dcsimg

Como conseguir uma bolsa de estudos em Salvador?

Veja quais são os caminhos para ganhar uma bolsa na faculdade dos seus sonhos em Salvador!

Salvador conta com quase 50 universidades e mais de 200 opções de cursos de graduação. Ou seja, opção é o que não falta para estudar na capital baiana. No entanto, muitas vezes a escolha de uma faculdade depende também do lado financeiro. Para muita gente, o valor da mensalidade é um grande obstáculo.

A boa notícia é que existem várias alternativas de bolsas de estudo que ajudam a cobrir totalmente ou pelo menos uma boa parte das mensalidades. Diferentemente de financiamentos e parcelamentos estudantis, o valor da bolsa de estudos não precisa ser devolvido depois que o estudante se forma.

Confira a seguir as opções de bolsa de estudo para quem quer fazer uma faculdade em Salvador. Veja as principais regras e caminhos para conquistar esse benefício e aproveite para conhecer boas faculdades que oferecem essa facilidade!

Tipos de bolsas disponíveis para estudantes de Salvador

Existem pelo menos quatro caminhos para chegar a uma bolsa de estudos de graduação em Salvador:

  • ProUni: o Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas de 50% e 100% para estudantes de baixa renda.
  • Sites especializados: são ferramentas que ajudam os estudantes a encontrar vagas ociosas em faculdades, e ainda com desconto.
  • Bolsas patrocinadas pelas universidades: programas das próprias instituições que ajudam o estudante a custear sua formação.
  • Bolsas patrocinadas por empresas: muitas empresas privadas e públicas bancam uma parte do curso para seus funcionários continuarem os estudos.

Como em qualquer programa de incentivo, para manter a bolsa o estudante precisa fazer a sua parte. As regras variam conforme o programa, mas entre as mais comuns estão pagar as mensalidades em dia e não interromper o curso.

Vamos ver em detalhes como cada tipo de bolsa funciona. Assim você poderá avaliar qual deles é o ideal para a sua realidade.

Como conseguir uma bolsa do ProUni em Salvador

O ProUni é um dos principais programas de bolsas de estudo no Brasil. Essa iniciativa governamental ajuda estudantes de baixa renda a fazer uma faculdade. As bolsas são de 50% e de 100%, em cursos presenciais ou a distância, de universidades em todo o país.

O programa é voltado para o seguinte público:

  • Estudantes que tenham feito ensino médio da rede pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares.
  • Estudantes com deficiência.
  • Professores efetivos da escolas públicas.

Candidatos com deficiência ou autodeclarados indígenas, pretos ou pardos podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Para concorrer a uma bolsa, o ProUni estabelece algumas regras:

  • É preciso ter participado da prova mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Não pode ter diploma de curso superior.
  • A renda familiar bruta mensal deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer às bolsas integrais.
  • Para concorrer a uma bolsa de 50%, a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa.

O programa tem duas edições anuais, uma em cada semestre. O processo de inscrição e seleção é todo centralizado no site do ProUni. As edições costumam ser bastante concorridas, mas é possível encontrar vagas a partir da nota mínima.

Se você se enquadra nas condições do programa, vale a pena participar. A bolsa é garantida ao longo de toda a graduação. E mais: só podem participar do ProUni faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Como conseguir uma bolsa em Salvador por meio de sites especializados

Há pouco mais de uma década surgiram no Brasil iniciativas para resolver um problema bastante conhecido na rede privada de ensino superior: preencher vagas ociosas nas universidades e, ao mesmo tempo, ajudar estudantes a encontrar oportunidades acessíveis.

São sites como Quero Bolsa e Educa Mais Brasil, que fazem essa ligação entre as universidades e os estudantes, com oferta de bolsas parciais que garantem descontos de até 75% nas mensalidades.

Você pode se inscrever em qualquer época do ano. O processo para ganhar uma dessas bolsas é muito simples:

  • Acesse o site, defina o curso e a localidade onde quer a bolsa.
  • Ao encontrar o curso ideal, com a mensalidade que você pretende pagar, inscreva-se para a bolsa. Para isso, você deve fazer um cadastro e enviar seus dados.
  • O sistema confere se a vaga está disponível. Se a resposta for positiva, você recebe a confirmação na hora.
  • Você deve imprimir o boleto da taxa de pré-matrícula, realizar o pagamento e ir até a faculdade para concluir seu ingresso no curso.

Os custos e as condições de participação podem variam de acordo com cada site. Confira algumas das regras que você poderá encontrar:

  • O estudante não pode estar matriculado em curso de graduação, nem receber outro benefício.
  • A bolsa vale para todo o curso. Mesmo que haja aumento de mensalidade, o percentual de desconto permanece igual.
  • Atrasos no pagamento podem cancelar a bolsa temporariamente. Em alguns casos, até definitivamente.

Esse modelo se tornou tão popular que hoje abrange milhares de universidades em todo o Brasil. Para você ter uma ideia, fizemos uma pesquisa no Quero Bolsa e encontramos mais de mil oportunidades em Salvador e região metropolitana. Como é um sistema dinâmico, a cada semana podem surgir novas vagas.

Como conseguir bolsas em empresas de Salvador

Esta dica é para quem já possui emprego fixo, seja em empresa privada ou pública. É que muitas vezes sua bolsa de estudos pode surgir no próprio trabalho!

Muitas organizações, de diferentes portes e setores, oferecem benefícios para qualificar ainda mais seus funcionários. Podem ser cursos de idiomas, formações rápidas para atualização profissional, faculdades e até pós-graduação.

Para a empresa, é um investimento na qualificação, motivação e também em novos conhecimentos que o empregado trará. Por isso, a prática comum é que sejam apoiados aqueles cursos que tenham relação com as atividades exercidas pelo funcionário.

As regras para concessão de bolsas de estudo dependem de cada empresa. Normalmente as bolsas são parciais, ou seja, a organização paga uma parte das mensalidades e o funcionário outra. Se você já está empregado, vale consultar o departamento de Recursos Humanos da sua empresa para descobrir os benefícios que ela oferece.

Como conseguir uma bolsa diretamente em universidades de Salvador

As universidades, mais do que qualquer outra organização, conhecem de perto a realidade dos estudantes e a necessidade de recursos para concluir a graduação. Por isso, muitas oferecem facilidades, como bolsa de estudos, pagamento com parcelamento flexível e financiamento estudantil.

No caso das bolsas de estudo, podem existir os mais variados programas, para beneficiar diferentes públicos, como por exemplo:

  • Alunos que conseguem as melhores notas no vestibular
  • Estudantes com desempenho destacado no Enem
  • Atletas ou paratletas
  • Estudantes de baixa renda
  • Estudantes que trabalham em empresas e órgãos conveniados

Se você já está de olho em alguma universidade, pesquise o site da instituição para conhecer as oportunidades que ela oferece. Lembre-se de ler o edital, que contém as regras para inscrição, datas, condições para participar e para manter a bolsa.

Faculdades em Salvador que oferecem bolsas de estudos

Confira agora exemplos de faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que participam do ProUni, têm convênios com sites de bolsas e oferecem uma série de facilidades para quem quer fazer a graduação em Salvador:

Veja também:

Como ganhar bolsa de estudos Quero Bolsa

E então, vai tentar uma bolsa de estudos em alguma faculdade de Salvador? Qual caminho você pretende seguir? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin