dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudo da Anhanguera

Saiba quais são as bolsas e financiamentos disponíveis na Anhanguera e encontre o benefício que vai ajudar você a realizar o sonho de fazer uma faculdade!

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) é uma das maiores instituições de ensino no país, presente em 24 estados, com graduação, pós-graduação, cursos livres e de nível técnico.

Só na graduação são mais de 80 opções, entre cursos presenciais, semipresenciais e a distância em diversas áreas do conhecimento.

As mensalidades na Anhanguera estão entre as mais acessíveis. Porém, mesmo que a parcela caiba no seu orçamento, vale a pena pesquisar alternativas para reduzir ou até cobrir integralmente os custos. As bolsas de estudo estão aí para isso.

Confira agora as alternativas de bolsas de estudo disponíveis na Anhanguera e quais as regras para concorrer aos diferentes benefícios. Veja também as opções de financiamento e comece agora mesmo a planejar sua carreira!

Quais são os tipos de bolsa disponíveis na Anhanguera

A Anhanguera oferece diferentes tipos de bolsa de estudos, cada uma com regras específicas e destinadas a determinados perfis de alunos. Confira as opções:

  • Bolsa Melhores Colocados
  • Bolsas para alunos com deficiência
  • Bolsas destinadas a paratletas da Educafro
  • Bolsas do ProUni
  • Bolsas de convênios entre empresas e a Anhanguera

Além das bolsas de estudo, na Anhanguera dá para conseguir os seguintes financiamentos:

  • Parcelamento Estudantil Privado (PEP), da Anhanguera
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do Governo Federal

Vamos ver em detalhes todas essas opções.

Bolsa Melhores Colocados da Anhanguera

A Anhanguera concede a Bolsa Melhores Colocados aos estudantes que se destacam pelo desempenho no vestibular. São duas premiações:

  • Uma bolsa de 100% para o primeiro colocado do vestibular geral. Os descontos valem a partir da primeira mensalidade e seguem até o final do curso.
  • Uma bolsa de 50% de desconto para o segundo colocado no vestibular geral. O estudante recebe o benefício a partir da segunda mensalidade e irá usufruí-lo até o final da graduação.

A Bolsa Melhores Colocados tem algumas regras. O benefício só vale para quem prestar o vestibular geral, ou seja, não se aplica a candidatos que se inscrevem com a nota do Enem ou optam pelo vestibular agendado. Também não se aplica aos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.

A premiação não está disponível em todas as unidades da Anhanguera. Por isso, a dica é conferir no edital do vestibular se aquela unidade oferece a bolsa Melhores Colocados. As vagas são limitadas, por isso a estratégia aqui é estudar para se dar muito bem na prova!

Bolsas da Anhanguera para alunos com deficiência

A Anhanguera concede bolsas de estudos integrais para estudantes com deficiência que queiram cursar ou que já sejam alunos de algum curso de graduação a distância. As vagas são limitadas, valem apenas para os cursos online e são distribuídas por ordem de matrícula. Também podem estar restritas a locais determinados.

Entre as regras para participar, o candidato deve apresentar um laudo médico que comprove a deficiência. Vale consultar o edital “Bolsas para pessoas com deficiência (PCD)” para conhecer as demais condições e a documentação necessária.

Bolsas da Anhanguera destinadas a paratletas da Educafro

A Anhanguera destina uma cota de bolsas de estudos a paratletas da Educafro, iniciativa que promove o acesso de pessoas afrodescendentes e carentes ao ensino superior.

As bolsas são para cursos de graduação a distância. O número de benefícios é limitado e geralmente fica restrito a determinados polos da Anhanguera, com distribuição por ordem de matrícula no curso.

Para participar, os candidatos devem atender a vários requisitos, como ser paratleta associado da Educafro e apresentar laudo médico comprovando a deficiência, entre outros. Uma equipe especializada verifica o laudo e tem até 30 dias a partir da matrícula para confirmar a concessão do benefício.

Bolsas do ProUni na Anhanguera

A Anhanguera faz parte do Programa Universidade para Todos (ProUni), uma iniciativa do Governo Federal que facilita o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. São dois tipos de bolsas: de 100% ou de 50%.

Entre as condições para concorrer, o estudante deve atender aos critérios de renda familiar bruta mensal: para as bolsas integrais, a renda deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as parciais, a renda deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Para participar, é preciso ficar atento ao calendário do site do ProUni.

O ProUni classifica os estudantes de acordo com a nota do Enem. Caso seja pré-selecionado, basta ir à Anhanguera com os documentos necessários e efetuar a matrícula.

Bolsas da Anhanguera por convênio

A Anhanguera tem uma categoria de bolsas chamada Convênios, que concede descontos nas mensalidades para quem é funcionário ou associado de organizações parceiras. Entre elas estão a Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de uma série de órgãos públicos e empresas privadas.

A opção pela bolsa deve ser feita na hora de se inscrever no vestibular, na categoria correspondente de Bolsa Convênio: Militar, Servidores, Especial ou Padrão. A quantidade de bolsas é limitada.

Parcelamento Especial da Anhanguera

Entrando agora na categoria dos financiamentos, uma das opções disponíveis é oferecida pela própria Anhanguera, o Parcelamento Estudantil Privado (PEP). Nele o estudante paga até 70% do curso depois de se formar. O prazo de para quitar a dívida é igual à duração do curso financiado e os valores são corrigidos de acordo com a inflação.

Como o parcelamento é direto com a Anhanguera, o processo é mais simples e sem burocracia. Não é preciso ter conta em banco, nem apresentar nota do Enem para conseguir o financiamento.

Para participar, o estudante deve inscrever-se no processo seletivo de sua escolha e comparecer à unidade na data agendada. Depois da aprovação, é hora de fazer a matrícula. É neste momento que você deve informar o interesse em aderir ao PEP.

Financiamento do FIES na Anhanguera

Outra opção de financiamento é o FIES, iniciativa do Governo Federal que concede empréstimos com juros baixos e condições de pagamento acessíveis. É importante ressaltar que o acesso ao FIES está cada vez mais limitado. A distribuição de vagas leva em conta fatores como áreas do conhecimento consideradas prioritárias pelo governo e regiões mais necessitadas.

As regras do FIES podem mudar a cada edição, mas os requisitos para participar do processo seletivo normalmente envolvem comprovação de renda familiar e desempenho no Enem.

Em resumo, existem várias alternativas para tornar viável o sonho de conquistar seu diploma de nível superior na Anhanguera. É um investimento que vale a pena, pois fazer uma faculdade abre muito mais portas e aumenta consideravelmente suas possibilidades profissionais!

Saiba mais sobre os cursos disponíveis, as oportunidades de bolsas e de financiamentos no site da Anhanguera.

Veja também:

Descubra quais as mensalidades da Anhanguera

O que achou das alternativas de bolsas e financiamentos da Anhanguera? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin