dcsimg

Veja onde pagar o boleto do FIES e como pedir a segunda via

Durante o curso só é preciso pagar uma taxa trimestral. Depois de formado, chegam as parcelas mensais. Veja como funciona o boleto do FIES!

É preciso ficar atento aos prazos de vencimento dos boletos do FIES para não correr o risco de perder o financiamento.

As parcelas cobradas durante o curso são pequenas e trimestrais, o grosso da dívida fica mesmo para depois da formatura.

As cobranças chegam pelo correio, no endereço que o estudante fornece quando faz a inscrição. Os boletos do FIES funcionam como qualquer outra conta e é possível pedir a segunda via em caso de perda.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os principais bancos utilizados pelo FIES. Porém, outras instituições financeiras podem entrar na jogada.

Confira aqui mais detalhes sobre os tipos de boleto do FIES, como pagar e como conseguir a segunda via!

Quais são os boletos que devo pagar no FIES?

Primeiro, você tem que saber que há dois tipos de boletos do FIES.

Um deles é relativo ao pagamento dos juros e deve ser quitado ainda durante o curso. A cobrança é trimestral e tem um teto – você fica sabendo desse valor máximo quando assinar o contrato. Essa taxa pode se estender até depois da formatura, no chamado período de carência, ou até que o profissional já formado comece a trabalhar (o prazo vai depender da época em que o estudante conseguiu o FIES) .

O outro boleto é o das parcelas do saldo devedor. Essa cobrança é mensal e começa a ser aplicada quando se acaba o período de carência. O valor das prestações vai depender das características do contrato assinado com o FIES.

Como pagar o boleto do FIES?

O modo de pagamento dos boletos pode variar conforme o banco em que o contrato foi assinado.

Normalmente, os boletos chegam pelo correio, no endereço físico que o estudante informou quando preencheu seus dados de inscrição no FIES.

Eles funcionam como qualquer outra conta: até a data do vencimento é possível pagar em agências bancárias, em caixas automáticos ou pelo internet banking. Dependendo do banco que emitiu a cobrança, o pagamento também pode ser feito em casas lotéricas.

Caso se esqueça do prazo e o boleto estiver vencido, o pagamento poderá ser feito diretamente na agência específica em que o estudante assinou o contrato do FIES.

Como conseguir a segunda via do boleto do FIES?

Se o você não estiver encontrando o boleto enviado pelo correio ou, se por algum motivo, ele simplesmente não chegou, é possível solicitar uma segunda via.

Uma das opções é comparecer pessoalmente à agência bancária e pedir a segunda via, mas também dá para fazer isso pela internet e imprimir o boleto em casa. Veja como fazer:

No site da Caixa Econômica Federal

Basta clicar no menu “Benefícios e Programas” e, em “Programas sociais”, escolher a opção “FIES”. Em seguida, em “Serviços On-line”, é só dar o clique em “Emitir 2ª via” e preencher os dados solicitados pelo sistema. O boleto on-line do FIES só pode ser emitido em dias úteis, das 9h às 19h.

No site do Banco do Brasil

Acessar “Produtos e Serviços” e, no menu “Pessoa Física”, clicar em “Você”. Depois, basta escolher a opção “2ª via de boleto ou atualizar vencido” e completar as informações. O Banco do Brasil coloca também à disposição dos clientes o telefone 0800-729-5353 para a regularização de contas atrasadas.

Quanto aos outros bancos que podem vir a entrar no programa, a recomendação é verificar no site da instituição financeira como pedir a segunda via do boleto.

Faculdades que fazem parte do FIES

Muitas universidades em todo o Brasil fazem parte do FIES, todas elas com boas avaliações por parte do Ministério da Educação (MEC). Veja a seguir uma pequena lista com algumas das muitas possibilidades que o programa oferece.

Veja também:

Saiba quando e como serão as inscrições para o FIES 2018

Você já está estudando pelo FIES? Qual curso e faculdade está fazendo? Conte pra gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin