dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Odontologia da Unicid

Veja como funciona o curso de Odontologia na Unicid: o que se estuda, quanto custa, como entrar e financiar a faculdade!

Odontologia

A graduação em Odontologia prepara o profissional para atuar no cuidado da saúde bucal da população. Ao longo do curso, o estudante aprende as técnicas de prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos dentes, à gengiva e à mordida.

O curso costuma estar sempre entre os mais concorridos na área da Saúde, atrás apenas de Medicina. A procura se deve principalmente a dois motivos: alta empregabilidade e possibilidade de salários elevados.

A profissão é regulamentada. Só pode exercê-la quem passar por uma faculdade de Odontologia reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e tiver registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO).

A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) é uma das instituições credenciadas pelo MEC a oferecer o curso de Odontologia. É uma referência em graduação, especialização e mestrado.

Veja como ingressar no curso de Odontologia da Unicid. Saiba o que se estuda, quanto custa e quais as formas de financiar seus estudos!

Quanto tempo dura o curso de Odontologia da Unicid

O curso de Odontologia da Unicid tem duração de quatro anos. A Universidade oferece turmas no período matutino e noturno.

O que se estuda no curso de Odontologia da Unicid

No Brasil, os cursos de graduação devem atender às diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo MEC. No caso de Odontologia, o currículo deve contemplar três áreas de conhecimento:

  • Ciências Biológicas e da Saúde: são matérias básicas que ajudam a entender o funcionamento do corpo humano. Estudam-se a estrutura e o funcionamento dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, entre outros temas.
  • Ciências Humanas e Sociais: essas disciplinas ajudam a entender diversos aspectos relacionados aos indivíduos e à sociedade. O objetivo é discutir o processo saúde-doença do ponto de vista social, cultural, comportamental, psicológico, ecológico, ético e legal.
  • Ciências Odontológicas: são as matérias específicas do curso, que incluem conteúdos teóricos e práticos sobre as patologias bucais, os tratamentos clínicos e odontologia pediátrica, por exemplo.

No curso, o estudante aprende a fazer diagnósticos e exames (como raio-X, por exemplo), conhece os materiais utilizados em restaurações, estuda conteúdos específicos como Oclusão, Dentística, Endodontia, Periodontia, Prótese, Implantodontia, Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais.

Veja algumas disciplinas que fazem parte do currículo de Odontologia da Unicid:

  • Anatomia Humana
  • Bases Moleculares e Celulares
  • Diversidade Étnico-Cultural
  • Farmacologia
  • Fisiologia Humana
  • Imunopatologia
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Língua Portuguesa
  • Programa Interdisciplinar
  • Teleodontologia

Além do estágio obrigatório, para se formar o estudante deve fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a orientação de um professor.

Como funcionam as práticas do curso de Odontologia da Unicid

Odontologia é uma profissão que exige muita prática e contato com os pacientes. Por isso, o curso da Unicid proporciona várias oportunidades de aulas em laboratórios e estágios. O objetivo é conhecer as diferentes necessidades de um público também diverso, como crianças, adultos e idosos.

As atividades práticas de Odontologia da Unicid são realizadas na Clínica Dr. Fernando de Sousa Lapa, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Lá, os alunos contam com equipamentos atualizados e procedimentos de referência em biossegurança.

Sob a supervisão de professores, os estudantes prestam diversos tipos de atendimento: ações preventivas contra cáries, higienização bucal, aplicação de flúor e triagem para tratamento clínico são alguns exemplos. Na clínica são realizados também implantes, prevenção de câncer bucal, controle de traumatismo dentário e outros atendimentos.

Onde encontrar o curso de Odontologia na Unicid

A graduação em Odontologia da Unicid é oferecida apenas na modalidade presencial. Confira o endereço do campus:

  • Rua Cesário Galeno, 448/475 – Tatuapé – São Paulo (SP)

Como entrar na faculdade de Odontologia da Unicid

Confira os caminhos que podem levar você ao curso de Odontologia da Unicid:

  • Vestibular: A prova é formada por uma redação e 35 questões de múltipla escolha. As inscrições e as provas têm data definida.
  • Vestibular agendado: é uma forma alternativa de vestibular em que o estudante se inscreve no site para disputar vagas ainda em aberto. O resultado sai 48 horas depois da prova.
  • Nota do Enem: A Unicid exige como nota mínima 30% ou mais no Enem. Outra vantagem é que a inscrição é gratuita.
  • Transferência: se você já cursa Odontologia em outra universidade, pode ter acesso a vários benefícios ao transferir para a Unicid, como descontos, isenção de matrículas e financiamento.
  • Segunda graduação: se você já fez uma faculdade e quer entrar em Odontologia, pode contar com descontos nas matrículas e mensalidades. Dependendo da sua primeira graduação, é possível validar matérias já cursadas e se formar em menos tempo.

Quanto custa o curso de Odontologia da Unicid

O valor do curso de graduação em Odontologia da Unicid é calculado por semestre. A semestralidade pode ser paga em seis vezes (matrícula mais cinco parcelas) ou nove vezes (matrícula mais oito parcelas).

O valor depende do semestre em que o estudante está matriculado e as parcelas podem ficar entre R$ 1.300 a R$ 2.000, aproximadamente.

Como gastar menos e financiar o curso de Odontologia na Unicid

Depois de colocar na ponta do lápis os investimentos na faculdade de Odontologia, vale pesquisar as formas de diminuir os custos. Veja algumas alternativas:

  • Bolsas de estudo por mérito acadêmico: A Unicid oferece bolsas que cobrem 100% de todo o curso. Para concorrer, é preciso participar do vestibular tradicional e atingir a nota mínima de 75%.
  • Incentivo para pagamento em dia: é um percentual de desconto sobre cada mensalidade paga até a data de vencimento, o que representa uma boa economia ao longo da graduação.
  • Financiamento Pravaler: É uma linha de crédito estudantil oferecida pela Unicid em que o estudante paga 50% do valor da mensalidade e após formado quita o restante ao longo de todo o período equivalente ao curso. No primeiro ano da faculdade não são cobrados juros.
  • Bolsa Enem: é um programa de benefícios para alunos que atingiram pontuação alta no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, a Unicid oferece vagas no curso de Odontologia em dois programas do Governo Federal voltados a estudantes de baixa renda:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): distribui bolsas integrais e parciais (que cobrem 50% da mensalidade). O candidato deve atender aos requisitos mínimos de escolaridade e renda familiar, além de ter participado do Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): é um programa que financia a faculdade a juros baixos. O estudante começa a pagar a dívida depois de se formar. Atualmente, o acesso ao FIES está cada vez mais limitado, mas graduações na área da Saúde costumam estar entre os cursos prioritários. Para participar, também é preciso atender aos requisitos de renda e ter realizado alguma prova do Enem a partir de 2010. O desempenho mínimo exigido é de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

Mais informações sobre o curso de Odontologia da Unicid

Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o curso Odontologia, acesse o site da Unicid.

Veja também:

Odontologia: carreira, perfil e mercado de trabalho

E então, o que você achou do curso de Odontologia da Unicid? Tem interesse em entrar? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin