dcsimg

A educação é a arma para mudar o mundo

Como a educação pode ser utilizada para melhorar a sociedade em que vivemos.

educacao

Sabe-se que, hoje em dia, as chances de se vencer na vida estão diretamente ligadas ao nível de instrução da pessoa, ou seja, quanto mais se estuda maiores serão as perspectivas para o futuro. Entretanto a educação vai muito mais além, ela é capaz de transformar a vida das pessoas, tanto na prospecção de um futuro melhor, como dito anteriormente, quanto na elevação do próprio ser social, garantindo que esse tenha conhecimento para absorver, interpretar e discorrer sobre novas experiências.

Além disto, deve-se perceber o grande potencial que a educação possui na capacidade de garantir uma característica de reflexão nas pessoas. Para isso, pode-se fazer uma análise de fatos semelhantes que ocorreram no passado a fim de se evitar que essas situações venham a prejudicar o futuro. Acima de tudo, a educação permite que o indivíduo tenha opinião evitando que este venha a ser manipulado em qualquer ocasião por qualquer tipo de pessoa que tenha interesse nessa ação.

Um indivíduo ciente do valor da educação tem a exata noção do que essa representa, não só no particular, mais em toda a sociedade. Por isso, deve-se cobrar para que a educação seja disponibilizada a todos e lutar para que essa seja digna de qualidade e padrões aceitáveis, pois somente assim haverá conscientização, elitização e politização de uma sociedade num todo, de modo que as oportunidades sejam abertas de maneira competitiva e unânime, e não somente por privilégios de poucos.

Uma educação de qualidade deve ser tida como instrumento para um bem maior, no qual uma sociedade inteira tenha plena consciência de seus atos e também dos impactos que suas decisões representam, ou venham a representar, em uma comunidade. Além disso, é objetivo da educação promover sinergia para que todas as conquistas sejam elevadas e também contínuas permitindo sempre melhora para todos os envolvidos.

educacao

No mercado de trabalho a educação deixa de ser objeto de utopia e passa puramente para uma necessidade feroz na qual, hoje em dia, se percebe infelizmente que quem não a possui é deixado para traz. Bons cursos, graduação e pós são requisitos que daqui um tempo mínimos para uma carreira de sucesso com boas opções e salários. Portanto, a necessidade se capacitar é imediata, tal como a de se lutar para que essas oportunidades sejam de qualidade e disponibilizadas a todos que tenham interesse em prosperar.

São inúmeros os precedentes históricos que demonstram grandes conquistas alcançadas por meio de iniciativas que partiam de pessoas intelectualizadas, tal como a Revolução Francesa, matriarca do pensar em direitos humanos por exemplo. Através dessa reflexão, não podemos nos desprender das conquistas já efetuadas e também daquelas que possam ainda ser feitas por meio de um pensar instruído, político e conciso de suas prospecções.

Por fim, deve-se refletir, acima de tudo, que a educação deve ser utilizada para um fim nobre ignorando qualquer possibilidade de se vir a tirar proveito daqueles que não a possuem. Ou seja, deve-se buscar a excelência da informação para todos que, de alguma forma ou outra, se beneficiem mutuamente da boa educação. As pessoas que assim fizerem estarão dignas e merecidas do bom mérito de uma educação de qualidade.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin