dcsimg

3 dicas de como conseguir bolsa para estudar na Estácio

Uma das universidades privadas mais tradicionais do Brasil, a Estácio oferece boas oportunidades de bolsas de estudo. Confira nossas dicas!

A Universidade Estácio de Sá (UNESA) tem unidades em todas as regiões do país e oferece dezenas e mais dezenas de cursos em todas as áreas do conhecimento. Além disso, está credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante a validade do diploma em todo o território nacional.

A Estácio é uma faculdade privada e suas mensalidades têm valores acessíveis. Mesmo assim, nem todo mundo pode arcar com os custos de um curso superior. Mas isso não é motivo para desanimar – as bolsas de estudos estão aí para facilitar a sua vida.

Conseguir uma bolsa de estudos para fazer a graduação em uma das maiores instituições privadas de ensino do Brasil sem pagar nada ou pagando menos pode ser a oportunidade que você estava esperando para conquistar um diploma universitário.

A seguir, contamos um pouco mais sobre as bolsas de estudos e separamos três dicas imperdíveis para quem está em busca de uma bolsa para estudar na Estácio. Confira!

Como funcionam as bolsas de estudo

Bolsa de estudo é um benefício que permite estudar gastando menos (ou sem gastar nada!). Elas se dividem em integrais – que arcam com 100% dos gastos – ou parciais – que ajudam o aluno com uma porcentagem dos gastos.

Ao contrário de financiamentos e parcelamentos estudantis, o aluno que ganha uma bolsa de estudos não precisa “pagar de volta” o benefício ou desconto adquirido – nem para a faculdade, nem para a entidade que patrocinou a bolsa.

Critérios como renda familiar, notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desempenho em determinadas provas costumam ser usados para a concessão das bolsas. No entanto, há opções com muito menos exigências. Veja mais a seguir.

1. Como conseguir bolsa na Estácio pelo Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um site especializado na oferta de bolsas de estudo para cursos presenciais e a distância, de graduação e pós.

Tem como parceiras diversas instituições universitárias, entre elas a Estácio. Os descontos podem chegar a 75%.

Para se inscrever, o primeiro passo é acessar o site. Lá, você vai poder fazer uma pesquisa online e buscar a vaga mais adequada ao seu perfil e interesses. Os filtros da busca incluem variáveis como curso, universidade (Estácio de Sá), valor máximo a pagar mensalmente, graduação ou pós, modalidade presencial ou a distância, localidade, etc.

Ao encontrar uma oferta interessante, basta clicar em “Quero esta bolsa”.

A partir daí, é só ir seguindo as orientações da tela e preencher o seu cadastro. Para garantir o desconto é preciso pagar uma taxa de pré-matrícula, imprimir o comprovante e apresentá-lo na unidade da Estácio de Sá em que você vai fazer o curso.

Outros sites especializados oferecem serviços semelhantes ao do Quero Bolsa. São os casos do Portal Bolsas de Estudo, do Educa Mais Brasil, e também do site da Catho, voltado a empregos e mercado de trabalho, mas que também tem convênio com a Estácio de Sá para a concessão de bolsas de estudo.

2. Como conseguir bolsa na Estácio pela Educafro

A Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) é uma Organização Não Governamental (ONG) que também tem parceria com a Estácio de Sá e oferece bolsas de estudo a negros e estudantes de baixa renda, desde que tenham estudado na rede pública de ensino. As bolsas podem ser parciais ou integrais.

Caso cumpra os requisitos, basta ir ao à página da Educafro e se cadastrar, informando o CPF, a renda familiar e a etnia. Se for aprovado, o interessado já pode comparecer à Estácio e se inscrever para o vestibular da instituição.

Uma particularidade da Educafro é que as bolsas são concedidas mediante o compromisso, por parte do estudante, de participar de trabalhos comunitários.

3. Como conseguir bolsa na Estácio pelo ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é uma ação governamental colocada em prática pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo é ampliar o acesso ao ensino oferecendo bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para graduação em universidades privadas.

A inscrição no processo seletivo é gratuita e é feita pela internet, no site oficial do ProUni. Nessa página, enquanto durarem as inscrições, o estudante pode pesquisar os cursos da Estácio de Sá disponíveis entre a oferta de bolsas.

Só pode se inscrever no ProUni quem ainda não tiver diploma de nível superior e participou da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Quanto maior sua nota no Enem, maiores as chances de ganhar uma bolsa do ProUni. A disputa acontece entre os candidatos que selecionarem a mesma vaga: mesmo curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência.

Para solicitar bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais, podem concorrer os que comprovam renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Professores efetivos da rede básica de ensino público não precisam comprovar renda para concorrer a uma bolsa em curso de licenciatura.

O ProUni acontece duas vezes por ano, normalmente em janeiro/fevereiro e junho/julho.

Descontos oferecidos pela Estácio de Sá

Além das bolsas de estudo, a Universidade Estácio de Sá, em sua política de facilitar o acesso à educação superior, aplica diversas modalidades de desconto nas mensalidades. Pode ganhar um abatimento quem:

  • Tirou boa nota no Enem
  • Indicou um amigo para a mesma unidade
  • Já tem diploma de nível superior e vai fazer a segunda graduação na Estácio
  • É funcionário de empresa conveniada
  • Chegou à Estácio por meio de transferência

Como a instituição é muito grande e conta com centenas de unidades em todo o país, é interessante entrar em contato o campus ou polo de apoio do seu interesse para confirmar as ofertas.

Veja mais:

Descubra tudo sobre os cursos da Estácio de Sá

O que achou das possibilidades de bolsas na Estácio? Está pensando em tentar alguma delas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin