dcsimg

Como conseguir bolsa de estudo em São Paulo (Passo a passo)

Saiba como conseguir bolsas e descontos para fazer uma faculdade no estado de São Paulo!

O estado mais rico do país também é um dos que mais oferecem bolsas de estudo. Aqui você pode estudar com um bom desconto nas mensalidades ou totalmente de graça!

Programas do governo, organizações não governamentais (ONGs) e sites especializados são os meios mais comuns para conseguir uma bolsa de estudos em SP. Vamos explicar como fazer mais adiante.

Se o orçamento apertado está impedindo você de estudar, a solução pode estar nas próximas linhas. Dezenas de faculdades e cursos oferecem ótimos benefícios e facilitam o caminho até o seu tão sonhado diploma. Fique com a gente e descubra!

Como conseguir bolsa em São Paulo pelo Bolsa Universidade

Para quem já está matriculado em uma universidade privada, existe a possibilidade de se candidatar ao programa Bolsa Universidade – um convênio que o governo do estado de São Paulo tem com instituições de ensino superior para a concessão de bolsas parciais (de 50%), com teto no valor de R$ 500.

A particularidade desse programa é que o aluno contemplado tem que se comprometer a atuar nos finais de semana como Educador Universitário em escolas estaduais ou municipais de São Paulo, dentro do Programa Escola da Família.

Para solicitar a bolsa, o interessado deve ir ao site do Bolsa Universidade, ler as informações preliminares e acessar o link “Clique aqui o para efetuar a inscrição”. Depois, precisa escolher a Diretoria de Ensino e as escolas em que poderá trabalhar, para então preencher o cadastro online.

O próximo passo é levar a documentação (originais e fotocópias) à Diretoria de Ensino escolhida: CPF, RG, título de eleitor, histórico escolar do ensino médio, atestado de matrícula da faculdade, comprovantes de despesas (água, luz, alimentação, transporte, aluguel etc.), comprovante de residência e documentos de comprovação de renda familiar.

Se a documentação do estudante for aprovada, o candidato entra em um processo classificatório. Conforme for o seu desempenho nessa classificação, ele será colocado em uma lista e aguardará ser chamado para atuar nas escolas e para também, claro, começar a usufruir de sua bolsa de estudos integral.

Como conseguir bolsa em São Paulo pelo ProUni

O Programa Universidade para todos (ProUni) é atualmente um dos maiores distribuidores de bolsas de estudo para cursos superiores do Brasil. Trata-se de um projeto do Ministério da Educação (MEC) para levar o ensino universitário a parcelas maiores da população.

As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%) e, para participar, o interessado não pode ter diploma de nível superior.

Para concorrer, o primeiro passo é ir ao site do ProUni para se cadastrar, gratuitamente. É necessário ter feito o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter em mãos o número de inscrição e a senha. Esses dados serão solicitados para que o ProUni possa verificar as notas que você tirou. Somente quem obteve 450 pontos ou mais na média geral e não tirou zero na redação do Enem mais recente poderá concorrer às bolsas.

Outro dado a comprovar é a renda familiar bruta mensal: ela deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa para solicitar bolsa integral e de até três salários mínimos por pessoa para solicitar bolsa parcial.

Ao fazer a inscrição, o estudante pode optar por dois cursos e instituições diferentes, indicando sua ordem de preferência. Assim as possibilidades aumentam: caso não passe na primeira opção, há a chance de se ingressar na segunda.

Os resultados são divulgados também no site, em duas chamadas. Caso as vagas não sejam preenchidas, elas podem ser destinadas aos candidatos que manifestem interesse em participar de uma lista de espera.

Caso seja selecionado, será necessário comparecer à faculdade para apresentar a documentação comprobatória e concluir a matrícula. Os documentos solicitados são: de identificação pessoal, comprovante de residência, comprovantes de rendimentos, comprovantes de ensino médio, entre outros. A relação detalhada de todos eles pode ser encontrada no site do Programa.

Como conseguir bolsa em São Paulo pelo Quero Bolsa

Uma das formas mais práticas de pesquisar e conseguir uma bolsa de estudo em São Paulo é pelo site especializado Quero Bolsa.

Para começar, basta acessar a página e, no campo indicado, escolher a cidade onde você deseja estudar, preencher os dados iniciais – como o curso, a faculdade de sua preferência e o valor máximo que pode pagar – e ativar a busca.

Você verá uma lista com todas as opções disponíveis e pode clicar em cada uma delas para ver mais detalhes. Nessa mesma tela também é possível afunilar a pesquisa, escolhendo, por exemplo, o nível do curso (técnico, graduação ou pós), o turno de estudos (manhã, tarde, noite ou integral) e também a modalidade de ensino (presencial ou a distância).

Ao encontrar o curso que se encaixa em seus planos e possibilidades, é só clicar em “Quero esta bolsa” para continuar com o processo. Em seguida, é preciso efetuar a pré-matrícula, pagando a taxa correspondente. Depois, é só imprimir o comprovante do pagamento e ir direto à faculdade para concluir o processo e aproveitar a sua bolsa – que pode chegar a 75% de desconto! – até a formatura.

Veja alguns cursos que apareceram em uma busca rápida que fizemos no Quero Bolsa para bolsas em São Paulo. São todos cursos de graduação, nas modalidades bacharelado, licenciatura ou tecnológico:

  • Automação Industrial
  • Ciências Contábeis
  • Design de Interiores
  • Direito
  • Engenharia Civil
  • Enfermagem
  • Gastronomia
  • Gestão Financeira
  • Jogos Digitais
  • Pedagogia
  • Produção Multimídia
  • Sistemas de Informação

A oferta de vagas é dinâmica, com novidades toda semana, praticamente. Dependendo da época do ano, pode haver mais ou menos vagas disponíveis.

O Quero Bolsa é um dos mais conhecidos sites especializados em oferta de bolsas de estudo do Brasil. Mas não é o único. Há opções semelhantes que seguem mais ou menos o mesmo esquema. Alguns deles são o Portal Bolsas de Estudo e o Educa Mais Brasil, que também divulgam oportunidades de bolsas para quem quer estudar em São Paulo.

Como conseguir bolsa em São Paulo pelo Educafro

Boas ofertas de bolsas de estudo também podem ser encontradas em algumas organizações não governamentais (ONGs). É o caso da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), focada em bolsas para quem fez o ensino médio na rede pública, com preferência para estudantes negros e de baixa renda.

O primeiro passo é ir à página da Educafro e se cadastrar. Depois, a ONG solicita que o interessado compareça a uma de suas reuniões de acolhida, que acontecem na cidade de São Paulo.

Nesse encontro, o candidato passa por uma avaliação institucional e por uma prova de cidadania e, caso seja aprovado em ambas, tem o acesso liberado ao portal na internet e pode se inscrever para concorrer às bolsas disponíveis.
Veja uma pequena amostra de cursos de graduação onde é possível conseguir bolsa pela Educafro:

  • Ciências Biológicas
  • Ciências Sociais
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Ambiental
  • Estética
  • Estruturas Metálicas
  • Eventos
  • Filosofia
  • Gestão de Turismo
  • Letras
  • Nutrição
  • Serviço Social

Como conseguir bolsa por mérito acadêmico em São Paulo

Um sistema adotado por muitas faculdades em São Paulo é o de concessão de bolsas por mérito acadêmico, a partir do desempenho no vestibular ou das notas apresentadas ao longo do curso. Os estudantes com as maiores notas podem receber dessas instituições bolsas integrais ou parciais.

As formas de concessão de bolsas podem variar de faculdade para faculdade. Por isso o ideal é consultar as regras específicas junto à instituição do seu interesse.

Como conseguir bolsa-trabalho em São Paulo

As bolsas-trabalho são aquelas em que o estudante recebe descontos na mensalidade em troca de serviços prestados à própria instituição na qual já está matriculado.

Alunos com bom desempenho são os que costumam ter o direito de usufruir desse benefício. Os trabalhos podem consistir, por exemplo, em apoio em pesquisas ou monitorias acadêmicas. O mais indicado, também neste caso, é se informar diretamente na faculdade.

Faculdades que oferecem bolsas de estudo em São Paulo

Confira algumas instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de estudo no estado de São Paulo:

Veja também:

Faculdades que aceitam ProUni

O que achou das opções de bolsa de estudo em São Paulo? Vai tentar alguma delas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin