dcsimg

Descubra como entrar na Anhanguera com a ajuda do ProUni

Veja como descolar bolsa de estudos do ProUni para fazer um curso superior na Anhanguera!

Anhanguera ProUni

Não é à toa que o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) atrai tanta gente: além da imensa oferta de cursos presenciais e a distância, os estudantes contam com uma megaestrutura que inclui laboratórios, salas de aula, equipamentos de primeira linha e boa avaliação junto ao Ministério da Educação (MEC).

Isso sem falar que a Anhanguera está presente em 66 unidades espalhadas pelo Brasil e tem nada menos que 330 polos de apoio em praticamente todos os estados do País.

Se você está de olho na Anhanguera mas não está podendo se comprometer com o custo das mensalidades no momento, saiba que existem alternativas bem interessantes para estudar de graça ou pagando muito pouco. O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma delas!

Veja a seguir como entrar na Anhanguera com a ajuda do ProUni e conheça outras opções para garantir seu curso superior!

O que é o ProUni?

O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal para estimular o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Com ele, é possível estudar com bolsas integrais (que bancam a mensalidade inteira) ou parciais (pagam a metade das mensalidades) em cursos superiores presenciais e a distância.

Para conseguir o ProUni é preciso, antes de tudo, ter um bom desempenho no Enem mais recente. O mínimo necessário para se inscrever é de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação – parece pouco, mas não se engane! Conseguir entrar nos cursos mais procurados vai exigir uma nota muito mais alta, às vezes acima de 700 pontos. A concorrência é grande, por isso quem tem desempenho melhor no Enem entra na disputa com vantagem.

É preciso também atender aos critérios de renda máxima e formação escolar exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). A renda familiar bruta mensal do candidato não pode superar três salários mínimos por pessoa. Já os critérios de formação exigem que o estudante tenha feito o ensino médio em escola pública ou em particular na condição de bolsista integral.

Quem já tem diploma de nível superior não pode participar do ProUni.

Como entrar na Anhanguera com o ProUni?

Quem quiser entrar na Anhanguera com ajuda do ProUni tem duas chances por ano. A quantidade de vagas muda todo semestre, assim como os cursos disponíveis e as unidades participantes.

O candidato só conhecerá quais cursos são oferecidos em cada edição do ProUni no momento de abertura de inscrição, que geralmente acontece nos meses de janeiro e junho. Tudo é feito gratuitamente pelo site oficial do Programa.

Para se inscrever é preciso informar o número de inscrição do Enem (lembre-se que precisa ser o mais recente) e senha. Fique atento à divulgação das datas de abertura do processo seletivo, que normalmente acontece logo após o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O ProUni, além das opções de ampla concorrência, oferece vagas por meio de ações afirmativas, as chamadas cotas.

A disputa acontece entre os candidatos que escolhem o mesmo curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrência.

Quanto é preciso tirar no Enem para conseguir vaga na Anhanguera pelo ProUni?

Depende do curso escolhido e dos concorrentes que o candidato irá encontrar pela frente. A oferta e a procura mudam todo ano – e com ela também a nota de corte.

O que se sabe é que os cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, podem ter nota mínima próxima a 700 pontos. Já os mais tranquilos, como Pedagogia e graduações a distância, por exemplo, podem exigir pouco mais do que a nota mínima, de 450 pontos.

Dá para estudar a distância com o ProUni?

Sim, o ProUni também está disponível para cursos a distância. A cada nova edição do programa é possível consultar se há vagas nas graduações EAD da Anhanguera. Fique ligado!

O benefício é o mesmo das graduações presenciais: o Governo pode bancar total ou parcialmente o valor das mensalidades, dependendo da renda familiar do estudante.

Quais cursos da Anhanguera estão disponíveis no ProUni?

A Anhanguera oferece mais de 100 cursos no ProUni – mas nem todos eles estão disponíveis todos os semestres.

Veja alguns exemplos para você ter ideia do que pode encontrar na seleção do ProUni (na lista estão também alguns cursos que podem ser feitos a distância):

  • Administração
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Biomedicina
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Direito
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Gestão Ambiental
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Medicina Veterinária
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Publicidade e Propaganda

Os cursos podem ser do tipo bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia.

Não me qualifico para o ProUni, e agora?

Se você não corresponde aos requisitos do ProUni, não tem problema. A Anhanguera oferece outras opções para quem está decidido a fazer um curso superior – uma delas, inclusive, oferece bolsa integral. Conheça:

  • Bolsa integral para o primeiro lugar do vestibular: quem fizer a maior pontuação no vestibular geral da Anhanguera ganha bolsa de 100% durante todo o curso. Não precisa comprovar renda, formação, ou se encaixar em nenhum critério. Fez o vestibular, caprichou, ganhou! O segundo lugar ganha uma bolsa que cobre 50% das mensalidades durante todo o curso.
  • Financiamento estudantil: se não rolar a bolsa, uma alternativa interessante é financiar o curso a juros baixos e prazo longo para pagamento. O FIES permite essa facilidade, mas com um porém: também é um programa do Governo Federal direcionado a estudantes de baixa renda. Ou seja, é preciso se encaixar em critérios renda estabelecidos pelo MEC. No entanto, aqui o processo é um pouco mais tranquilo. A nota do Enem a ser apresentada pode ser de qualquer edição a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido o desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. A renda familiar bruta mensal também deve ser de até três salários mínimos por pessoa. A concorrência é geralmente menor que no ProUni, mas ainda assim é preciso apresentar uma boa pontuação para conseguir vaga.
  • PEP Anhanguera: quem não se encaixa no perfil do ProUni nem do FIES pode optar pelo PEP, o Parcelamento Estudantil Privado da Anhanguera. Com ele o estudante parcela até 70% do valor da graduação sem juros e começa a pagar a dívida só depois da formatura. Informe-se sobre a disponibilidade na unidade da Anhanguera do seu interesse.

Veja também:

Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?

Vai tentar entrar na Anhanguera usando o ProUni? Conte para a gente por qual curso você se interessa mais!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin