dcsimg

Vale a pena fazer Arquitetura? Descubra

Conheça as principais áreas de atuação de um arquiteto, como é o curso e se esta carreira tem a ver com você!

arquitetura_indice

A principal função de um arquiteto é planejar áreas internas e externas (como casas, edifícios ou praças) sempre pensando no conforto, funcionalidade e estética dos ambientes.

Esta faculdade costuma atrair estudantes que se interessam tanto por design e estética como por cálculo, desenho e técnicas de construção.

Mesmo se tratando de uma carreira tradicional e com um bom mercado de trabalho, muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena investir em uma faculdade de Arquitetura, se terão um bom retorno financeiro e que tipo de atividades profissionais poderão desenvolver.

Escolher uma faculdade é um passo importante na construção de sua carreira. Por isso, para tomar sua decisão procure saber o que será estudado no curso de Arquitetura e quais as possibilidades de atuação depois de formado!

Vale a pena fazer a faculdade de Arquitetura?

Depende! Essa resposta não é única para todo mundo e varia muito conforme suas habilidades, interesses pessoais e objetivos profissionais.

O importante é pesquisar muito sobre as profissões que chamam sua atenção e identificar qual delas se encaixa melhor nos seus planos para o futuro.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o curso e a carreira em Arquitetura:

O que se estuda em Arquitetura?

O curso de Arquitetura tem disciplinas das Ciências Exatas e das Ciências Humanas. Algumas matérias são dedicadas ao estudo da arte e têm o objetivo de desenvolver um olhar estético nos alunos. Porém, boa parte da carga horária é destinada a cálculos, técnicas de construção, estruturas dos materiais e projetos arquitetônicos.

Saber representar graficamente objetos, plantas baixas, fachadas ou construções é fundamental para um arquiteto. Esta habilidade é desenvolvida em disciplinas sobre desenho técnico, geometria e representação computacional.

O estudante de Arquitetura deve estar preparado para colocar a mão na massa, pois durante os cinco anos de duração do curso ele participará de diversas aulas práticas e terá que desenvolver projetos de planejamento de espaços, desenho de plantas, criação de maquetes, etc.

Veja algumas das principais disciplinas encontradas na faculdade de Arquitetura:

  • Computação Gráfica
  • Conforto Ambiental
  • Desenho
  • Geometria Descritiva
  • Instalações Técnicas
  • Mecânica dos Sólidos
  • Paisagismo
  • Patrimônio Histórico
  • Projetos Arquitetônicos
  • Sistemas Estruturais
  • Sociologia Urbana
  • Urbanismo

Perfil profissional do arquiteto

Espera-se que um bom arquiteto seja criativo e tenha sensibilidade para planejar espaços confortáveis, funcionais e que reflitam o gosto dos clientes.

É importante saber representar graficamente os espaços, seja desenhando a mão ou utilizando programas de computador.

Outra qualidade desejável é a habilidade em gerenciar projetos e equipes. Um arquiteto precisa coordenar a execução de construções ou reformas e lidar com profissionais de diferentes áreas, como decoradores, eletricistas, construtores, etc.

Onde um arquiteto pode atuar?

O setor da construção civil é um dos que mais empregam arquitetos. Porém, existem outras áreas em que ele pode atuar, como por exemplo:

  • Restauração e preservação de patrimônios históricos e culturais
  • Planejamento urbano
  • Arquitetura de interiores
  • Paisagismo

Muitos profissionais escolhem trabalhar de forma autônoma e montam seu próprio escritório de Arquitetura. Outros preferem ser contratados e encontram oportunidades de emprego em empresas públicas e privadas de diferentes setores: construtoras, indústria moveleira, empresas de restauro de edifícios, secretarias de planejamento urbano, etc.

Onde estudar Arquitetura?

A profissão de arquiteto é regulamentada por lei. Por esta razão é obrigatório ter um diploma superior em um curso de Arquitetura e Urbanismo reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, as atividades profissionais só podem ser exercidas por quem tem um registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Arquitetura:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Ainda está em dúvida? Conheça algumas alternativas

Se você se identifica com alguns aspectos da profissão de arquiteto, mas ainda tem dúvidas sobre se vai realmente gostar desta carreira, talvez possa considerar a possibilidade de fazer outra faculdade.

Conheça alguns cursos que possuem semelhanças com a Arquitetura:

  • Tecnólogo em Design de Interiores – é um curso superior com duração média de dois anos e que tem como foco a projeção e decoração de espaços internos considerando fatores estéticos, de ergonomia e conforto. Se você ficou entusiasmado com o lado criativo da profissão de arquiteto, mas não se interessa por cálculos ou pela parte técnica, então esta pode ser uma boa opção para você.
  • Engenharia Civil –se o que mais chamou sua atenção foram as técnicas de construção, as instalações ou a estrutura dos materiais e quer se aprofundar nas etapas da obra em si, então talvez seja o caso de considerar a faculdade de Engenharia Civil.

Veja também:

Quanto ganha um Arquiteto?

Este artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas? Compartilhe conosco seus questionamentos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin