dcsimg

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

Está pensando em estudar Engenharia? Então confira algumas verdades sobre este curso!

A Engenharia é um dos cursos mais concorridos das universidades. Motivos para tanto interesse não faltam: a profissão paga bem, tem amplo mercado de trabalho e inúmeras especialidades para escolher.

Se você decidiu fazer Engenharia, então é bom já ir preparando o espírito para o que está por vir. O curso não é fácil. No entanto, para quem se dedica, a recompensa chega logo: muita gente garante um bom emprego antes mesmo de se formar!

Para ajudá-lo a encarar essa maratona de cinco anos e se dar bem na carreira, listamos algumas verdades que todo aspirante a calouro de Engenharia precisa conhecer. Confira!

1. Vai ficar indeciso sobre qual Engenharia escolher

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

A Engenharia é um mundo à parte. São tantas as especialidades que fica até difícil escolher: só no Brasil temos mais de 30 tipos diferentes. Conhecer a fundo cada uma delas é importante para fazer a opção correta.

 

2. Vai passar os próximos cinco anos na correria

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

Os cursos de Engenharia – qualquer que seja a especialidade – são puxados. Além de aulas em período integral, as disciplinas exigem muito estudo e dedicação, dado o perfil extremamente técnico da maioria delas. Por isso, se esta é mesmo a carreira dos seus sonhos, prepare-se para entregar-se aos estudos de corpo e alma.

São aulas teóricas, em laboratórios, apresentação de trabalhos, seminários, visitas a campo e provas, além do grande volume de informações para assimilar.

Durante os próximos cinco anos, você vai acordar pensando na Engenharia, dormir pensando na Engenharia, tomar banho e almoçar pensando na Engenharia. Só não vale namorar pensando na Engenharia!

3. A Matemática será sua companhia constante

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

E não apenas a Matemática! Durante toda a faculdade, prepare-se para andar de mãos dadas também com a Química, a Física, a Mecânica, a Hidráulica, a Pneumática…

Nas Engenharias, é comum os estudantes terem acesso a uma grande quantidade de disciplinas das Ciências Exatas logo de cara. Somente a partir do terceiro ano é que começam a fazer uma imersão maior nas disciplinas específicas e passam a ter mais contato com a área escolhida.

4. Vai questionar o porquê de tanta disciplina

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

Sim, isso acontece com a maioria dos estudantes. Por que é preciso estudar tanto Cálculo se escolhi Engenharia Florestal? Onde vou aplicar esses conhecimentos de Geometria? Qual a necessidade de estudar tanta Química se resolvi fazer Computação?

Embora não fique claro de imediato, as disciplinas básicas da Engenharia fornecem a base de conhecimento necessária para toda a prática da profissão mais adiante, independentemente da especialidade escolhida. Essa base irá acompanhar você pelo resto da vida profissional. Portanto, não desanime: estude!

5. Vai pensar em desistir de tudo em alguns momentos…

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

 

Todos os estudantes passam por isso. É tanta atividade, tanto estudo, tanto trabalho que parece que você não vai dar conta de tudo. Mas calma! Fique certo de que a recompensa está por vir mais adiante!

6. Vai ter que aprender ou aperfeiçoar o inglês

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

Engenharia é uma ciência universal. O que se aprende aqui é o mesmo que se estuda na Índia, nos Estados Unidos ou no Japão. Existem muitas oportunidades para engenheiros no exterior, principalmente em multinacionais brasileiras (mineradoras, empreiteiras, petrolíferas). Portanto, ser fluente no inglês é um passo importante para o sucesso na carreira. Aprender uma terceira língua é ainda mais interessante.

Outro motivo importante é que a Engenharia lida essencialmente com tecnologia e, como sabemos, nem toda tecnologia é nacional. Muitos componentes e programas vêm de fora e o suporte técnico é em inglês.

Também há muitos projetos entre universidades brasileiras e internacionais que oferecem a oportunidade bolsas e estágios no exterior.

7. Vai ter que fazer uma pós-graduação

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

Quanto mais especializado o engenheiro, maiores as chances de se dar bem no mercado de trabalho. As engenharias no Brasil têm adotado um perfil gerencial que ainda não é muito abordado na graduação (exceto na Engenharia de Produção). Portando, fica a dica: assim que puder, procure uma pós-graduação que possa ajudá-lo a desenvolver habilidades de gestão de equipes, comunicação e marketing.

8. Vai encontrar um mercado de trabalho bem receptivo

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relevou que, até 2020, o Brasil precisará de mais de um milhão de novos engenheiros!

O mesmo estudo revela que a área tem uma empregabilidade superior a 95% e um dos melhores salários do País.

É comum os estudantes conseguirem bons estágios e já saírem empregados das faculdades.

9. Vai ganhar bem (provavelmente)

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

Os engenheiros estão entre os profissionais mais bem pagos do Brasil. A remuneração média para os primeiros anos de trabalho é de R$ 6 mil. Esse valor, ao longo do tempo, pode chegar aos R$ 60 mil, em cargos de direção em grandes indústrias.

Os salários são bons em todas as regiões do Brasil.

10. Vai ser seu trabalho materializado pelo país afora…

10 verdades sobre o futuro estudante de Engenharia

Dentre as muitas recompensas da carreira em Engenharia, uma das mais gratificantes é ver seu trabalho materializado. Olhar aquele prédio, estrada ou ponte, ver energia chegar a uma cidade, uma empresa se estruturar seguindo suas diretrizes, um robô concebido por você e adotado nas indústrias e pensar: “Eu ajudei a fazer”. Não tem preço!

Saiba mais:

Tipos de Engenharia

E aí, o que achou das verdades sobre o curso de Engenharia? Está animado para encarar essa graduação? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin