dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos ainda esse ano

Há várias formas de obter ajuda financeira para estudar em faculdade privada. Saiba quais são e o que fazer para garantir sua bolsa!

Bolsas de Estudos

Você sonha em entrar numa universidade mas não tem recursos para pagar o curso superior? Saiba que existem diferentes maneiras de alcançar o seu objetivo e que o caminho até lá pode ser mais fácil do que você imagina! Com a informação certa e um pouco de pesquisa, é possível conquistar bolsa de estudos ainda esse ano!

Há diferentes opções: você pode se inscrever em programa do Governo Federal, consultar sites especializados que oferecem bolsas em universidades do todo o Brasil ou ainda conseguir este benefício em programas das próprias faculdades e de empresas privadas.

Conheça de perto cada um destes caminhos e o que você precisa fazer para conquistar uma bolsa no curso dos seus sonhos!

Os caminhos para conseguir uma bolsa

A bolsa de estudos é uma ajuda financeira concedida a estudantes em diferentes níveis de ensino. Pode ser para a educação básica ou superior. Em alguns casos a bolsa é integral, ou seja, paga 100% do valor das mensalidades. Também é comum encontrar bolsas parciais, que financiam uma parte das despesas, como 50% ou 80%.

Quem pretende conseguir este benefício para cursar uma faculdade particular no Brasil pode optar por diferentes caminhos. Veja os principais:

  • Inscrever-se no Programa Universidade para Todos (ProUni).
  • Consultar sites especializados em oferecer bolsas na rede privada de ensino.
  • Inscrever-se em programas próprios das universidades.
  • Inscrever-se em programas de benefícios de empresas privadas.

Como conseguir bolsa do ProUni

O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal criada para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior em faculdades privadas. O Programa concede bolsas de estudos parciais (50%) ou integrais (100%) em mais de mil universidades espalhadas por todo o País. O ProUni já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes desde o seu lançamento, em 2005.

Como participar: o ProUni é bastante popular entre os estudantes e as universidades, mas é preciso cumprir alguns requisitos para participar. Os candidatos devem:

  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação. A nota do Enem serve de critério para classificação dos candidatos concorrentes às bolsas do ProUni.
  • Não ter diploma de curso superior.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral.

Quando acontece: o ProUni tem duas edições a cada ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. As inscrições devem ser feitas no site oficial do Programa.

Como conseguir bolsa em sites especializados

A internet também é uma importante aliada de quem procura bolsa de estudos. Um dos sites mais conhecidos é o Quero Bolsa. Este sistema faz a ponte entre faculdades privadas com vagas disponíveis e estudantes interessados em ocupá-las.

A lógica do serviço é a seguinte: a equipe do Quero Bolsa entra em contato com as universidades privadas que não preencheram todas as vagas, negocia a oferta para os cursos e depois anuncia no site.

É possível obter descontos de 10% a 75% nas mensalidades de cursos presenciais ou a distância, em qualquer semestre. O site oferece bolsas em mais de 750 faculdades!

Como participar: para concorrer a uma bolsa no ensino superior é preciso ter concluído o ensino médio. Este é o único requisito do Quero Bolsa. Os demais são estabelecidos pela instituição onde você quer estudar. Variam muito entre as faculdades e de acordo com o curso escolhido. Veja o que costuma ser exigido:

  • Realização de prova de vestibular tradicional ou agendado.
  • Nota mínima no Enem.
  • Realização de uma prova de redação.

Você vai descobrir os requisitos na hora da inscrição. Para se inscrever no Quero Bolsa você deve:

  1. Acessar o site e procurar pelo curso ou a faculdade que deseja.
  2. Quando identificar o curso, fazer a pré-matrícula online, preenchendo o cadastro e pagando a taxa correspondente.
  3. Imprimir o comprovante de pré-matrícula e ir até a universidade para terminar o processo de inscrição.

Outro site que presta serviço semelhante é o Portal Bolsas de Estudo. A lógica é a mesma do Quero Bolsa e o sistema também conta com ofertas em centenas de universidades distribuídas por todo o Brasil. A inscrição é feita online, com o mesmo passo a passo.

Quando acontece: o Quero Bolsa e o Portal Bolsas de Estudo ficam ativos o ano inteiro. Basta acessar e consultar as oportunidades disponíveis.

Como conseguir bolsa em programas próprios das universidades

É fácil encontrar programas de concessão de bolsas em universidades particulares, inclusive nas mais concorridas. É uma prática comum em grande parte delas.

Algumas oferecem descontos para familiares de alunos e funcionários da instituição, outras para estudantes que apresentam bom desempenho no processo seletivo. Há ainda as que facilitam o pagamento das mensalidades para alunos que comprovam baixa renda.

Como participar: as informações sobre os tipos de bolsa e critérios para concorrer costumam ser disponibilizadas no site de cada faculdade. Você também pode entrar em contato com a secretaria da instituição para esclarecer suas dúvidas.

Quando acontece: é preciso consultar o edital da faculdade para saber sobre os prazos.

Como conseguir bolsa em programas de empresas privadas

Esta dica é para quem já está trabalhando. Muitas organizações financiam os estudos dos funcionários, em especial cursos de graduação, mestrado ou doutorado, como forma de incentivar a qualificação de suas equipes.

Na maioria dos casos as empresas pagam uma porcentagem da mensalidade do curso. Ela costuma variar de acordo com a aplicabilidade daquela formação na atividade que o funcionário desempenha. Ou seja: quanto mais o curso estiver ligado à função do trabalhador, maior poderá ser o valor da bolsa de estudo.

Como participar: se você é funcionário de uma empresa, consulte a política de benefícios junto ao departamento de Recursos Humanos.

Quando acontece: o programa de benefícios das empresas fica ativo o ano inteiro, mas é importante informar-se sobre os prazos de inscrição!

Faculdades que oferecem bolsa de estudos

Conheça algumas das principais faculdades privadas, reconhecidas pelo MEC, onde você pode estudar com bolsa de estudos:

Veja também:

Faculdades que aceitam ProUni

Vai tentar uma bolsa em qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin