dcsimg

Bolsa Estácio

Conheça agora mesmo as principais formas de conseguir uma bolsa de estudos para fazer faculdade na Estácio!

A Universidade Estácio de Sá (UNESA) atua em todos os estados brasileiros. Suas graduações presenciais estão em 90 cidades e os cursos a distância vão ainda mais longe: alcançam quase 200 municípios!

A Estácio é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante validade e aceitação do diploma em todo o território nacional.

É claro que a reputação da instituição e o fato de oferecer uma unidade próxima influenciam bastante, mas muitas vezes o que define a escolha de uma faculdade é o impacto da mensalidade no orçamento. Se você está preocupado com esse aspecto, saiba que a Estácio oferece vários tipos de benefício para facilitar a vida financeira de seus alunos.

As oportunidades podem estar em programas governamentais, sites especializados em bolsas de estudo ou em projetos sociais. Vamos percorrer os diversos caminhos que existem para conseguir uma bolsa de estudos na Estácio.

Veja a seguir como funcionam as diferentes opções e como se candidatar a uma bolsa para estudar na Estácio. Aproveite para conferir também as alternativas de financiamento e parcelamento estudantil!

Como conseguir uma bolsa na Estácio pelo ProUni

Uma das maiores iniciativas de distribuição de bolsas de estudo do Brasil é o Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal.

São bolsas parciais (cobrem metade da mensalidade) ou integrais (cobrem o total da mensalidade) em graduações nas mais diversas as áreas do conhecimento, em universidades particulares reconhecidas e bem avaliadas em todo o país.

A Estácio oferece regularmente vagas de seus cursos para participantes do ProUni.

O ProUni é destinado a estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior. Para concorrer às bolsas parciais, a renda familiar mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Já para as bolsas integrais, a renda deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Apenas um grupo de candidatos pode participar do ProUni sem precisar atender aos requisitos de renda: são os professores efetivos de escolas públicas. A condição é que estejam trabalhando em sala de aula e se candidatem a uma bolsa em curso de licenciatura.

Além dos requisitos de renda, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública.
  • Ter feito o ensino médio em escola particular como bolsista integral.
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.

O ProUni seleciona os candidatos pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever é obrigatório ter feito a edição mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

O processo seletivo é totalmente gratuito e deve ser feito pelo site do ProUni. http://siteprouni.mec.gov.br/ O programa abre inscrições duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. A oferta de bolsas varia a cada edição e para saber quais vagas estão disponíveis na Estácio você deve fazer uma consulta na página do Programa durante o período determinado pelo MEC.

Como conseguir uma bolsa na Estácio pelo Quero Bolsa

Outro caminho para conquistar uma bolsa de estudos na Estácio são sites especializados, como o Quero Bolsa. O objetivo da plataforma é preencher as vagas que sobram nas universidades e, ao mesmo tempo, ajudar os estudantes a encontrarem cursos que caibam no orçamento.

A Estácio é parceira do Quero Bolsa e oferece bolsas de até 50% em seus cursos de graduação. Para você ter uma ideia das oportunidades, fizemos uma busca rápida e localizamos cursos da Estácio com descontos como:

  • 35% em Psicologia
  • 35% em Direito
  • 40% em Pedagogia a distância
  • 50% em Administração a distância

O Quero Bolsa é um site dinâmico, por isso a cada semana podem surgir novas oportunidades. Vale lembrar que o percentual de desconto irá depender da unidade da Estácio, do turno e da modalidade do curso. O benefício vale até o final da graduação.

Confira algumas regras da Estácio para quem quer uma bolsa pelo Quero Bolsa:

  • Podem participar estudantes que estejam buscando sua primeira graduação.
  • Os candidatos não podem ter tido algum vínculo com a Estácio no passado.
  • Para concorrer o estudante não pode ser bolsista do ProUni ou de qualquer outro programa de bolsa, nem receber financiamento pelo FIES.
  • Os descontos valem até a data do vencimento do boleto. Por isso, para manter o benefício o aluno deve pagar a mensalidade em dia.
  • A bolsa é suspensa em caso de falta de pagamento nas mensalidades por mais de 30 dias.
  • Se o estudante trancar ou cancelar a matrícula, a bolsa é cancelada definitivamente.

Se você se enquadra nas condições da Estácio para o Quero Bolsa, então o próximo passo é começar a pesquisar as oportunidades na sua cidade. O processo é bem simples:

  1. Acesse o site Quero Bolsa.
  2. Digite o curso de sua preferência e a universidade (Estácio).
  3. Se preferir, utilize os filtros para delimitar a cidade, o tipo de graduação (presencial ou EAD) e o quanto pode pagar.
  4. Ao localizar uma boa oportunidade, clique em “Detalhes do Curso”. Você verá toda a descrição do curso, como tipo de diploma concedido (bacharelado, licenciatura ou tecnológico), modalidade (presencial ou a distância), turno, unidade da Estácio, duração, etc.
  5. Ao se decidir por um curso, clique em “Quero esta bolsa”.
  6. Faça o login com seu perfil do Facebook ou crie uma conta no Quero Bolsa.
  7. Preencha o formulário. Ao enviar os dados, o Quero Bolsa já vai conferir se existem vagas. A resposta sai na hora.
  8. Pague a taxa da pré-matrícula e imprima o comprovante.
  9. Inscreva-se no curso pelo site da Estácio. Pode ser por vestibular ou nota do Enem. Não esqueça de preencher o “Código do parceiro”, com o número fornecido pelo Quero Bolsa para não precisar pagar a taxa de inscrição.
  10. No dia agendado pelo site da Estácio, vá até a unidade para concluir o processo.

Como conseguir uma bolsa na Estácio pelo Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é outra iniciativa privada que faz a ponte entre universidades e estudantes, de modo muito semelhante ao do Quero Bolsa.

A Estácio participa do Educa Mais Brasil com bolsas de até 50% em seus cursos de graduação. Veja algumas ofertas que pesquisamos recentemente no Educa Mais Brasil:

  • Administração com bolsa de 50%
  • Direito com bolsa de 50%
  • Educação Física com bolsa de 50%
  • Gestão de Recursos Humanos com bolsa de 50%

Confira as regras da Estácio para estudantes que buscam uma oportunidade através do Educa Mais Brasil:

  • As bolsas são destinadas apenas a novos ingressantes (quem já está matriculado na Estácio não pode obter o benefício).
  • Quem já recebe algum tipo de bolsa ou desconto, como ProUni, não pode participar.
  • A mensalidade pode até sofrer reajustes, mas o percentual de desconto permanecerá igual até o final do curso.
  • As bolsas são suspensas caso o aluno esteja com as mensalidades atrasadas. Depois de regularizar o pagamento, os descontos retornam.

Para concorrer a uma vaga, os passos são:

  1. No site do Educa Mais Brasil, faça a pesquisa indicando a cidade e a instituição (Estácio).
  2. Você verá a listagem completa das graduações da Estácio com desconto naquele município. No campo de busca dessa tela, digite o nome do curso que você quer fazer.
  3. Ao encontrar uma oportunidade interessante, clique em “Quero esta bolsa”.
  4. Você vai ver uma página com mais detalhes sobre o curso – unidade onde é oferecida, a modalidade, duração, valor da bolsa etc. Para continuar, clique novamente em “Quero esta bolsa”.
  5. Preencha a ficha de cadastro. Se a bolsa estiver disponível, você receberá uma resposta do Educa Mais Brasil.
  6. Depois você terá que pagar uma taxa de pré-matrícula para gerar a carta de aprovação. Leve-a para concluir o processo na Estácio, junto com seus documentos pessoais.

Como conseguir uma bolsa na Estácio pelo Educafro

A Estácio é parceira da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes, a Educafro. Essa ONG atua em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Uma das ações da Educafro é ampliar o acesso de estudantes negros e de baixa renda ao ensino superior.

Atualmente as bolsas da Educafro na Estácio são de até 60% de desconto nas mensalidades em diversos cursos, como Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Educação Física, Engenharia Civil e muitos outros.

Para participar é preciso se associar à Educafro pelo site. Ao se inscrever, gere um número de protocolo. Depois, vá até uma unidade da Educafro para participar de uma reunião de acolhida. O local, as datas e os horários das reuniões ficam disponíveis no site. Todas as informações sobre como concorrer a uma bolsa na Estácio serão fornecidas durante esse encontro.

Alternativas para ajudar a pagar a mensalidade da Estácio

Se você não conseguiu encontrar uma bolsa para estudar na Estácio, não desanime, pois existem outros caminhos que você pode adotar.

São os financiamentos ou parcelamentos com prazos flexíveis. Conheça as duas alternativas principais:

  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): esta é outra iniciativa do governo federal voltada a estudantes de baixa renda. Com o FIES, o estudante financia a faculdade a juros baixos e só começa a quitar a dívida depois de se formar. A Estácio oferece vagas de seus cursos no programa. Consulte o calendário e faça a inscrição no site do FIES.
  • PAR: a Estácio possui um programa de parcelamento das mensalidades, o PAR, no qual é possível pagar a metade do valor total do curso durante a graduação e a outra metade após a formatura. O benefício vale para diversos cursos presenciais, exceto Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária e Gastronomia. Para participar, o estudante não pode ser beneficiário do ProUni nem do FIES.

Vale lembrar que, como se trata uma universidade muito grande, você pode encontrar oportunidades específicas na sua região. Por isso, fique de olho no site da Estácio.

Veja também:

Descubra tudo sobre os cursos da Estácio de Sá

Encontrou um caminho para chegar à sua bolsa de estudos na Estácio? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin