dcsimg

Como conseguir bolsa de estudos em Belo Horizonte?

Saiba como pesquisar as oportunidades para estudar de graça em BH – ou pelo menos conseguir um bom desconto nas mensalidades!

Se você quer fazer uma faculdade em Belo Horizonte mas está com o orçamento apertado, saiba que existem muitas oportunidades de conseguir bolsas de estudos.

As chances podem estar em programas governamentais, sites especializados, empresas e até nas próprias universidades. As bolsas podem cobrir desde uma parte das mensalidades até 100% do curso!

Veja quais são as opções disponíveis e as condições para concorrer. Confira também exemplos de universidades em Belo Horizonte que participam de programas de bolsas de estudos. Vamos lá?

Tipos de bolsas disponíveis para estudantes de Belo Horizonte

Estudantes de Belo Horizonte têm à disposição vários programas de bolsas de estudos – uma solução na medida para quem precisa de ajuda para pagar a faculdade. A vantagem da bolsa é que, diferentemente do financiamento estudantil, você não precisa pagar nada de volta depois de se formar!

É possível encontrar bolsas tanto para cursos presenciais quanto a distância.

Em algumas iniciativas, a concorrência pode ser bem acirrada – dependendo do curso, a disputa é semelhante à dos vestibulares mais disputados. Em outras, as oportunidades são mais acessíveis.

Conheça os principais programas de bolsa disponíveis em BH:

  • ProUni: o Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas de 50% e 100%.
  • Sites especializados: são portais na internet que anunciam bolsas de faculdades de diversas áreas e localidades, incluindo BH.
  • Universidades: há programas mantidos pelas próprias universidades, muitas delas para premiar o desempenho dos melhores alunos.
  • Empresas: para quem já está trabalhando, muitas empresas ajudam o funcionário a custear seus estudos e assim se qualificar ainda mais.
  • ONGs e prefeitura: são iniciativas de entidades ligadas à educação, geralmente destinadas a uma parcela específica da população.

Agora, vamos ver como em mais detalhes como funcionam esses programas. Assim, você pode traçar um bom roteiro para conseguir a sua bolsa o quanto antes!

Como conseguir uma bolsa do ProUni em Belo Horizonte

Um dos principais programas de bolsa, disponível em todo o Brasil, é o Programa Universidade para Todos (ProUni). Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.

O ProUni distribui bolsas parciais (que cobrem 50% do curso) e integrais (que cobrem 100%).

O processo seletivo do ProUni utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos. Para cursos mais concorridos, como Medicina e Odontologia, as notas exigidas para passar podem superar os 800 pontos no Enem. Administração pode chegar a 750, mas é possível encontrar universidades onde dá para entrar com pouco mais de 450.

Veja o que é preciso para concorrer a uma bolsa do ProUni:

  • Atender aos requisitos de renda familiar bruta mensal: até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais e até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais.
  • Ter participado da edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação.
  • Não ter diploma de nível superior.

Além disso, o candidato precisa cumprir um dos requisitos a seguir:

  • Ter feito o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.
  • Ser professor da rede pública concorrendo a bolsa em licenciatura (nesse caso não é necessário comprovar renda).
  • Ser pessoa com deficiência.

O programa abre as inscrições duas vezes por ano, uma para cada semestre. Para se inscrever e consultar as vagas disponíveis em Belo Horizonte, basta acompanhar no site oficial do ProUni.

Como conseguir uma bolsa em Belo Horizonte por meio de sites especializados

Que tal acessar um site, escolher seu curso e pesquisar todas as bolsas disponíveis em Belo Horizonte? Essa solução existe e já é utilizada por milhares de universidades. Um exemplo é o Quero Bolsa.

O Quero Bolsa conecta as universidades com vagas não preenchidas, cujas mensalidades têm bons descontos, a estudantes em busca de oportunidades de estudar pagando menos.

Fizemos uma pesquisa recente no site e descobrimos mais de 700 bolsas disponíveis na região de Belo Horizonte.

Os descontos nas mensalidades variam de 10% a 50%. O site é dinâmico, por isso as ofertas mudam a toda hora.

A bolsa vale para todo o curso. Você pode se inscrever em qualquer época do ano e o processo é bem simples:

  • No site Quero Bolsa, você localiza a faculdade e o curso em Belo Horizonte.
  • Ao encontrar o curso ideal, com a mensalidade que você pode pagar, inscreva-se para a bolsa.
  • Assim que você enviar seus dados, o sistema vai conferir se ainda existem vagas. A confirmação sairá na hora.
  • Você deverá imprimir e pagar um boleto referente à pré-matrícula. Com o comprovante, é só ir até a faculdade para concluir o processo (dependendo da faculdade, você pode ter que passar por algum tipo de seleção – análise de documentação, vestibular, redação ou nota do Enem, por exemplo).

Como conseguir uma bolsa patrocinada por universidades de Belo Horizonte

Oferecer bolsas a seus alunos é uma prática muito comum entre as universidades, sejam elas privadas ou públicas. As regras para distribuir as bolsas variam conforme a instituição e também podem mudar a cada semestre.

Há faculdades que concedem bolsas para alunos de baixa renda, atletas ou estudantes que conseguem as melhores notas no vestibular. Outras oferecem ainda bolsas de projetos de pesquisa, de extensão e cultura.

A recomendação é visitar o site da universidade para conferir as bolsas e facilidades disponíveis. Vale também ler com bastante atenção o edital dos processos seletivos.

Como conseguir bolsas em empresas de Belo Horizonte

Esta é uma dica para quem já tem um emprego fixo: muitas empresas oferecem bolsas de estudo para seus funcionários, como forma de valorizar a equipe e desenvolver talentos. Podem ser cursos rápidos, de idiomas, de graduação e até de pós-graduação.

Em geral, as empresas pagam um percentual do curso e o funcionário se compromete com o restante. A regra para participar irá depender de cada local. Se você já está trabalhando, consulte o departamento de Recursos Humanos de sua empresa para saber se existe algum benefício.

É importante lembrar que, para a empresa, o curso é também um investimento. Por isso, elas geralmente destinam as bolsas para formações que tenham ligação com o cargo e as atividades que o funcionário ocupa ou pode vir a ocupar em um futuro próximo.

Faculdades em Belo Horizonte que oferecem bolsas de estudos

Confira agora exemplos de faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação que oferecem bolsas de estudos para cursos de graduação em BH:

Veja também:

Descubra qual faculdade você deve fazer

O que você achou das oportunidades de bolsa de estudos em Belo Horizonte? Vai tentar alguma delas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin