dcsimg

Descubra como ganhar bolsa de estudo para a Cruzeiro do Sul

Há várias possibilidades de estudar pagando menos na Cruzeiro do Sul. Conheça todas elas!

A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) oferece uma série de opções de bolsa, seja para estudar em uma de suas três unidades na cidade de São Paulo ou em um de seus mais de 100 polos de ensino a distância espalhados pelo país.

Você pode estudar com bolsa em cursos de graduação de todas as áreas oferecidas pela faculdade: Ciências Administrativas e de Negócios, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais.

Existem bolsas concedidas pelo governo, por organizações não governamentais (ONGs) e também por programas da própria Cruzeiro do Sul. Confira agora mesmo todas elas e comece a realizar seu sonho de ter um diploma universitário!

Bolsas de estudo que você vai encontrar na Cruzeiro do Sul

A Cruzeiro do Sul oferece um bom número de oportunidades de estudar pagando menos. De modo geral, as bolsas podem ser de dois tipos. Um deles – o mais comum – oferece descontos (parciais ou integrais) nas mensalidades. Nesses casos, os valores já são automaticamente cobrados do aluno com preços mais baixos, conforme a porcentagem do desconto.

No segundo tipo, a instituição que concede a bolsa envia diretamente ao aluno – geralmente por transferência bancária – uma quantia em dinheiro. Nesse modelo, o próprio estudante tem que administrar as quantias recebidas e utilizá-las para gastos com os estudos durante o período de duração do curso. Ele pode usar o valor para pagar uma parte da mensalidade ou para custear despesas com materiais, alimentação e transporte, por exemplo.

Veja as bolsas que você pode conseguir para estudar na Cruzeiro do Sul. Daremos todos os detalhes de cada uma delas a seguir.

  • Bolsas do ProUni
  • Bolsa 100% por Mérito Acadêmico
  • Programa Escola da Família
  • Bolsas de sites especializados
  • Bolsas da Educafro
  • Bolsas oferecidas por empresas
  • Bolsas de Iniciação Científica

Bolsa do ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um projeto do governo federal que concede bolsas parciais e integrais em cursos superiores de universidades privadas, entre elas a Cruzeiro do Sul. Quem já é formado por alguma faculdade não pode participar.

Os pré-requisitos para se inscrever são um bom desempenho na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação – e baixa renda familiar. Candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa podem concorrer a uma bolsa integral. Caso a renda familiar bruta mensal seja de até três salários mínimos por pessoa, é possível concorrer a uma bolsa parcial.

As inscrições para o processo seletivo do ProUni são gratuitas e ocorrem duas vezes ao ano. Os candidatos são classificados a partir da nota do Enem – quanto melhor o desempenho no Exame, maiores as chances de ganhar a bolsa.

O processo é totalmente automatizado. Os resultados são divulgados em duas chamadas e podem ser consultados no site do ProUni.

Uma vez selecionado, o candidato deve apresentar uma série de documentos na faculdade para fazer a matrícula e garantir a bolsa até o fim do curso. A lista completa com a documentação exigida, as informações sobre as regras e procedimentos estão no site do ProUni.

Bolsa 100% por Mérito Acadêmico

A Cruzeiro do Sul tem um programa chamado Bolsa 100%. O critério para conceder o benefício é o desempenho do candidato no vestibular tradicional: quem alcançar 75% de acertos faz todo o curso de graça.

O Bolsa 100% é uma bolsa integral para cursos presenciais, sem limite de vagas, válida desde a primeira mensalidade até que o aluno conclua a graduação. O benefício só não inclui o curso de Medicina.

Programa Escola da Família

O Programa Escola da Família é capitaneado pelo governo do estado de São Paulo e distribui bolsas integrais. O governo paga 50% do curso e a Cruzeiro do Sul arca com os outros 50%.

Mas o Programa Escola da Família tem uma particularidade em relação a outras bolsas: para manter o benefício, o aluno tem que atuar como educador nos finais de semana.

A atividade é realizada em escolas estaduais ou municipais participantes do programa, que aos sábados e domingos abrem suas portas para que sejam realizados trabalhos comunitários.

De acordo com a área do curso de graduação, os bolsistas vão atuar em um destes quatro grupos de atividades: esporte, cultura, família ou trabalho.

Para concorrer às bolsas, basta estar matriculado em um curso de graduação da Cruzeiro do Sul, ter disposição para atuar como educador universitário nos finais de semana no estado de São Paulo e não ter diploma de nível superior.

Bolsas de sites especializados

De uns tempos para cá, começaram a aparecer sites especializados em oferecer bolsas de estudos na forma de descontos – que podem ser de até 75% da mensalidade!

Entre os mais conhecidos estão o Quero Bolsa, o Portal Bolsas de Estudo e o Educa Mais Brasil. Eles têm convênio com várias faculdades do Brasil e também com a Cruzeiro do Sul.

Basta entrar em uma dessas páginas, escolher a Cruzeiro do Sul e ir marcando outras preferências, como o curso, o valor máximo a pagar e a cidade. Nas telas seguintes aparecem as opções de bolsa. Então, é só ir afinando a busca ainda mais, até encontrar o curso perfeito para você.

A partir daí, é preciso preencher um cadastro e, se a vaga estiver disponível, pagar a taxa de pré-matrícula, imprimir o comprovante e levá-lo à faculdade para concluir o processo. O desconto obtido vale para todas as mensalidades até o fim do curso.

Bolsas da Educafro

Você também pode conseguir uma bolsa para estudar na Cruzeiro do Sul pela Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), uma organização não governamental que busca auxiliar ex-alunos do ensino médio da rede pública, especialmente estudantes negros e de baixa renda.

O cadastro inicial deve ser feito no site da Educafro. A partir daí, o interessado tem que ir a uma reunião na sede da instituição, passar por uma avaliação institucional e por uma prova de cidadania. Se for aprovado na seleção, já pode se inscrever para concorrer às bolsas da Cruzeiro do Sul oferecidas pela Educafro.

Bolsas oferecidas por empresas

Muitas empresas, para estimular a qualificação contínua, assumem uma parte das mensalidades do curso superior de seus funcionários. As regras e procedimentos variam de acordo com a organização.

O melhor a fazer é entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos do local onde você trabalha para conhecer as possibilidades.

Bolsas de Iniciação Científica

Outro tipo de bolsa oferecida pela faculdade faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Essa modalidade é para alunos que se destacam nos estudos e têm interesse em desenvolver algum projeto científico e participar em grupos de pesquisa, sempre com a orientação de um professor-doutor.

As bolsas duram um ano, geralmente com início no mês de agosto. Para saber mais sobre essa modalidade, o melhor a fazer é se informar em sua unidade da Cruzeiro do Sul, diretamente na secretaria, ou consultar um professor.

Alguns cursos que você pode fazer com bolsa de estudo na Cruzeiro do Sul

A Cruzeiro do Sul trabalha com cursos de graduação, pós-graduação e técnicos, nas modalidades presencial e a distância.

O nível que mais oferece bolsas de estudo é a graduação. Conheça uma amostra das opções:

Ciências Administrativas e de Negócios

  • Administração
  • Comércio Exterior
  • Gastronomia
  • Jornalismo
  • Marketing

Ciências Biológicas e da Saúde

  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Estética e Cosmética
  • Fisioterapia
  • Nutrição

Ciências Exatas e Tecnológicas

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Design Gráfico
  • Engenharia Civil
  • Matemática

Ciências Humanas e Sociais

  • Direito
  • Letras
  • Pedagogia
  • Relações Internacionais
  • Serviço Social

Como conseguir descontos para estudar na Cruzeiro do Sul

Além das bolsas de estudo, a Cruzeiro do Sul oferece descontos nas mensalidades. Conheça os três principais caminhos para estudar pagando menos:

  • Transferência: o estudante transferido de outra faculdade para a Cruzeiro do Sul não paga matrícula e ganha descontos nas mensalidades até o final do curso.
  • Segunda Graduação: quem já é formado em uma faculdade e quer fazer uma segunda graduação na Cruzeiro do Sul também fica livre da matrícula e recebe descontos nas mensalidades.
  • Descontos para empresas conveniadas: os descontos também podem ser aplicados àqueles alunos que trabalham em empresas conveniadas com a faculdade. Para saber quais são as instituições parceiras, consulte sua unidade da Cruzeiro do Sul.

Veja também:

A Cruzeiro do Sul é boa? Veja a avaliação do MEC e do mercado.

O que achou das possibilidades de bolsa para a Cruzeiro do Sul? Está pensando em tentar alguma? Deixe aqui o seu comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin