dcsimg

Vale a pena fazer Direito? Descubra

Saiba em que áreas um profissional de Direito pode trabalhar e descubra se esta carreira combina com você!

JuizO Brasil é o país que tem o maior número de cursos de Direito no mundo. Esta graduação é uma das mais antigas e tradicionais. Apesar disso, continua atual e com um mercado de trabalho sempre aberto a novos profissionais.

A procura por este curso é grande. Segundo o último Censo da Educação Superior, Direito lidera o ranking das graduações com o maior número de estudantes matriculados. São mais de 800 mil por todo o País!

Mesmo com tanta gente apostando nesta formação, algumas pessoas ficam em dúvida se vale a pena fazer a faculdade de Direito, se esta é uma carreira rentável e onde um profissional formado pode trabalhar.

Para saber se esta é uma boa escolha para você, é importante entender o que se estuda durante a faculdade e conhecer as possibilidades de atuação deste profissional.

Vale a pena fazer a faculdade de Direito?

A resposta a esta pergunta é: depende! Mesmo se tratando de uma profissão sólida e com boas oportunidades no mercado de trabalho, é importante que ela se encaixe em seus objetivos profissionais.

Para identificar se essa é a carreira certa para você, é preciso conhecer um pouco mais a fundo os assuntos abordados durante a faculdade e o tipo de profissional que ela forma.

O que se estuda em Direito?

O principal objeto de estudo da faculdade de Direito é a Constituição Federal. Grande parte da carga horária é dedicada a disciplinas sobre leis, como interpretá-las e aplicá-las em situações reais.

As matérias específicas do Direito abordam diversas áreas, como por exemplo:

  • Direito Administrativo
  • Direito Ambiental
  • Direito Civil
  • Direito do Consumidor
  • Direito Empresarial
  • Direito Internacional
  • Direito Penal
  • Direito Previdenciário
  • Direito Trabalhista
  • Direitos Humanos

O objetivo é fazer com que os profissionais saibam interpretar as leis e utilizá-las como um instrumento para mediar conflitos e manter a sociedade organizada.

Para que isto aconteça, não basta apenas entender a Legislação, é importante conhecer a estrutura e funcionamento da sociedade, a realidade das pessoas e como as leis interferem em seu dia a dia. Por esta razão, no curso existem algumas matérias sobre Sociologia, Economia e Teoria do Estado.

Em que áreas um profissional de Direito pode atuar?

Existem dois caminhos principais para quem se forma em Direito: tornar-se advogado ou seguir a carreira jurídica no setor público. Veja as possibilidades de atuação em cada caso:

Advocacia

A função do advogado é defender e representar os interesses de seus clientes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Ele pode se especializar em diversas áreas do Direito, como por exemplo: Trabalhista, Penal, Administrativo, da Criança e do Adolescente, Internacional, Criminal, Familiar, etc.

Parte do trabalho de um advogado é mediar conflitos e promover um entendimento entre as partes envolvidas sem a necessidade de um processo judicial. Se nenhum acordo acontece, então cabe ao advogado elaborar o caso, submetê-lo ao Tribunal de Justiça e acompanhar a evolução do processo.

Uma das condições para atuar como advogado é passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Carreira Jurídica

Para seguir na carreira jurídica é necessário prestar concurso público. Conheça algumas das principais funções:

  • Defensor Público – presta assistência jurídica a quem não tem condições financeiras de contratar um advogado.
  • Delegado de Polícia – atua nas secretarias estaduais de segurança. É ele quem preside os inquéritos policiais, elabora portarias, despachos e autos de prisão. Também coordena as investigações criminais e processos administrativos disciplinares em uma delegacia ou outro órgão policial.
  • Juiz de Direito – dirige os processos e tem autoridade para tomar as decisões, julgar e sentenciar. É uma das carreiras mais almejadas por quem se forma em Direito, principalmente pela estabilidade de emprego e pelos altos salários.
  • Promotor de Justiça – atua no combate à criminalidade e defende os interesses da sociedade. Ele atua em causas que interferem no direito dos cidadãos como um todo: meio ambiente, patrimônio público e cultural, direitos do consumidor, desvio de dinheiro por parte de políticos, etc.

Onde estudar Direito?

Se você ficou interessado em seguir carreira em Direito é importante escolher um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Assim você garante que seu diploma terá validade no mercado de trabalho.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Direito:

Veja também:

Quanto ganha um Advogado?

Ainda tem dúvidas quanto a fazer uma faculdade de Direito? Compartilhe conosco os seus questionamentos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin