dcsimg

Como conseguir bolsa de estudos no Distrito Federal?

Conheça as opções de bolsas de estudos disponíveis no DF e descubra os caminhos para diminuir os custos com a faculdade!

O Distrito Federal conta com quase cem universidades que oferecem cursos presenciais e a distância em diversas áreas do conhecimento.

Saber que o curso dos seus sonhos está logo ali, perto de você, é uma coisa. Na prática, porém, nem todo mundo consegue vencer a concorrência por uma vaga nas universidades públicas ou arcar com o investimento em uma faculdade particular.

Para isso existem as bolsas de estudo, que podem cobrir até 100% do custo da mensalidade. O mais interessante é que a bolsa não é empréstimo nem financiamento, ou seja, você não precisa pagar o benefício de volta depois de se formar.

Vamos mostrar aqui as principais opções de bolsa para quem quer estudar no Distrito Federal, explicando o caminho para chegar a essas oportunidades. Ao final, apresentamos também uma lista de faculdades presentes no DF que oferecem diferentes tipos de bolsa!

Tipos de bolsas disponíveis para estudantes do Distrito Federal

Existe uma diversidade de programas que distribuem bolsas de estudo em faculdades do Distrito Federal.

A maioria oferece bolsas parciais, ou seja, descontos nas mensalidades que podem variar de 10% até 75%. É possível encontrar também bolsas que cobrem 100% dos cursos, mas são em menor número e, por isso, mais concorridas.

Há opções de benefícios para cursos presenciais e a distância.

É importante lembrar que receber uma bolsa de estudos é assumir um compromisso. Ou seja, o estudante deve seguir algumas regras para não perdê-la. Entre as condições mais comuns estão: pagar as mensalidades em dia (no caso da bolsa parcial), cumprir um percentual de frequência e desempenho, não abandonar ou trancar o curso, por exemplo.

Confira as opções disponíveis no Distrito Federal:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): criado pelo governo federal, é uma das principais iniciativas de ampliação do acesso ao ensino superior. Distribui bolsas de 50% e 100% para estudantes de baixa renda
  • Sites especializados: são portais na internet onde estudantes encontram diversas oportunidades de bolsas em todo o Brasil – inclusive no DF.
  • Benefícios de empresas: são programas das próprias organizações para qualificar e motivar seus funcionários.
  • Bolsas de universidades: muitas instituições contam com programas de bolsas de estudo, seja para premiar o desempenho dos melhores alunos ou ampliar o acesso para determinados grupos de estudantes.

Agora vamos detalhar qual é o caminho para chegar até cada uma dessas oportunidades!

Como conseguir uma bolsa do ProUni no Distrito Federal

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa governamental que distribui bolsas parciais (50%) e integrais (100%). A proposta do programa é fazer com que estudantes de baixa renda possam cursar uma faculdade e, assim, conseguir mais oportunidades profissionais.

Dependendo do curso, conquistar uma bolsa ProUni equivale a passar naquele vestibular bem concorrido. Algumas faculdades de Medicina e Direito, por exemplo, podem exigir notas acima de 800 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que é utilizada como critério de classificação. Mesmo assim, há muitas faculdades em que a nota para conquistar o benefício pode ser mais acessível.

Veja quais são as condições para participar do ProUni:

  • Renda: para concorrer às bolsas de 100%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas de 50%, a renda é de até 3 salários mínimos por pessoa.
  • Enem: o estudante deve ter participado da edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Primeiro curso: podem se inscrever apenas estudantes que ainda não tenham diploma de nível superior.

Além disso, o candidato deve se encaixar em uma das seguintes situações:

  • Ter feito o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor efetivo da rede pública, concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura (nesse caso não é necessário cumprir o requisito de renda familiar)

As inscrições são gratuitas e abrem duas vezes por ano, uma em cada semestre. Elas devem ser feitas no site oficial do ProUni.

Como conseguir uma bolsa no Distrito Federal em sites especializados

Eles surgiram há poucos anos, mas já se tornaram referência quando o assunto é descobrir uma bolsa de estudos.

São sites como Quero Bolsa e Educa Mais Brasil, iniciativas privadas que fazem a ligação entre universidades têm vagas sobrando e estudantes em busca de descontos em cursos de graduação e pós.

A pesquisa é fácil: basta definir a cidade e escolher o curso, que logo vão aparecer as oportunidades de bolsa disponíveis no momento.

Para você ter uma ideia, fizemos uma busca no site Quero Bolsa e surgiram quase mil ofertas no Distrito Federal, tanto para graduação presencial quanto a distância. Há bolsas que cobrem até 70% do valor das mensalidades!

Tudo é muito dinâmico, por isso vale acompanhar as novas vagas que as universidades oferecem. Se você encontrou a bolsa dos seus sonhos, o passo seguinte é se inscrever ali mesmo no site, imprimir o boleto com a taxa de pré-matrícula, pagá-lo e ir até a faculdade para concluir o processo.

Vale lembrar que existem algumas regras de utilização. A mais comum é que o desconto obtido permanece o mesmo ao longo de todo o curso, mas a bolsa pode ser cancelada caso o aluno não pague a mensalidade em dia. Outra regra é que, para se inscrever, o estudante não pode estar matriculado naquela faculdade nem receber outro benefício.

No mais, antes de confirmar seu interesse em alguma bolsa, confira como o site funciona, especialmente em relação aos custos, condições de pagamento e o que fazer se você tiver que desistir da vaga.

Como conseguir uma bolsa diretamente em universidades do Distrito Federal

Muitas universidades particulares contam com programas próprios de bolsas de estudo, que podem ter os mais variados formatos e ser destinadas a diferentes grupos de estudantes.

Veja alguns exemplos do que você poderá encontrar no DF:

  • Bolsas integrais para os primeiros colocados no vestibular
  • Bolsas parciais para quem tem bom desempenho no Enem
  • Bolsas de convênios entre universidade e empresas
  • Descontos nas mensalidades para estudantes paratletas
  • Descontos para estudantes que vêm de famílias de baixa renda

Cada universidade tem suas próprias regras para conceder essas bolsas, que também podem variar a cada semestre. Por isso, se você já está de olho em alguma faculdade específica, pesquise no site sobre as oportunidades de incentivo, como bolsas, financiamentos ou pagamento parcelado.

Como conseguir bolsas em empresas do Distrito Federal

Esta dica é para quem já trabalha: muitas empresas privadas e públicas oferecem incentivos a seus funcionários para que continuem desenvolvendo seus conhecimentos. Podem ser cursos de idiomas, formações rápidas, graduações e até especializações.

Em geral, as empresas pagam bolsas parciais em cursos que tenham relação com a área em que o profissional atua. Para a empresa, trata-se de um investimento na qualificação do funcionário, uma forma de trazer novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, aumentar a motivação da equipe.

Se você já trabalha em alguma empresa, consulte o departamento de Recursos Humanos para saber sobre as possibilidades de incentivo.

Faculdades no Distrito Federal que oferecem bolsas de estudos

Confira algumas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), presentes no Distrito Federal, que oferecem incentivos para quem quer fazer a graduação:

Veja também:

Como conseguir o FIES?

Você viu que existem vários caminhos para conseguir uma bolsa de estudos. Qual deles pretende trilhar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin