dcsimg

Vale a pena fazer Pedagogia? Descubra

Conheça as principais áreas de atuação de um pedagogo e descubra se esta profissão combina com você!

Pedagogia

Pedagogia ocupa o terceiro lugar na lista de cursos com o maior número de alunos matriculados no Brasil. Segundo o último Censo da Educação Superior, fica atrás apenas de Direito e Administração.

Mesmo com tanta procura, muitas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena investir nesta carreira, se é uma profissão rentável e se existem outras opções para um pedagogo além de trabalhar em escolas.

Para descobrir se o curso de Pedagogia é uma boa opção para você, é importante entender o que se estuda nessa faculdade e onde o profissional formado pode atuar.

Vale a pena fazer a faculdade de Pedagogia?

Depende! Não existe uma resposta única para todo mundo.

A melhor opção depende dos seus objetivos profissionais e de seus interesses pessoais. A faculdade que você escolher tem que se encaixar em seus planos para o futuro!

Conhecer um pouco do curso e entender o tipo de profissional que ele forma nos ajuda a tomar uma decisão mais madura.

O que se estuda no curso de Pedagogia?

As disciplinas de Pedagogia são voltadas para o estudo da educação e dos processos de aprendizagem. O curso é bastante teórico e aborda temas como a capacidade de crianças e adolescentes aprenderem conteúdos, os métodos e sistemas pedagógicos e o papel do professor na sociedade.

O estudo das teorias de aprendizagem, da administração de instituições de ensino, das leis e normas da organização escolar brasileira e das técnicas de alfabetização também estão presentes nos quatro anos de duração da faculdade.

Veja algumas das principais matérias que fazem parte do currículo do curso de Pedagogia:

  • Didática e Práticas de Ensino
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial
  • Gestão em Educação
  • Letramento e Alfabetização
  • Metodologia de Ciências
  • Metodologia de Geografia e História
  • Metodologia de Língua Portuguesa
  • Metodologia de Matemática
  • Políticas Educacionais
  • Psicologia da Educação

Onde um pedagogo pode trabalhar?

Um dos caminhos naturais de quem se forma em Pedagogia é trabalhar como professor da educação infantil (pré-escolar) e dos primeiros anos do ensino fundamental. Fora da sala de aula, o pedagogo pode assumir diferentes funções em ambientes escolares e não-escolares.

Saiba em que outras áreas um pedagogo pode atuar:

Administração Escolar

Um pedagogo pode trabalhar na gestão de instituições de ensino desempenhando funções como:

  • Organizar o calendário letivo.
  • Planejar e organizar atividades culturais.
  • Coordenar conselhos de classe.
  • Coordenar reuniões com os pais dos alunos.
  • Desenvolver projetos pedagógicos.
  • Promover eventos de integração da escola com as famílias dos estudantes.
  • Planejar e coordenar reformas curriculares.

Pedagogia Hospitalar

Em hospitais, o pedagogo cuida da educação de jovens e crianças que estão internados. Ele elabora atividades e planos educacionais que respeitam as limitações de cada paciente.

Um dos objetivos é que as crianças não fiquem atrasadas em relação ao conteúdo visto na escola. Outro aspecto importante deste trabalho é ocupar os pacientes para que a experiência no hospital não seja tão traumática.

Os pedagogos que atuam nesta área podem prestar atendimento domiciliar a crianças doentes.

Pedagogia Empresarial

Empresas de diversos tipos contratam pedagogos para trabalhar na área de gestão de pessoas. Um dos principais objetivos da Pedagogia Empresarial é provocar mudanças de comportamento nas pessoas de acordo com a missão da empresa.

Uma das funções do pedagogo é treinar novos colaboradores e garantir que eles possuam todos os conhecimentos necessários para lidar com os procedimentos da empresa.

Ele também coordena equipes no desenvolvimento de projetos e cria metodologias de capacitação contínua dos funcionários.

Orientação Educacional

Na área de Orientação Educacional, o pedagogo lida com alunos e professores.

Sua função é identificar possíveis dificuldades de aprendizagem e conversar com cada aluno individualmente para orientá-lo e descobrir uma forma de melhorar seu desempenho.

Já com os professores, o trabalho é de supervisão das atividades. O pedagogo orienta como elaborar planos de aula, organizar os conteúdos e lidar com alunos dispersos.

Educação Especial

O Pedagogo pode trabalhar com estudantes que tenham necessidades especiais ou que possuam alguma limitação de aprendizado.

Neste caso, utiliza técnicas diferenciadas de ensino e precisa adaptar algumas estratégias, atividades e materiais didáticos conforme as características de cada aluno.

Produção de Material Pedagógico

O pedagogo atua no desenvolvimento de materiais utilizados na educação infantil, que podem ser livros, brinquedos, jogos ou qualquer outro instrumento pedagógico.

Além disso, pode orientar outros profissionais na elaboração de qualquer tipo de material pedagógico, seja para o ensino regular, cursos livres, capacitação profissional, etc.

Onde estudar Pedagogia?

Se você está decidido a fazer Pedagogia, o próximo passo é escolher uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Pedagogia:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um pedagogo?

Ainda está em dúvida se vale a pena cursar Pedagogia? Compartilhe conosco seus questionamentos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin