dcsimg

Descubra como conseguir bolsa para a faculdade (Guia Completo)

Saiba mais sobre as principais bolsas oferecidas no país e como fazer para conquistar o benefício!

Já imaginou realizar o sonho de cursar uma boa universidade privada sem precisar pagar as mensalidades, ou conseguir uma boa ajuda de custo para aliviar o orçamento?

As bolsas de estudo são um ótimo caminho para quem quer fazer uma faculdade particular mas não possui recursos financeiros para bancar a totalidade do curso.

Há diversas bolsas de estudo no país, com diferentes requisitos de participação e modalidades de auxílio.

A seguir, você vai encontrar um guia completo com o caminho das pedras para as principais: ProUni, Iniciação Científica, Convênio com Empresas e Quero Bolsa. Ao final, apresentamos uma lista com algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas que oferecem bolsas. Confira!

Tipos de bolsa de estudos

Bolsa de estudos é uma ajuda financeira dada ao aluno para custear sua formação. As bolsas podem ser bancadas pelo governo, pelas próprias instituições de ensino ou por empresas privadas.

Podemos classificar as bolsas em dois tipos principais:

  • Bolsas que pagam a mensalidade integral do aluno ou oferecem um desconto (nesse caso, o estudante arca com o restante da mensalidade).
  • Bolsas que oferecem uma ajuda de custo em dinheiro ao estudante, que pode ser ou não estar vinculada a algum projeto específico que ele desenvolva na faculdade.

Os requisitos para solicitar – e conseguir! – uma bolsa de estudos variam muito de programa pra programa. Geralmente é necessário se encaixar em critérios de renda familiar, condição, etnia, desempenho escolar, nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou uma combinação de dois ou mais desses parâmetros.

No caso de empresas que dão bolsas aos funcionários, a concessão do benefício vai depender da política de Recursos Humanos da organização.

Como conseguir uma bolsa de estudos

Como vimos acima, cada bolsa tem suas especificidades e funciona de um jeito. Sendo assim, o caminho para conseguir uma bolsa de estudos pode variar bastante. Reunimos os principais benefícios oferecidos no país para que você tenha uma ideia do que precisa fazer:

Bolsas do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas integrais e parciais a estudantes que ainda não têm diploma de nível superior e não possuem condições financeiras para pagar uma faculdade particular.

Para se candidatar ao ProUni é preciso apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na edição mais recente do Enem, atender a critérios de renda (renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa) e se encaixar em alguma das seguintes situações:

  • Ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser portador de alguma deficiência.
  • Ser professor da rede pública concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura (nesse caso não é preciso comprovar renda).

As inscrições para o ProUni são gratuitas e acontecem duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. A oferta de bolsas cobre cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento, em faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Há vagas em todas as regiões brasileiras.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem. Por isso, quanto melhor o seu desempenho no Exame, maiores serão as chances de conseguir uma bolsa do ProUni.

Bolsas patrocinadas pela empresa

Muitas empresas possuem programas de incentivo à qualificação de seus funcionários.

Se você já está empregado e busca uma chance de melhorar seu currículo e conseguir uma promoção, procure o departamento de Recursos Humanos para saber se a organização tem convênio com alguma faculdade. É possível conseguir bolsas, descontos e outros benefícios, dependendo do acordo firmado.

Bolsas das faculdades

Diversas faculdades particulares oferecem seus próprios programas de bolsa. Os requisitos para concessão são vários: descontos para pessoas de uma mesma família, descontos para familiares de funcionários, bolsas para quem tem um bom desempenho no vestibular ou para quem tira boas notas ao longo do semestre, bolsas para alunos de baixa renda… dependendo da instituição, há até programas que dão bolsas para estudantes da terceira idade.

Como as regras variam muito de instituição para instituição, o melhor a fazer é entrar em contato com a faculdade do seu interesse para entender melhor os critérios e avaliar se você se encaixa nos requisitos para conseguir o benefício.

Bolsas oferecidas por sites

Há sites especializados que reúnem bolsas de estudo – em forma de descontos na mensalidade – disponíveis em faculdades de todo o Brasil.

Um dos mais conhecidos é o Quero Bolsa. Para efetuar uma busca, é só selecionar a o grau de formação (graduação ou pós), o curso, a faculdade, o formato (EAD ou presencial) e até quanto você pode pagar por mês. Também é possível organizar as informações para comparar preços entre cursos e faculdades.

Outra opção é o Educa Mais Brasil. O site possui um modelo de busca parecido . É só selecionar o curso entre os graus de formação, definir a cidade e a modalidade. Também é possível criar outros filtros, como turno e bairro.

Além desses dois sites, é possível realizar pesquisas pelo Mais Bolsas, que oferece descontos em mensalidades desde o ensino básico até pós-graduações, no mesmo formato dos demais.

Embora alguns detalhes possam variar, o funcionamento dos sites é semelhante: ao encontrar uma bolsa do seu interesse, pague a taxa de pré-matrícula e vá até a faculdade para concluir o processo. O percentual de desconto na mensalidade vale até a conclusão do curso.

Bolsas de Iniciação Científica

Para conseguir uma bolsa de Iniciação Científica é necessário fazer parte do programa de iniciação científica da faculdade e dedicar parte de seu tempo à pesquisa acadêmica, sob a orientação de um professor.

Há dois tipos de bolsas de Iniciação Científica: A primeira, mais comum e realizada por instituições públicas, é um auxílio financeiro, cujo valor é tabelado pelo governo. Algumas faculdades particulares oferecem a bolsa na forma de descontos nas mensalidades.

Os critérios e especificidades variam de instituição para instituição. Procure a secretaria acadêmica de sua faculdade para saber mais sobre as condições.

Faculdades que oferecem bolsas de estudo

Confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que participam de vários dos programas de bolsas de estudo que citamos em nosso guia:

Veja também:

O que é o ProUni?

Está pensando em tentar uma bolsa de estudos? Qual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin