Turísticos: principais características dos destinos turísticos do Brasil e do mundo, planejamento e desenvolvimento de novos pontos de interesse, os diversos segmentos e a evolução da atividade.
  • Gestão de Pessoas: Recursos Humanos, análise de cargos, recrutamento, seleção, técnicas de integração, desenvolvimento de talentos e motivação, remuneração, análise de desempenho, liderança, negociação, mediação de conflitos, gestão por competências.
  • Língua Inglesa: compreensão oral e escrita, produção oral e escrita para o turismo.
  • Turismo e Gestão Ambiental: a atividade turística e a conservação dos recursos naturais, equilíbrio dos ecossistemas, preservação, qualidade ambiental, operações, legislação, certificação ambiental.

Qual o melhor curso de Turismo: bacharelado ou tecnólogo?

A resposta a essa pergunta depende exclusivamente das suas expectativas profissionais. Para quem quer entrar mais rapidamente no mercado de trabalho e se interessa mais por aspectos específicos da profissão, talvez o ideal seja optar por um curso superior de tecnologia. Nesse caso, são duas opções à disposição:

  1. Gestão de Turismo – ensina a atuar no planejamento e desenvolvimento de atividades turísticas, como agências de viagens, transportadoras e consultorias. Quem se forma nesse curso também pode trabalhar com desenvolvimento de políticas públicas, comercialização e promoção de produtos e serviços turísticos. O curso tem duração mínima de dois anos e pode ser feito tanto presencialmente como a distância.
  1. Hotelaria – trata da gestão de hotéis, pousadas, estâncias, resorts, flats, spas, hotéis-fazenda e complexos turísticos. O aluno terá uma visão ampla da área e vai conhecer desde os processos operacionais mais simples até técnicas avançadas de gerenciamento, marketing e empreendedorismo. O curso também tem duração mínima de dois anos e pode ser feito de modo presencial ou a distância.

Porém, se a sua ideia é se aprofundar bastante na área e ter acesso a disciplinas que, além do aspecto prático, são voltadas também à pesquisa e desenvolvimento de projetos, então o ideal é optar por um bacharelado em Turismo. Com pelo menos três anos de duração, o curso está disponível num bom número de faculdades públicas e privadas pelo País e algumas ainda oferecem a possibilidade de estudar a distância.

Onde estudar Turismo

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Turismo, Gestão de Turismo ou Hotelaria:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Hotelaria e Turismo: curso e mercado de trabalho

Está a fim de estudar Turismo? O que achou das disciplinas? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin