dcsimg

Saiba como ter um financiamento do FIES na Anhanguera

Confira o que você precisa saber para pagar as mensalidades de um curso superior na Anhanguera com a ajuda do FIES!

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) é uma das maiores instituições de ensino privado do Brasil e possui unidades espalhadas por todo o país.

Se você quer estudar na Anhanguera e está procurando uma forma de financiar seus estudos, saiba que uma das possibilidades é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), criado em 2004 pelo Governo Federal para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior privado.

Para concorrer FIES o candidato deve atender a alguns critérios, sendo que o primeiro é já estar matriculado na Anhanguera.

Leia nosso guia a seguir e descubra como usar o FIES para ajudar a pagar seu curso superior na Anhanguera!

Posso me inscrever no FIES em qualquer época do ano?

Não. Quando foi criado, o FIES tinha um prazo longo para que os interessados fizessem a inscrição. Dava para se candidatar ao financiamento praticamente todos os meses do ano. Além disso, bastava cumprir os requisitos e ganhar o benefício.

A partir de 2015, o acesso ao FIES ficou mais restrito. Agora é preciso participar de um processo seletivo que, normalmente, ocorre duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Os interessados só podem se inscrever no período determinado pelo MEC – que geralmente dura menos de uma semana.

Como posso usar o FIES para custear meus estudos na Anhanguera?

Antes de se candidatar ao FIES para pagar seus estudos na Anhanguera, você precisa realizar dois passos:

1) Descubra se a unidade da Anhanguera onde você estuda ou quer estudar participa do FIES.

A Anhanguera possui uma boa avaliação junto ao MEC e está autorizada a participar do FIES. No entanto, as unidades e cursos disponíveis podem variar de acordo com o semestre. Quando as inscrições do FIES estiverem abertas, é possível consultar todas as vagas existentes. Verifique se a unidade e o curso de seu interesse oferecem vaga naquela edição.

2) Veja se você atende aos requisitos para se candidatar ao FIES.

Para se candidatar ao FIES na Anhanguera é necessário atender a alguns critérios. São eles:

  • Estar matriculado na Anhanguera
  • Ter renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa
  • Apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos nas médias das provas e nota acima de zero na redação do Enem – vale qualquer edição a partir de 2010

NÃO pode participar do FIES quem:

  • Estiver com a matrícula trancada
  • Já tenha sido beneficiado com o financiamento do FIES
  • Estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC)
  • For bolsista integral do ProUni
  • For bolsista parcial do ProUni em outro curso que não o da inscrição do FIES

Como se inscrever no FIES?

A inscrição para o FIES é feita pela internet, no site FIES Seleção.

Basta informar todos os dados solicitados que o sistema verifica automaticamente se você participou do Enem e se obteve as notas exigidas nas provas. Em seguida, é só selecionar sua opção de vaga e torcer para ficar entre os classificados.

O que fazer se eu for selecionado?

Caso seja selecionado para receber o financiamento, você tem alguns dias para concluir um outro cadastro, desta vez no site do SisFIES.

O passo seguinte é validar todas as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Anhanguera.

Após a validação junto à CPSA é preciso apresentar, na agência bancária (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) todos documentos solicitados para assinar o contrato do financiamento.

É importante cumprir esses dois procedimentos dentro dos prazos definidos pelo MEC para garantir o benefício. Se o estudante perder alguma data, cede a vaga para o próximo classificado da lista.

Tenho o FIES e gostaria de me transferir para a Anhanguera. Isso é possível?

Sim, você pode se transferir para a Anhanguera e continuar utilizando o FIES. O requerimento é feito na instituição de ensino onde você está estudando atualmente e ela deve concordar com a transferência do financiamento. Em seguida, é necessário apresentar toda a documentação necessária no campus da Anhanguera onde você pretende estudar.

Já estudo na Anhanguera e gostaria de solicitar o FIES. Posso fazer isso?

Pode, desde que você atenda aos critérios de renda e de desempenho no Enem. No entanto, é importante lembrar que você não receberá de volta o valor que gastou com as mensalidades anteriores, pois o benefício só passa a valer após a assinatura do contrato.

Qual é o valor máximo que o Fies cobre nas mensalidades da Anhanguera?

O valor máximo coberto pelo FIES pode variar de acordo com o semestre. No entanto, saiba que a imensa maioria das mensalidades da Anhanguera não ultrapassa esse teto.

O curso de Medicina pode ter mensalidade superior ao limite de financiamento do FIES. Nesse caso, o estudante precisa buscar outras formas de cobrir o restante do valor mensal.

Quero fazer um curso EAD na Anhanguera. Sou elegível ao FIES?

Não. O FIES é um benefício concedido somente a alunos de cursos presenciais.

No entanto, existem descontos, financiamentos e bolsas específicos para os cursos a distância. Entre em contato com a Anhanguera para obter informações atualizadas.

Mas afinal, preciso fazer alguma prova para entrar na Anhanguera com o FIES?

Não necessariamente. Você pode entrar na Anhanguera por meio da nota do Enem e, em seguida, solicitar o FIES.

Veja também:

Saiba tudo sobre o reconhecimento da Anhanguera pelo MEC

Está pensando em buscar um financiamento do FIES para pagar a mensalidade da Anhanguera? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin